Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Mello dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bulgarelli, Patricia Távora, Frichembruder, Karla, Colvara, Beatriz Carriconde, Hugo, Fernando Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198655
Resumo: A oferta de cursos a distância implica no acompanhamento e na avaliação de seu processo de ensino. A avaliação de processos educacionais visa capturar suas lacunas e permitir, através de um ciclo de reflexão e ação estratégica, avançar na qualidade de sua construção. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção da qualidade do processo de aprendizagem realizada por meio de pesquisa de opinião. Participaram 332 alunos concluintes de seis cursos de educação permanente a distância em áreas obrigatórias aos Centros de Especialidades Odontológicas. O instrumento utilizado foi o Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), que consiste em 24 questões agrupadas em seis dimensões: relevância, reflexão crítica, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. As respostas foram em escala do tipo Likert, de cinco pontos, variando de quase nunca a quase sempre. Os dados foram computados e apresentados como frequências absolutas e relativas. Os resultados revelaram que, para maioria (85,3%) dos participantes, os cursos foram relevantes para a prática da profissão. A reflexão crítica foi realizada frequentemente (43,2%) sobre o conteúdo do curso. De acordo com 39,1% dos estudantes, o tutor estimulou a reflexão sobre as atividades do curso. Resultados piores foram obtidos em interatividade, dimensão na qual apenas 13,5% se dispuseram a explicar suas ideias e 44,3% quase nunca pediram explicações sobre as ideias dos colegas. O estudo permitiu observar que os alunos percebem favoravelmente quatro das seis dimensões, entretanto há necessidade de reorientação das atividades para melhoria da interatividade e de movimento colaborativo.
id UFRGS-2_3f459f0206ff1cba6ae94cd77521c8d6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198655
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Camila Mello dosBulgarelli, Patricia TávoraFrichembruder, KarlaColvara, Beatriz CarricondeHugo, Fernando Neves2019-08-29T02:35:54Z20181679-5954http://hdl.handle.net/10183/198655001088748A oferta de cursos a distância implica no acompanhamento e na avaliação de seu processo de ensino. A avaliação de processos educacionais visa capturar suas lacunas e permitir, através de um ciclo de reflexão e ação estratégica, avançar na qualidade de sua construção. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção da qualidade do processo de aprendizagem realizada por meio de pesquisa de opinião. Participaram 332 alunos concluintes de seis cursos de educação permanente a distância em áreas obrigatórias aos Centros de Especialidades Odontológicas. O instrumento utilizado foi o Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), que consiste em 24 questões agrupadas em seis dimensões: relevância, reflexão crítica, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. As respostas foram em escala do tipo Likert, de cinco pontos, variando de quase nunca a quase sempre. Os dados foram computados e apresentados como frequências absolutas e relativas. Os resultados revelaram que, para maioria (85,3%) dos participantes, os cursos foram relevantes para a prática da profissão. A reflexão crítica foi realizada frequentemente (43,2%) sobre o conteúdo do curso. De acordo com 39,1% dos estudantes, o tutor estimulou a reflexão sobre as atividades do curso. Resultados piores foram obtidos em interatividade, dimensão na qual apenas 13,5% se dispuseram a explicar suas ideias e 44,3% quase nunca pediram explicações sobre as ideias dos colegas. O estudo permitiu observar que os alunos percebem favoravelmente quatro das seis dimensões, entretanto há necessidade de reorientação das atividades para melhoria da interatividade e de movimento colaborativo.The offer of distance learning courses implies in the monitoring and evaluation of its educational processes, which aim to capture its gaps and allow, by means of a cycle of reflection and strategic action, to advance the quality of its development. The objective of this study was to describe students’ perception regarding the quality of learning process carried out through an opinion survey. Participants were 332 graduate students from six distance learning education courses in mandatory areas of the Dental Specialties Centers. The instrument used was the Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES) with 24 questions and six dimensions: relevance, critical reflection, interaction, tutorial support, peer support, and understanding. Responses were on five-points Likert scale, ranging from almost never to almost always. Data were analyzed and presented as absolute and relative frequencies. Results revealed that for most of the participants (85.3%) the courses were relevant to their professional practices. Critical reflection was often (43.2%) carried out about the content of the courses. According to 39.1% of the students, the tutor encouraged them to reflect on the course activities. Worse results were obtained in interactivity, a dimension in which only 13.5% were