Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198655 |
Resumo: | A oferta de cursos a distância implica no acompanhamento e na avaliação de seu processo de ensino. A avaliação de processos educacionais visa capturar suas lacunas e permitir, através de um ciclo de reflexão e ação estratégica, avançar na qualidade de sua construção. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção da qualidade do processo de aprendizagem realizada por meio de pesquisa de opinião. Participaram 332 alunos concluintes de seis cursos de educação permanente a distância em áreas obrigatórias aos Centros de Especialidades Odontológicas. O instrumento utilizado foi o Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), que consiste em 24 questões agrupadas em seis dimensões: relevância, reflexão crítica, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. As respostas foram em escala do tipo Likert, de cinco pontos, variando de quase nunca a quase sempre. Os dados foram computados e apresentados como frequências absolutas e relativas. Os resultados revelaram que, para maioria (85,3%) dos participantes, os cursos foram relevantes para a prática da profissão. A reflexão crítica foi realizada frequentemente (43,2%) sobre o conteúdo do curso. De acordo com 39,1% dos estudantes, o tutor estimulou a reflexão sobre as atividades do curso. Resultados piores foram obtidos em interatividade, dimensão na qual apenas 13,5% se dispuseram a explicar suas ideias e 44,3% quase nunca pediram explicações sobre as ideias dos colegas. O estudo permitiu observar que os alunos percebem favoravelmente quatro das seis dimensões, entretanto há necessidade de reorientação das atividades para melhoria da interatividade e de movimento colaborativo. |
id |
UFRGS-2_3f459f0206ff1cba6ae94cd77521c8d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198655 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Camila Mello dosBulgarelli, Patricia TávoraFrichembruder, KarlaColvara, Beatriz CarricondeHugo, Fernando Neves2019-08-29T02:35:54Z20181679-5954http://hdl.handle.net/10183/198655001088748A oferta de cursos a distância implica no acompanhamento e na avaliação de seu processo de ensino. A avaliação de processos educacionais visa capturar suas lacunas e permitir, através de um ciclo de reflexão e ação estratégica, avançar na qualidade de sua construção. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção da qualidade do processo de aprendizagem realizada por meio de pesquisa de opinião. Participaram 332 alunos concluintes de seis cursos de educação permanente a distância em áreas obrigatórias aos Centros de Especialidades Odontológicas. O instrumento utilizado foi o Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), que consiste em 24 questões agrupadas em seis dimensões: relevância, reflexão crítica, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. As respostas foram em escala do tipo Likert, de cinco pontos, variando de quase nunca a quase sempre. Os dados foram computados e apresentados como frequências absolutas e relativas. Os resultados revelaram que, para maioria (85,3%) dos participantes, os cursos foram relevantes para a prática da profissão. A reflexão crítica foi realizada frequentemente (43,2%) sobre o conteúdo do curso. De acordo com 39,1% dos estudantes, o tutor estimulou a reflexão sobre as atividades do curso. Resultados piores foram obtidos em interatividade, dimensão na qual apenas 13,5% se dispuseram a explicar suas ideias e 44,3% quase nunca pediram explicações sobre as ideias dos colegas. O estudo permitiu observar que os alunos percebem favoravelmente quatro das seis dimensões, entretanto há necessidade de reorientação das atividades para melhoria da interatividade e de movimento colaborativo.The offer of distance learning courses implies in the monitoring and evaluation of its educational processes, which aim to capture its gaps and allow, by means of a cycle of reflection and strategic action, to advance the quality of its development. The objective of this study was to describe students’ perception regarding the quality of learning process carried out through an opinion survey. Participants were 332 graduate students from six distance learning education courses in mandatory areas of the Dental Specialties Centers. The instrument used was the Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES) with 24 questions and six dimensions: relevance, critical reflection, interaction, tutorial support, peer support, and understanding. Responses were on five-points Likert scale, ranging from almost never to almost always. Data were analyzed and presented as absolute and relative frequencies. Results revealed that for most of the participants (85.3%) the courses were relevant to their professional practices. Critical reflection was often (43.2%) carried out about the content of the courses. According to 39.1% of the students, the tutor encouraged them to reflect on the course activities. Worse results were obtained in interactivity, a dimension in which only 13.5% were willing to explain their ideas and 44.3% almost never asked for explanations regarding colleagues’ ideas. This study observes that the students perceive favorably four