Aprendizagem e os registros nos cadernos na educação de jovens e adultos : cópia ou expressão autoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Bibiana Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199196
Resumo: O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Pedagogia da UFRGS referente ao primeiro semestre de 2019 resultado da prática docente em estágio curricular realizado no segundo semestre do ano de 2018. Durante uma proposta de atividade, deparei-me com duas falas de uma aluna que me desacomodaram: “Nós não aprendemos nada hoje” e “isso é coisa de criança”. Passei a questionar o que embasavam essas falas. nasce então o problema de pesquisa, qual seja: Que reflexões quanto ao uso do caderno por parte de estudantes da EJA nos permitem pensar sobre as concepções de aprendizagem e a prática docente nesta modalidade de ensino? ​Por isso, este trabalho visa investigar e compreender como os modelos pedagógicos (Pedagogia Diretiva e Pedagogia Relacional principalmente) relacionam-se e determinam os comportamentos dos alunos no que tange a seus aprendizados escolares. Nesse sentido, busca compreender os motivos pelos quais eles são reforçados pelos professores, com suas posturas pedagógicas, sobre o uso do caderno como elemento de registro das cópias realizadas e não como uma forma de expressão autoral dos alunos. Para tanto,como metodologia de trabalho adotei as rodas de conversa de cunho etnográfico para levantamento de dados bem como revisão bibliográfica sobre o tema. Percebi a necessidade de estudar sobre as concepções sobre ensinar e aprender perpetradas em nossa sociedade, possibilitando uma reflexão sobre a sua interferência nas práticas escolares. Como achados, percebi que ​Registro discente é pouco valorizado nos estudos científicos, o que demonstra a forte concepção de educação vinculada ao modelo pedagógico da Pedagogia Diretiva, bem como a pouca expressão autoral dos alunos na construção dos seus cadernos. Contudo, cheguei á escola acreditando estar filiada ao modelo Pedagógico da Pedagogia Relacional, quando na verdade, eu também exercia a minha prática docente calcada no modelo da Pedagogia Diretiva. Somente após este estudo, revisitei a minha concepção sobre ensinar e sobre aprender para ressignificá-la. Compreendi que somente após a realização deste trabalho entendi o que verdadeiramente significa adotar a concepção da Pedagogia Relacional: construir coletivamente com as alunas, traçando objetivos particulares para cada uma delas, objetivando, portanto, o que realmente importa: a aprendizagem.​o trabalho foi estruturado em seis pequenos capítulos.
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