willing to explain their ideas and 44.3% almost never asked for explanations regarding colleagues’ ideas. This study observes that the students perceive favorably four of the six dimensions. However, it is necessary to reorganize the activities in order to improve interactivity and collaboration.application/pdfporRevista da ABENO. Vol. 18, n. 1 (jan./mar. 2018), p. 116-123Estudos de avaliaçãoEducação continuadaEducação a distânciaSaúde bucalEvaluation studiesEducation, continuingEducation, distanceOral healthAvaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentesEvaluation of the learning quality in the virtual environment (Moodle) in oral health, in the students’ perspective info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088748.pdf.txt001088748.pdf.txtExtracted Texttext/plain25697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198655/2/001088748.pdf.txt04c8b4901674e2106132b24acd5cf0b6MD52ORIGINAL001088748.pdfTexto completoapplication/pdf294887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198655/1/001088748.pdf0a351546936d3d4791a1724c55166138MD5110183/1986552019-08-30 02:35:53.288386oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198655Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-30T05:35:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of the learning quality in the virtual environment (Moodle) in oral health, in the students’ perspective
title Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes
spellingShingle Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes
Santos, Camila Mello dos
Estudos de avaliação
Educação continuada
Educação a distância
Saúde bucal
Evaluation studies
Education, continuing
Education, distance
Oral health
title_short Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes
title_full Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes
title_fullStr Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes
title_sort Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes
author Santos, Camila Mello dos
author_facet Santos, Camila Mello dos
Bulgarelli, Patricia Távora
Frichembruder, Karla
Colvara, Beatriz Carriconde
Hugo, Fernando Neves
author_role author
author2 Bulgarelli, Patricia Távora
Frichembruder, Karla
Colvara, Beatriz Carriconde
Hugo, Fernando Neves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Camila Mello dos
Bulgarelli, Patricia Távora
Frichembruder, Karla
Colvara, Beatriz Carriconde
Hugo, Fernando Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de avaliação
Educação continuada
Educação a distância
Saúde bucal
topic Estudos de avaliação
Educação continuada
Educação a distância
Saúde bucal
Evaluation studies
Education, continuing
Education, distance
Oral health
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation studies
Education, continuing
Education, distance
Oral health
description A oferta de cursos a distância implica no acompanhamento e na avaliação de seu processo de ensino. A avaliação de processos educacionais visa capturar suas lacunas e permitir, através de um ciclo de reflexão e ação estratégica, avançar na qualidade de sua construção. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção da qualidade do processo de aprendizagem realizada por meio de pesquisa de opinião. Participaram 332 alunos concluintes de seis cursos de educação permanente a distância em áreas obrigatórias aos Centros de Especialidades Odontológicas. O instrumento utilizado foi o Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), que consiste em 24 questões agrupadas em seis dimensões: relevância, reflexão crítica, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. As respostas foram em escala do tipo Likert, de cinco pontos, variando de quase nunca a quase sempre. Os dados foram computados e apresentados como frequências absolutas e relativas. Os resultados revelaram que, para maioria (85,3%) dos participantes, os cursos foram relevantes para a prática da profissão. A reflexão crítica foi realizada frequentemente (43,2%) sobre o conteúdo do curso. De acordo com 39,1% dos estudantes, o tutor estimulou a reflexão sobre as atividades do curso. Resultados piores foram obtidos em interatividade, dimensão na qual apenas 13,5% se dispuseram a explicar suas ideias e 44,3% quase nunca pediram explicações sobre as ideias dos colegas. O estudo permitiu observar que os alunos percebem favoravelmente quatro das seis dimensões, entretanto há necessidade de reorientação das atividades para melhoria da interatividade e de movimento colaborativo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T02:35:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198655
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-5954
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088748
identifier_str_mv 1679-5954
001088748
url http://hdl.handle.net/10183/198655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da ABENO. Vol. 18, n. 1 (jan./mar. 2018), p. 116-123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198655/2/001088748.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198655/1/001088748.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 04c8b4901674e2106132b24acd5cf0b6
0a351546936d3d4791a1724c55166138
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447693630111744