Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Paula Paré da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157230
Resumo: As Práticas Corporais Introspectivas (PCIs) fomentam a busca pelo autoconhecimento a partir de uma perspectiva integral do ser humano. Estas práticas fizeram parte da minha formação inicial, ainda que não estivessem previstas formalmente no currículo do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A fim de compreender como as PCIs integraram a minha formação profissional, mesmo estando ausentes do currículo, relato e analiso experiências que tive com estas práticas durante a graduação. A escrita desta monografia foi inspirada na metodologia das Narrativas Autobiográficas, a qual atua na produção de sentidos a partir da retomada de memórias, de narrativas e de autobiografias. Para embasar este processo, construí um referencial teórico que trata de princípios educacionais, conceitos e características das PCIs; de documentos oficiais da área da Educação e da Saúde; e da relação destas práticas com a formação inicial em EF. As experiências que tive com estas práticas ocorreram em disciplinas da graduação, em estágios curriculares, em projetos de extensão e na própria construção desta monografia, por meio de práticas corporais ou de princípios educacionais. Percebi, com isso, que as PCIs carregam potencialidades para facilitar um trabalho interior, de auto(re)conhecimento e de formação humana, paralelo à formação profissional.
id UFRGS-2_5bb902be498158f05ff35ab235bd429e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157230
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Paula Paré daFraga, Alex BrancoAntunes, Priscilla de Cesaro2017-04-28T02:23:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/157230001018033As Práticas Corporais Introspectivas (PCIs) fomentam a busca pelo autoconhecimento a partir de uma perspectiva integral do ser humano. Estas práticas fizeram parte da minha formação inicial, ainda que não estivessem previstas formalmente no currículo do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A fim de compreender como as PCIs integraram a minha formação profissional, mesmo estando ausentes do currículo, relato e analiso experiências que tive com estas práticas durante a graduação. A escrita desta monografia foi inspirada na metodologia das Narrativas Autobiográficas, a qual atua na produção de sentidos a partir da retomada de memórias, de narrativas e de autobiografias. Para embasar este processo, construí um referencial teórico que trata de princípios educacionais, conceitos e características das PCIs; de documentos oficiais da área da Educação e da Saúde; e da relação destas práticas com a formação inicial em EF. As experiências que tive com estas práticas ocorreram em disciplinas da graduação, em estágios curriculares, em projetos de extensão e na própria construção desta monografia, por meio de práticas corporais ou de princípios educacionais. Percebi, com isso, que as PCIs carregam potencialidades para facilitar um trabalho interior, de auto(re)conhecimento e de formação humana, paralelo à formação profissional.Las Prácticas Corporales Introspectivas (PCIs) fomentan la búsqueda del autoconocimiento desde una perspectiva integral del ser humano. Estas prácticas fueron parte de mi formación inicial, aunque no estuvieran contempladas en el plan de estudios formal de la Licenciatura en Educación Física (EF) de la Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Con el fin de comprender cómo las PCIs integraron mi formación profesional, a pesar de estar ausentes del programa de estudios, relato y analizo las experiencias que tuve con estas prácticas durante el grado. Lo escrito en esta monografía fue inspirado en la metodología de Narrativas Autobiográficas que, según Souza (2007), opera en la producción de significados a través de la retomada de memorias, de relatos y de autobiografías. Para apoyar este proceso, construí un marco teórico que se ocupa de los principios educativos, conceptos y características de las PCIs; de documentos oficiales en el ámbito de la Educación y de la Salud; y de la relación de estas prácticas con la formación inicial en EF. Las experiencias que tuve con estas prácticas ocurrieron en disciplinas del grado, en prácticas en escuelas, en proyectos de extensión, y en la construcción de esta monografía, por intermedio de prácticas corporales o de principios educativos. Percibí, con eso, que las PCIs tienen potencial para facilitar un trabajo interior, de auto(re)conocimiento y de desarrollo humano, paralelo a la formación profesional.application/pdfporPráticas corporaisEnsino e aprendizagemPráticas corporales istrospectivasFormación inicial en Educación FísicaRelato de experienciaPara evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018033.pdf001018033.pdfTexto completoapplication/pdf1143173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157230/1/001018033.pdf9c64d24f0810ba5d960164d1136b3c31MD51TEXT001018033.pdf.txt001018033.pdf.txtExtracted Texttext/plain172416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157230/2/001018033.pdf.txt0b55e8f1eb4a14ab1b276120d2bd0b98MD52THUMBNAIL001018033.pdf.jpg001018033.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1466http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157230/3/001018033.pdf.jpg6cdf8810ba6f00410c21a90a2e6330ffMD5310183/1572302018-10-29 08:51:30.277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157230Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:51:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física
title Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física
spellingShingle Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física
Rocha, Paula Paré da
Práticas corporais
Ensino e aprendizagem
Práticas corporales istrospectivas
Formación inicial en Educación Física
Relato de experiencia
title_short Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física
title_full Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física
title_fullStr Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física
title_full_unstemmed Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física
title_sort Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física
author Rocha, Paula Paré da
author_facet Rocha, Paula Paré da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Paula Paré da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fraga, Alex Branco
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Antunes, Priscilla de Cesaro
contributor_str_mv Fraga, Alex Branco
Antunes, Priscilla de Cesaro
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas corporais
Ensino e aprendizagem
topic Práticas corporais
Ensino e aprendizagem
Práticas corporales istrospectivas
Formación inicial en Educación Física
Relato de experiencia
dc.subject.spa.fl_str_mv Práticas corporales istrospectivas
Formación inicial en Educación Física
Relato de experiencia
description As Práticas Corporais Introspectivas (PCIs) fomentam a busca pelo autoconhecimento a partir de uma perspectiva integral do ser humano. Estas práticas fizeram parte da minha formação inicial, ainda que não estivessem previstas formalmente no currículo do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A fim de compreender como as PCIs integraram a minha formação profissional, mesmo estando ausentes do currículo, relato e analiso experiências que tive com estas práticas durante a graduação. A escrita desta monografia foi inspirada na metodologia das Narrativas Autobiográficas, a qual atua na produção de sentidos a partir da retomada de memórias, de narrativas e de autobiografias. Para embasar este processo, construí um referencial teórico que trata de princípios educacionais, conceitos e características das PCIs; de documentos oficiais da área da Educação e da Saúde; e da relação destas práticas com a formação inicial em EF. As experiências que tive com estas práticas ocorreram em disciplinas da graduação, em estágios curriculares, em projetos de extensão e na própria construção desta monografia, por meio de práticas corporais ou de princípios educacionais. Percebi, com isso, que as PCIs carregam potencialidades para facilitar um trabalho interior, de auto(re)conhecimento e de formação humana, paralelo à formação profissional.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-28T02:23:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157230
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018033
url http://hdl.handle.net/10183/157230
identifier_str_mv 001018033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157230/1/001018033.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157230/2/001018033.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157230/3/001018033.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c64d24f0810ba5d960164d1136b3c31
0b55e8f1eb4a14ab1b276120d2bd0b98
6cdf8810ba6f00410c21a90a2e6330ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224528407298048