of the six dimensions. However, it is necessary to reorganize the activities in order to improve interactivity and collaboration.application/pdfporRevista da ABENO. Vol. 18, n. 1 (jan./mar. 2018), p. 116-123Estudos de avaliaçãoEducação continuadaEducação a distânciaSaúde bucalEvaluation studiesEducation, continuingEducation, distanceOral healthAvaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentesEvaluation of the learning quality in the virtual environment (Moodle) in oral health, in the students’ perspective info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088748.pdf.txt001088748.pdf.txtExtracted Texttext/plain25697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198655/2/001088748.pdf.txt04c8b4901674e2106132b24acd5cf0b6MD52ORIGINAL001088748.pdfTexto completoapplication/pdf294887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198655/1/001088748.pdf0a351546936d3d4791a1724c55166138MD5110183/1986552019-08-30 02:35:53.288386oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198655Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-30T05:35:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Evaluation of the learning quality in the virtual environment (Moodle) in oral health, in the students’ perspective |
title |
Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes |
spellingShingle |
Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes Santos, Camila Mello dos Estudos de avaliação Educação continuada Educação a distância Saúde bucal Evaluation studies Education, continuing Education, distance Oral health |
title_short |
Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes |
title_full |
Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes |
title_fullStr |
Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes |
title_full_unstemmed |
Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes |
title_sort |
Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes |
author |
Santos, Camila Mello dos |
author_facet |
Santos, Camila Mello dos Bulgarelli, Patricia Távora Frichembruder, Karla Colvara, Beatriz Carriconde Hugo, Fernando Neves |
author_role |
author |
author2 |
Bulgarelli, Patricia Távora Frichembruder, Karla Colvara, Beatriz Carriconde Hugo, Fernando Neves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Camila Mello dos Bulgarelli, Patricia Távora Frichembruder, Karla Colvara, Beatriz Carriconde Hugo, Fernando Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de avaliação Educação continuada Educação a distância Saúde bucal |
topic |
Estudos de avaliação Educação continuada Educação a distância Saúde bucal Evaluation studies Education, continuing Education, distance Oral health |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evaluation studies Education, continuing Education, distance Oral health |
description |
A oferta de cursos a distância implica no acompanhamento e na avaliação de seu processo de ensino. A avaliação de processos educacionais visa capturar suas lacunas e permitir, através de um ciclo de reflexão e ação estratégica, avançar na qualidade de sua construção. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção da qualidade do processo de aprendizagem realizada por meio de pesquisa de opinião. Participaram 332 alunos concluintes de seis cursos de educação permanente a distância em áreas obrigatórias aos Centros de Especialidades Odontológicas. O instrumento utilizado foi o Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), que consiste em 24 questões agrupadas em seis dimensões: relevância, reflexão crítica, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. As respostas foram em escala do tipo Likert, de cinco pontos, variando de quase nunca a quase sempre. Os dados foram computados e apresentados como frequências absolutas e relativas. Os resultados revelaram que, para maioria (85,3%) dos participantes, os cursos foram relevantes para a prática da profissão. A reflexão crítica foi realizada frequentemente (43,2%) sobre o conteúdo do curso. De acordo com 39,1% dos estudantes, o tutor estimulou a reflexão sobre as atividades do curso. Resultados piores foram obtidos em interatividade, dimensão na qual apenas 13,5% se dispuseram a explicar suas ideias e 44,3% quase nunca pediram explicações sobre as ideias dos colegas. O estudo permitiu observar que os alunos percebem favoravelmente quatro das seis dimensões, entretanto há necessidade de reorientação das atividades para melhoria da interatividade e de movimento colaborativo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-29T02:35:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198655 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-5954 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001088748 |
identifier_str_mv |
1679-5954 001088748 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da ABENO. Vol. 18, n. 1 (jan./mar. 2018), p. 116-123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198655/2/001088748.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198655/1/001088748.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04c8b4901674e2106132b24acd5cf0b6 0a351546936d3d4791a1724c55166138 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447693630111744 |