Avaliação da aprendizagem e dos aspectos influenciadores da evasão em curso de ensino a distância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206094 |
Resumo: | A educação é uma das principais bases para o crescimento econômico e social de um país. Na Educação Permanente em Saúde é proposto que os processos de capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) tomem como referência as necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Para auxiliar a disseminação da qualificação do ensino a educação a distância (EAD) é uma ferramenta de acesso e transmissão de conhecimento, possibilitando a democratização da informação. Esse processo de ensino necessita de acompanhamento da qualidade de aprendizagem e da observação dos motivos que levam o trabalhador abandonar esse método de capacitação. O objetivo deste estudo foi descrever o perfil dos alunos concluintes e evasores e avaliar a qualidade da aprendizagem e os aspectos influenciadores da evasão dos cirurgiões-dentistas do curso de educação permanente da especialidade de Pacientes com Necessidade Especiais, realizado na modalidade EAD pelo Centro de Pesquisas em Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi realizado um estudo descritivo por meio de questionário de pesquisa de opinião com os participantes concluintes e os não concluintes do curso. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação do instrumento COLLES para avaliar a percepção do aluno concluinte sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e para os alunos não concluintes um questionário para avaliar os motivos que os levaram a evasão. Para avaliar o perfil dos alunos os dados foram coletados pelo formulário de inscrição. Foram realizadas análises descritivas de todas as variáveis. Foram utilizadas médias para variáveis quantitativas e porcentagens para variáveis qualitativas. As análises foram realizadas no software para análise estatística SPSS 18.0. Participaram 269 alunos concluintes e 32 alunos evadidos. Os resultados revelaram que o sexo feminino, com idade média de 37 anos, moradores da região sudeste e trabalhadores da atenção básica de saúde foram prevalentes em ambos os grupos pesquisados. De acordo com 64,0% dos participantes concluintes, o curso foi relevante para a prática da profissão. Como principal aspecto influenciador da evasão, 37,5% relatou a dificuldade em conciliar a execução do curso com os seus compromissos familiares. Os alunos concluintes avaliaram favoravelmente o curso ofertado, entretanto os aspectos relacionados a interatividade e apoio entre os colegas necessitam ser estimulados para que ocorra um melhor aproveitamento do ensino. Os não concluintes necessitam de medidas que levem ao esclarecimento do tempo que precisará se dedicar ao curso para o cumprimento satisfatório das atividades |
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Lacerda, Daniele da SilvaSantos, Camila Mello dos2020-02-19T04:09:44Z2019http://hdl.handle.net/10183/206094001112290A educação é uma das principais bases para o crescimento econômico e social de um país. Na Educação Permanente em Saúde é proposto que os processos de capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) tomem como referência as necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Para auxiliar a disseminação da qualificação do ensino a educação a distância (EAD) é uma ferramenta de acesso e transmissão de conhecimento, possibilitando a democratização da informação. Esse processo de ensino necessita de acompanhamento da qualidade de aprendizagem e da observação dos motivos que levam o trabalhador abandonar esse método de capacitação. O objetivo deste estudo foi descrever o perfil dos alunos concluintes e evasores e avaliar a qualidade da aprendizagem e os aspectos influenciadores da evasão dos cirurgiões-dentistas do curso de educação permanente da especialidade de Pacientes com Necessidade Especiais, realizado na modalidade EAD pelo Centro de Pesquisas em Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi realizado um estudo descritivo por meio de questionário de pesquisa de opinião com os participantes concluintes e os não concluintes do curso. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação do instrumento COLLES para avaliar a percepção do aluno concluinte sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e para os alunos não concluintes um questionário para avaliar os motivos que os levaram a evasão. Para avaliar o perfil dos alunos os dados foram coletados pelo formulário de inscrição. Foram realizadas análises descritivas de todas as variáveis. Foram utilizadas médias para variáveis quantitativas e porcentagens para variáveis qualitativas. As análises foram realizadas no software para análise estatística SPSS 18.0. Participaram 269 alunos concluintes e 32 alunos evadidos. Os resultados revelaram que o sexo feminino, com idade média de 37 anos, moradores da região sudeste e trabalhadores da atenção básica de saúde foram prevalentes em ambos os grupos pesquisados. De acordo com 64,0% dos participantes concluintes, o curso foi relevante para a prática da profissão. Como principal aspecto influenciador da evasão, 37,5% relatou a dificuldade em conciliar a execução do curso com os seus compromissos familiares. Os alunos concluintes avaliaram favoravelmente o curso ofertado, entretanto os aspectos relacionados a interatividade e apoio entre os colegas necessitam ser estimulados para que ocorra um melhor aproveitamento do ensino. Os não concluintes necessitam de medidas que levem ao esclarecimento do tempo que precisará se dedicar ao curso para o cumprimento satisfatório das atividadesEducation is one of the main bases for the economic and social growth of a country. In Permanent Health Education, it is proposed that the training processes of the workers of the Unified Health System (SUS) take as reference the knowledge needs emerged in situations experienced by the workers themselves. To assist the dissemination of teaching qualification, distance education is a tool of access and transmission of knowledge, enabling the democratization of information. This teaching process needs monitoring of the quality of learning and observation of the reasons that lead the worker to abandon this training method. The aim of this study was to describe the profile of graduating and dropingout students and to evaluate the quality of learning and the influencing aspects of the dropout of dental surgeons of the permanent education course of the speciality Special Needs Patients, conducted in distance learning by the Research Center in Social Dentistry of the Dentistry School of the Federal University of Rio Grande do Sul. Data collection was performed by applying the COLLES instrument to assess the graduating student's perception of the use of the Virtual Learning Environment (Moodle) and for non-graduating students a questionnaire to assess the reasons that led to their dropout. To evaluate the students profile the data were collected by the application form. Descriptive analyzes of all variables were performed. Averages were used for quantitative variables and percentages for qualitative variables. The analyzes were performed using the SPSS 18.0 statistical analysis software. 269 graduating students and 32 dropped out students participated. The results revealed that females, with an average age of 37 years, residents of the southeast region and primary health care workers were prevalent in both researched groups. According to 64.0% of the graduating participants, the course was relevant to the practice of the profession. As the main influencing aspect of dropout, 37.5% reported the difficulty in reconciling the course with their family commitments. Graduating students favorably evaluated the course offered, however, aspects related to interactivity and support among colleagues need to be encouraged for a better use of teaching. Non-graduating need measures that will clarify the amount of time they will need to dedicate to the course to satisfactorily complete the activitiesapplication/pdfporEducação a distânciaEducação continuadaEstudos de avaliaçãoEvasão escolarSaúde bucalEducation, DistanceEducation, ContinuingEvaluation StudiesStudent DropoutsOral HealthAvaliação da aprendizagem e dos aspectos influenciadores da evasão em curso de ensino a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2019Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112290.pdf.txt001112290.pdf.txtExtracted Texttext/plain49438http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206094/2/001112290.pdf.txt996f364164cfbfd834ad2e656d41b03fMD52ORIGINAL001112290.pdfTexto completoapplication/pdf1055246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206094/1/001112290.pdf95a1b5d5b584992672ad9ed7cfd163bbMD5110183/2060942020-02-20 04:16:44.558659oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206094Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-02-20T07:16:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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