Processo de estratégia de marketing : a criatividade como um dos seus resultados
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96579 |
Resumo: | Esta pesquisa enfoca o tema estratégia de marketing, estudando a repercussão do processo de estratégia na criatividade dos indivíduos da organização. Propõe-se a verificar se as ações desenvolvidas para formular e implementar estratégias de marketing resultam em criatividade na organização. Para atingir tal objetivo, elaborou-se um método que envolve duas etapas: uma, exploratória, outra, descritiva. A exploratória, a partir de entrevistas com executivos, busca compreender a relação entre criatividade e o processo de formação da estratégia de marketing, definindo os elementos para medir criatividade com a estratégia de marketing. A etapa descritiva constitui-se de pesquisa em 200 empresas com a finalidade de verificar a existência de criatividade com a formulação e implementação da estratégia de marketing. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou que o processo da estratégia de marketing motiva criatividade e ações inovadoras nos indivíduos, resultando em mudanças na organização. |
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Toaldo, Ana Maria MachadoLuce, Fernando Bins2014-06-13T02:07:53Z20111517-8900http://hdl.handle.net/10183/96579000915111Esta pesquisa enfoca o tema estratégia de marketing, estudando a repercussão do processo de estratégia na criatividade dos indivíduos da organização. Propõe-se a verificar se as ações desenvolvidas para formular e implementar estratégias de marketing resultam em criatividade na organização. Para atingir tal objetivo, elaborou-se um método que envolve duas etapas: uma, exploratória, outra, descritiva. A exploratória, a partir de entrevistas com executivos, busca compreender a relação entre criatividade e o processo de formação da estratégia de marketing, definindo os elementos para medir criatividade com a estratégia de marketing. A etapa descritiva constitui-se de pesquisa em 200 empresas com a finalidade de verificar a existência de criatividade com a formulação e implementação da estratégia de marketing. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou que o processo da estratégia de marketing motiva criatividade e ações inovadoras nos indivíduos, resultando em mudanças na organização.This research focus on marketing strategy, studying the repercussion of strategy process of individuals’ creativity in the organization. It intends to verify if the actions developed to determine and practice marketing strategies result in organization creativity. In order to reach this goal, a two-stage method has been elaborated: an exploratory and another descriptive. The exploratory research, comprehending in-depth interviews with executives, contemplates the relationship between creativity and marketing strategy making process and also the definition of the elements necessary to measure creativity from marketing strategy. The descriptive research consisted of a survey in 200 companies aiming at verifying the existing creativity with the marketing strategy formulation and implementation. The analysis of the research results has demonstrated that the marketing strategy process motivates creativity and inovative actions on individuals, resulting changings in the organization.application/pdfporFaces : uma revista de idéias. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 1 (jan./mar. 2011), p. 57-71CriatividadeEstratégiaMarketingCreativityStrategyProcesso de estratégia de marketing : a criatividade como um dos seus resultadosMarketing strategy process : creativity as one of their resultsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000915111.pdf000915111.pdfTexto completoapplication/pdf1297608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96579/1/000915111.pdf1c8ac932ec9435a583ce04d065248bbaMD51TEXT000915111.pdf.txt000915111.pdf.txtExtracted Texttext/plain43169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96579/2/000915111.pdf.txt04ed22e4080a70a0c0707e24367bd743MD52THUMBNAIL000915111.pdf.jpg000915111.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96579/3/000915111.pdf.jpgfc55e06fde103666b911e4ff45efcd02MD5310183/965792018-10-22 07:59:51.277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96579Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:59:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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