Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157066 |
Resumo: | Pais, professores e pesquisadores do Ensino de Artes Visuais concordam que toda criança que desenha desfruta imensamente disso. Porém, com a chegada à adolescência, aparentemente muitos alunos perdem o gosto – ou até mesmo desenvolvem verdadeira aversão – por essa linguagem. Investigadores se questionam se essa ruptura se dá na forma de um bloqueio inevitável, advindo do próprio desenvolvimento do indivíduo, ou é resultado da falta é estímulo adequado para que se cultive nesse público o prazer de desenhar? Este trabalho de pesquisa investiga como a prática docente está posicionada com relação a esses dois pontos-de-vista, e também aponta novos caminhos através do desenvolvimento e aplicação de um projeto de ensino que apresenta o Desenho como protagonista no Ensino Médio Colaboraram para esse trabalho, além da pesquisa bibliográfica e das reflexões surgidas no estágio, a elaboração e aplicação de questionários a alunos – das minhas turmas 214 e 223 no Colégio Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre – e professores de Artes no Ensino Médio – a maioria, regentes de colegas da disciplina Estágio II na Licenciatura de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) –, e a realização de resenha e fichamento de imagens dos livros de Artes no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) para o Ensino Médio. |
id |
UFRGS-2_5b9302f3130afd3ff9c3024f69e70516 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157066 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schmidt, JaquelineKnaak, Bianca2017-04-25T02:24:23Z2016http://hdl.handle.net/10183/157066001018545Pais, professores e pesquisadores do Ensino de Artes Visuais concordam que toda criança que desenha desfruta imensamente disso. Porém, com a chegada à adolescência, aparentemente muitos alunos perdem o gosto – ou até mesmo desenvolvem verdadeira aversão – por essa linguagem. Investigadores se questionam se essa ruptura se dá na forma de um bloqueio inevitável, advindo do próprio desenvolvimento do indivíduo, ou é resultado da falta é estímulo adequado para que se cultive nesse público o prazer de desenhar? Este trabalho de pesquisa investiga como a prática docente está posicionada com relação a esses dois pontos-de-vista, e também aponta novos caminhos através do desenvolvimento e aplicação de um projeto de ensino que apresenta o Desenho como protagonista no Ensino Médio Colaboraram para esse trabalho, além da pesquisa bibliográfica e das reflexões surgidas no estágio, a elaboração e aplicação de questionários a alunos – das minhas turmas 214 e 223 no Colégio Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre – e professores de Artes no Ensino Médio – a maioria, regentes de colegas da disciplina Estágio II na Licenciatura de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) –, e a realização de resenha e fichamento de imagens dos livros de Artes no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) para o Ensino Médio.Parents, teachers and researchers in Visual Arts Teaching agree that every child who draws enjoys it immensely. However, according these same experts, the advent of adolescence, many students seems to disenchant or even develop real aversion by this kind of language. Some researchers question whether this rupture occurs in the form of an inevitable blockage, arised from the individual's own development, or if it just lacks adequate incentives to improve the drawing pleasure. This research investigates how the teaching practice is positioned about these two points of view, and also try to find out new paths through the development and application of a teaching Project that presentes the Drawing as a main role player in High School. In addition to the bibliographical research and reflections emerged in teaching internship, it was applied survey questionnaires to students – to classes 214 and 223 at the Elpídio Ferreira Paes College in Porto Alegre - and Arts teachers in High School, most of them class teaching internship regents for the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) classmates, and the review and images recording in Arts books for the National Textbook Program (PNDL) in high school. enapplication/pdfporDesenhoPrática docenteDesenho CultivadoEnsino médioDrawingTeaching PracticeCultivated DrawingDrawing in High SchoolDesenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2016Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018545.pdf001018545.pdfTexto completoapplication/pdf20195061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157066/1/001018545.pdfb5f3c251bff8598e86007abadc39f766MD51TEXT001018545.pdf.txt001018545.pdf.txtExtracted Texttext/plain175688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157066/2/001018545.pdf.txt13f4c073187fb97c9750a2de8a613b64MD52THUMBNAIL001018545.pdf.jpg001018545.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157066/3/001018545.pdf.jpg36688dd11d1b3ed42b9bbcb16dacee6aMD5310183/1570662018-10-29 08:44:33.811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157066Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:44:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades |
title |
Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades |
spellingShingle |
Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades Schmidt, Jaqueline Desenho Prática docente Desenho Cultivado Ensino médio Drawing Teaching Practice Cultivated Drawing Drawing in High School |
title_short |
Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades |
title_full |
Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades |
title_fullStr |
Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades |
title_full_unstemmed |
Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades |
title_sort |
Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades |
author |
Schmidt, Jaqueline |
author_facet |
Schmidt, Jaqueline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Jaqueline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Knaak, Bianca |
contributor_str_mv |
Knaak, Bianca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Prática docente Desenho Cultivado Ensino médio |
topic |
Desenho Prática docente Desenho Cultivado Ensino médio Drawing Teaching Practice Cultivated Drawing Drawing in High School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Drawing Teaching Practice Cultivated Drawing Drawing in High School |
description |
Pais, professores e pesquisadores do Ensino de Artes Visuais concordam que toda criança que desenha desfruta imensamente disso. Porém, com a chegada à adolescência, aparentemente muitos alunos perdem o gosto – ou até mesmo desenvolvem verdadeira aversão – por essa linguagem. Investigadores se questionam se essa ruptura se dá na forma de um bloqueio inevitável, advindo do próprio desenvolvimento do indivíduo, ou é resultado da falta é estímulo adequado para que se cultive nesse público o prazer de desenhar? Este trabalho de pesquisa investiga como a prática docente está posicionada com relação a esses dois pontos-de-vista, e também aponta novos caminhos através do desenvolvimento e aplicação de um projeto de ensino que apresenta o Desenho como protagonista no Ensino Médio Colaboraram para esse trabalho, além da pesquisa bibliográfica e das reflexões surgidas no estágio, a elaboração e aplicação de questionários a alunos – das minhas turmas 214 e 223 no Colégio Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre – e professores de Artes no Ensino Médio – a maioria, regentes de colegas da disciplina Estágio II na Licenciatura de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) –, e a realização de resenha e fichamento de imagens dos livros de Artes no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) para o Ensino Médio. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-25T02:24:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157066 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001018545 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157066 |
identifier_str_mv |
001018545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157066/1/001018545.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157066/2/001018545.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157066/3/001018545.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b5f3c251bff8598e86007abadc39f766 13f4c073187fb97c9750a2de8a613b64 36688dd11d1b3ed42b9bbcb16dacee6a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224527783395328 |