Folksonomia: análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Fernanda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134812
Resumo: Estudo sobre folksonomia, quanto análise de etiquetagem de imagens fotográficas da National Geographic Brasil no Instagram. Realiza uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, identificando a rede social Instagram, a National Geographic Brasil e reunindo as etiquetas de uma amostra de imagens. Relaciona por meio de uma pesquisa documental, as etiquetas utilizadas nas fotografias com a grade de análise de imagens fotográficas proposta por Manini (2002). Os dados foram coletados e analisados, identificando quais categorias de análise de imagens fotográficas foram mais utilizadas. Constatou-se a necessidade de criar três categorias referentes ao comportamento dos usuários, quanto à atribuição de etiquetas: autoria, afetiva e enigmática. Conclui-se que a folksonomia adotada no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram, não contemplou todas as categorias de análise de imagens proposta por Manini (2002). Sugere a criação de campos específicos de inserção de etiquetas, de acordo com uma metodologia de análise ou descrição fotográfica, em acervos fotográficos, disponíveis em redes sociais, como Instagram.
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