Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Jaqueline
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157066
Resumo: Pais, professores e pesquisadores do Ensino de Artes Visuais concordam que toda criança que desenha desfruta imensamente disso. Porém, com a chegada à adolescência, aparentemente muitos alunos perdem o gosto – ou até mesmo desenvolvem verdadeira aversão – por essa linguagem. Investigadores se questionam se essa ruptura se dá na forma de um bloqueio inevitável, advindo do próprio desenvolvimento do indivíduo, ou é resultado da falta é estímulo adequado para que se cultive nesse público o prazer de desenhar? Este trabalho de pesquisa investiga como a prática docente está posicionada com relação a esses dois pontos-de-vista, e também aponta novos caminhos através do desenvolvimento e aplicação de um projeto de ensino que apresenta o Desenho como protagonista no Ensino Médio Colaboraram para esse trabalho, além da pesquisa bibliográfica e das reflexões surgidas no estágio, a elaboração e aplicação de questionários a alunos – das minhas turmas 214 e 223 no Colégio Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre – e professores de Artes no Ensino Médio – a maioria, regentes de colegas da disciplina Estágio II na Licenciatura de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) –, e a realização de resenha e fichamento de imagens dos livros de Artes no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) para o Ensino Médio.
id UFRGS-2_5b9302f3130afd3ff9c3024f69e70516
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157066
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmidt, JaquelineKnaak, Bianca2017-04-25T02:24:23Z2016http://hdl.handle.net/10183/157066001018545Pais, professores e pesquisadores do Ensino de Artes Visuais concordam que toda criança que desenha desfruta imensamente disso. Porém, com a chegada à adolescência, aparentemente muitos alunos perdem o gosto – ou até mesmo desenvolvem verdadeira aversão – por essa linguagem. Investigadores se questionam se essa ruptura se dá na forma de um bloqueio inevitável, advindo do próprio desenvolvimento do indivíduo, ou é resultado da falta é estímulo adequado para que se cultive nesse público o prazer de desenhar? Este trabalho de pesquisa investiga como a prática docente está posicionada com relação a esses dois pontos-de-vista, e também aponta novos caminhos através do desenvolvimento e aplicação de um projeto de ensino que apresenta o Desenho como protagonista no Ensino Médio Colaboraram para esse trabalho, além da pesquisa bibliográfica e das reflexões surgidas no estágio, a elaboração e aplicação de questionários a alunos – das minhas turmas 214 e 223 no Colégio Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre – e professores de Artes no Ensino Médio – a maioria, regentes de colegas da disciplina Estágio II na Licenciatura de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) –, e a realização de resenha e fichamento de imagens dos livros de Artes no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) para o Ensino Médio.Parents, teachers and researchers in Visual Arts Teaching agree that every child who draws enjoys it immensely. However, according these same experts, the advent of adolescence, many students seems to disenchant or even develop real aversion by this kind of language. Some researchers question whether this rupture occurs in the form of an inevitable blockage, arised from the individual's own development, or if it just lacks adequate incentives to improve the drawing pleasure. This research investigates how the teaching practice is positioned about these two points of view, and also try to find out new paths through the development and application of a teaching Project that presentes the Drawing as a main role player in High School. In addition to the bibliographical research and reflections emerged in teaching internship, it was applied survey questionnaires to students – to classes 214 and 223 at the Elpídio Ferreira Paes College in Porto Alegre - and Arts teachers in High School, most of them class teaching internship regents for the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) classmates, and the review and images recording in Arts books for the National Textbook Program (PNDL) in high school. enapplication/pdfporDesenhoPrática docenteDesenho CultivadoEnsino médioDrawingTeaching PracticeCultivated DrawingDrawing in High SchoolDesenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2016Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018545.pdf001018545.pdfTexto completoapplication/pdf20195061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157066/1/001018545.pdfb5f3c251bff8598e86007abadc39f766MD51TEXT001018545.pdf.txt001018545.pdf.txtExtracted Texttext/plain175688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157066/2/001018545.pdf.txt13f4c073187fb97c9750a2de8a613b64MD52THUMBNAIL001018545.pdf.jpg001018545.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157066/3/001018545.pdf.jpg36688dd11d1b3ed42b9bbcb16dacee6aMD5310183/1570662018-10-29 08:44:33.811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157066Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:44:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades
title Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades
spellingShingle Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades
Schmidt, Jaqueline
Desenho
Prática docente
Desenho Cultivado
Ensino médio
Drawing
Teaching Practice
Cultivated Drawing
Drawing in High School
title_short Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades
title_full Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades
title_fullStr Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades
title_full_unstemmed Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades
title_sort Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades
author Schmidt, Jaqueline
author_facet Schmidt, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Jaqueline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knaak, Bianca
contributor_str_mv Knaak, Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Prática docente
Desenho Cultivado
Ensino médio
topic Desenho
Prática docente
Desenho Cultivado
Ensino médio
Drawing
Teaching Practice
Cultivated Drawing
Drawing in High School
dc.subject.eng.fl_str_mv Drawing
Teaching Practice
Cultivated Drawing
Drawing in High School
description Pais, professores e pesquisadores do Ensino de Artes Visuais concordam que toda criança que desenha desfruta imensamente disso. Porém, com a chegada à adolescência, aparentemente muitos alunos perdem o gosto – ou até mesmo desenvolvem verdadeira aversão – por essa linguagem. Investigadores se questionam se essa ruptura se dá na forma de um bloqueio inevitável, advindo do próprio desenvolvimento do indivíduo, ou é resultado da falta é estímulo adequado para que se cultive nesse público o prazer de desenhar? Este trabalho de pesquisa investiga como a prática docente está posicionada com relação a esses dois pontos-de-vista, e também aponta novos caminhos através do desenvolvimento e aplicação de um projeto de ensino que apresenta o Desenho como protagonista no Ensino Médio Colaboraram para esse trabalho, além da pesquisa bibliográfica e das reflexões surgidas no estágio, a elaboração e aplicação de questionários a alunos – das minhas turmas 214 e 223 no Colégio Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre – e professores de Artes no Ensino Médio – a maioria, regentes de colegas da disciplina Estágio II na Licenciatura de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) –, e a realização de resenha e fichamento de imagens dos livros de Artes no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) para o Ensino Médio.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-25T02:24:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157066
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018545
url http://hdl.handle.net/10183/157066
identifier_str_mv 001018545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157066/1/001018545.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157066/2/001018545.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157066/3/001018545.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b5f3c251bff8598e86007abadc39f766
13f4c073187fb97c9750a2de8a613b64
36688dd11d1b3ed42b9bbcb16dacee6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224527783395328