Práticas pedagógicas na educação infantil : um estudo de caso sobre as pedagogias ativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Franciele Bernardo dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251954
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada na área da Educação Infantil e visa identificar e compreender como funcionam as práticas pedagógicas, principalmente no que se refere às pedagogias ativas, especialmente três delas: a teoria de Maria Montessori, a de Emmi Pikler e a de Loris Malaguzzi, também conhecida como pedagogia de Reggio Emilia. Como questões de pesquisa buscou-se responder as seguintes: Quais seus impactos no aprendizado e principalmente no desenvolvimento das crianças? Por que tem ganhado tanta força? Qual é o papel do professor no processo de aprendizagem e construção da autonomia e autoconfiança? A formação dos professores acompanha esta demanda? Para discutir tais questões, foram realizadas pesquisas bibliográficas e eletrônicas sobre alguns autores que embasaram esta pesquisa, tais como Maria da Graça S. Horn (2006), Maria Montessori(1949), Alberto Munari(2010), Hermannr Rohrs(2010), entre outros. Além disso, como procedimentos metodológicos do estudo, foram realizadas três entrevistas: uma delas com a coordenadora pedagógica da rede de ensino responsável pela inserção do projeto “A ressignificação dos espaços e o desafio do sonhar”, inspirada nas pedagogias ativas e executada em uma das escolas públicas de um município da Região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul; e com duas professoras, ambas docentes da Educação Infantil e lotadas na instituição referida. Realizou-se ainda uma observação de 10h em cada turma das entrevistadas, de modo a perceber como ocorrem as ações pedagógicas. Como resultados, esta pesquisa evidencia três categorias de análise, sendo elas 1) “O ambiente pedagógico conduz as aprendizagens?” Para evidenciar uma questão importante que é vista como peça fundamental para condução do processo de ensino; 2) “Os princípios das metodologia ativas organizando as práticas pedagógicas”, que demonstraram o quanto tais metodologias podem proporcionar aos professores no sentido de estratégias, baseadas na observação e diálogo; 3) “Acompanhamento e avaliação do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças”, que discute a necessidade de estratégias de avaliação como ferramenta para o desenvolvimento de aprendizagem destas crianças.
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Horn (2006), Maria Montessori(1949), Alberto Munari(2010), Hermannr Rohrs(2010), entre outros. Além disso, como procedimentos metodológicos do estudo, foram realizadas três entrevistas: uma delas com a coordenadora pedagógica da rede de ensino responsável pela inserção do projeto “A ressignificação dos espaços e o desafio do sonhar”, inspirada nas pedagogias ativas e executada em uma das escolas públicas de um município da Região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul; e com duas professoras, ambas docentes da Educação Infantil e lotadas na instituição referida. Realizou-se ainda uma observação de 10h em cada turma das entrevistadas, de modo a perceber como ocorrem as ações pedagógicas. Como resultados, esta pesquisa evidencia três categorias de análise, sendo elas 1) “O ambiente pedagógico conduz as aprendizagens?” Para evidenciar uma questão importante que é vista como peça fundamental para condução do processo de ensino; 2) “Os princípios das metodologia ativas organizando as práticas pedagógicas”, que demonstraram o quanto tais metodologias podem proporcionar aos professores no sentido de estratégias, baseadas na observação e diálogo; 3) “Acompanhamento e avaliação do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças”, que discute a necessidade de estratégias de avaliação como ferramenta para o desenvolvimento de aprendizagem destas crianças.The present work presents a research carried out in the area of Early Childhood Education and aims to identify and understand how pedagogical practices work, especially with regard to active pedagogies, especially three of them: the theory of Maria Montessori, the theory of Emmi Pikler and the theory of Loris Malaguzzi, also known as Reggio Emilia pedagogy. As research questions, we sought to answer the following: What are their impacts on learning and especially in children’s development? Why has it gained so much strength? What is the teacher’s role in the process of learning and building autonomy and self-confidence? Does the teacher training follow this demand? In order to discuss these questions, bibliographic and electronic research were carried out on some authors that supported this research, such as Maria da Graça S. Horn(2006), Maria Montessori(1949), Alberto Munari(2010), Hermannr Rohrs(2010), among others. In addition, as methodological procedures of the study, three interviews were conducted: one with the educational coordinator of the education network responsible for the insertion of the project "The re-signification of the spaces and the challenge of dreaming", inspired by active pedagogies and executed in one of the public schools of a city in the Northern Coast Region of Rio Grande do Sul; and with two teachers, both Kindergarten teachers and employed in the referred institution. An observation of 10 hours was also made in each class of the interviewees, in order to understand how the pedagogical actions occur. As results, this research highlights three categories of analysis, as follows 1) "Does the pedagogical environment lead to learning?" To highlight an important question that is seen as a fundamental piece for conducting the teaching process; 2) "The principles of active methodologies organizing the pedagogical practices", which demonstrated how much such methodologies can provide teachers in the sense of strategies, based on observation and dialogue; 3) "Monitoring and evaluation of the process of development and learning of children", which discusses the need for evaluation strategies as a tool for the learning development of these children.application/pdfporEducação infantilPrática pedagógicaPedagogiaEarly childhood educationPedagogical practicesActive pedagogiesPráticas pedagógicas na educação infantil : um estudo de caso sobre as pedagogias ativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154022.pdf.txt001154022.pdf.txtExtracted Texttext/plain103416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251954/2/001154022.pdf.txt1c082632647c8f7da72c68eb96dae667MD52ORIGINAL001154022.pdfTexto completoapplication/pdf502319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251954/1/001154022.pdfba14aa7ae46500fa5141ebd59be731a3MD5110183/2519542022-12-01 05:53:04.907071oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:53:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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