Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157230 |
Resumo: | As Práticas Corporais Introspectivas (PCIs) fomentam a busca pelo autoconhecimento a partir de uma perspectiva integral do ser humano. Estas práticas fizeram parte da minha formação inicial, ainda que não estivessem previstas formalmente no currículo do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A fim de compreender como as PCIs integraram a minha formação profissional, mesmo estando ausentes do currículo, relato e analiso experiências que tive com estas práticas durante a graduação. A escrita desta monografia foi inspirada na metodologia das Narrativas Autobiográficas, a qual atua na produção de sentidos a partir da retomada de memórias, de narrativas e de autobiografias. Para embasar este processo, construí um referencial teórico que trata de princípios educacionais, conceitos e características das PCIs; de documentos oficiais da área da Educação e da Saúde; e da relação destas práticas com a formação inicial em EF. As experiências que tive com estas práticas ocorreram em disciplinas da graduação, em estágios curriculares, em projetos de extensão e na própria construção desta monografia, por meio de práticas corporais ou de princípios educacionais. Percebi, com isso, que as PCIs carregam potencialidades para facilitar um trabalho interior, de auto(re)conhecimento e de formação humana, paralelo à formação profissional. |
id |
UFRGS-2_5bb902be498158f05ff35ab235bd429e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157230 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Paula Paré daFraga, Alex BrancoAntunes, Priscilla de Cesaro2017-04-28T02:23:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/157230001018033As Práticas Corporais Introspectivas (PCIs) fomentam a busca pelo autoconhecimento a partir de uma perspectiva integral do ser humano. Estas práticas fizeram parte da minha formação inicial, ainda que não estivessem previstas formalmente no currículo do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A fim de compreender como as PCIs integraram a minha formação profissional, mesmo estando ausentes do currículo, relato e analiso experiências que tive com estas práticas durante a graduação. A escrita desta monografia foi inspirada na metodologia das Narrativas Autobiográficas, a qual atua na produção de sentidos a partir da retomada de memórias, de narrativas e de autobiografias. Para embasar este processo, construí um referencial teórico que trata de princípios educacionais, conceitos e características das PCIs; de documentos oficiais da área da Educação e da Saúde; e da relação destas práticas com a formação inicial em EF. As experiências que tive com estas práticas ocorreram em disciplinas da graduação, em estágios curriculares, em projetos de extensão e na própria construção desta monografia, por meio de práticas corporais ou de princípios educacionais. Percebi, com isso, que as PCIs carregam potencialidades para facilitar um trabalho interior, de auto(re)conhecimento e de formação humana, paralelo à formação profissional.Las Prácticas Corporales Introspectivas (PCIs) fomentan la búsqueda del autoconocimiento desde una perspectiva integral del ser humano. Estas prácticas fueron parte de mi formación inicial, aunque no estuvieran contempladas en el plan de estudios formal de la Licenciatura en Educación Física (EF) de la Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Con el fin de comprender cómo las PCIs integraron mi formación profesional, a pesar de estar ausentes del programa de estudios, relato y analizo las experiencias que tuve con estas prácticas durante el grado. Lo escrito en esta monografía fue inspirado en la metodología de Narrativas Autobiográficas que, según Souza (2007), opera en la producción de significados a través de la retomada de memorias, de relatos y de autobiografías. Para apoyar este proceso, construí un marco teórico que se ocupa de los principios educativos, conceptos y características de las PCIs; de documentos oficiales en el ámbito de la Educación y de la Salud; y de la relación de estas prácticas con la formación inicial en EF. Las experiencias que tuve con estas prácticas ocurrieron en disciplinas del grado, en prácticas en escuelas, en proyectos de extensión, y en la construcción de esta monografía, por intermedio de prácticas corporales o de principios educativos. Percibí, con eso, que las PCIs tienen potencial para facilitar un trabajo interior, de auto(re)conocimiento y de desarrollo humano, paralelo a la formación profesional.application/pdfporPráticas corporaisEnsino e aprendizagemPráticas corporales istrospectivasFormación inicial en Educación FísicaRelato de experienciaPara evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018033.pdf001018033.pdfTexto completoapplication/pdf1143173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157230/1/001018033.pdf9c64d24f0810ba5d960164d1136b3c31MD51TEXT001018033.pdf.txt001018033.pdf.txtExtracted Texttext/plain172416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157230/2/001018033.pdf.txt0b55e8f1eb4a14ab1b276120d2bd0b98MD52THUMBNAIL001018033.pdf.jpg001018033.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1466http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157230/3/001018033.pdf.jpg6cdf8810ba6f00410c21a90a2e6330ffMD5310183/1572302018-10-29 08:51:30.277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157230Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:51:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física |
title |
Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física |
spellingShingle |
Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física Rocha, Paula Paré da Práticas corporais Ensino e aprendizagem Práticas corporales istrospectivas Formación inicial en Educación Física Relato de experiencia |
title_short |
Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física |
title_full |
Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física |
title_fullStr |
Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física |
title_full_unstemmed |
Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física |
title_sort |
Para evocar o interior : encontros com as práticas corporais introspectivas na graduação em educação física |
author |
Rocha, Paula Paré da |
author_facet |
Rocha, Paula Paré da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Paula Paré da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fraga, Alex Branco |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Antunes, Priscilla de Cesaro |
contributor_str_mv |
Fraga, Alex Branco Antunes, Priscilla de Cesaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas corporais Ensino e aprendizagem |
topic |
Práticas corporais Ensino e aprendizagem Práticas corporales istrospectivas Formación inicial en Educación Física Relato de experiencia |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Práticas corporales istrospectivas Formación inicial en Educación Física Relato de experiencia |
description |
As Práticas Corporais Introspectivas (PCIs) fomentam a busca pelo autoconhecimento a partir de uma perspectiva integral do ser humano. Estas práticas fizeram parte da minha formação inicial, ainda que não estivessem previstas formalmente no currículo do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A fim de compreender como as PCIs integraram a minha formação profissional, mesmo estando ausentes do currículo, relato e analiso experiências que tive com estas práticas durante a graduação. A escrita desta monografia foi inspirada na metodologia das Narrativas Autobiográficas, a qual atua na produção de sentidos a partir da retomada de memórias, de narrativas e de autobiografias. Para embasar este processo, construí um referencial teórico que trata de princípios educacionais, conceitos e características das PCIs; de documentos oficiais da área da Educação e da Saúde; e da relação destas práticas com a formação inicial em EF. As experiências que tive com estas práticas ocorreram em disciplinas da graduação, em estágios curriculares, em projetos de extensão e na própria construção desta monografia, por meio de práticas corporais ou de princípios educacionais. Percebi, com isso, que as PCIs carregam potencialidades para facilitar um trabalho interior, de auto(re)conhecimento e de formação humana, paralelo à formação profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-28T02:23:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157230 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001018033 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157230 |
identifier_str_mv |
001018033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157230/1/001018033.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157230/2/001018033.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157230/3/001018033.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c64d24f0810ba5d960164d1136b3c31 0b55e8f1eb4a14ab1b276120d2bd0b98 6cdf8810ba6f00410c21a90a2e6330ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224528407298048 |