As páginas abertas da América Latina: uma leitura dos livros didaticos de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foppa, Larissa Casagrande
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183195
Resumo: Esse trabalho tem intenção de analisar os dizeres sobre América Latina nos livros didáticos de Geografia do 8º ano do ensino fundamental. A análise visa averiguar que América Latina se ensina atualmente nessas obras. Foi feito um panorama da arquitetura do livro didático, uma análise das escalas geográficas que embarcam a América Latina e um aspecto histórico do pré, durante e pós colonialismo, considerando o desenvolvimento desse conteúdo em um contexto escolar, que prima pela reflexão, e as expectativas que se tem dele. Outro ponto trazido é o de documentos e leis como o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular, visando uma exploração em escala federal do ensino no Brasil. Com base nessas leituras, dados e reflexões, foi realizada a análise de três livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2017, tendo em vista seus aspectos estruturais, assim como as linguagens usadas, seja escrita, seja gráfica, e os principais enfoques que têm esses livros quando abordam a temática América Latina. O recorte do 8º ano do fundamental se deu em função da temática “Continente Americano” ser tradicionalmente um conteúdo de enfoque nesta fase do ensino. Os resultados envolvem um maior destaque a América Anglo-Saxônica e menor à América Latina, conteúdo que em dois dos três livros calhou a ser o último abordado.
id UFRGS-2_5ce4266ce9867010927f4a5af160c9ca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183195
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Foppa, Larissa CasagrandeTonini, Ivaine Maria2018-10-09T02:33:51Z2018http://hdl.handle.net/10183/183195001077510Esse trabalho tem intenção de analisar os dizeres sobre América Latina nos livros didáticos de Geografia do 8º ano do ensino fundamental. A análise visa averiguar que América Latina se ensina atualmente nessas obras. Foi feito um panorama da arquitetura do livro didático, uma análise das escalas geográficas que embarcam a América Latina e um aspecto histórico do pré, durante e pós colonialismo, considerando o desenvolvimento desse conteúdo em um contexto escolar, que prima pela reflexão, e as expectativas que se tem dele. Outro ponto trazido é o de documentos e leis como o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular, visando uma exploração em escala federal do ensino no Brasil. Com base nessas leituras, dados e reflexões, foi realizada a análise de três livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2017, tendo em vista seus aspectos estruturais, assim como as linguagens usadas, seja escrita, seja gráfica, e os principais enfoques que têm esses livros quando abordam a temática América Latina. O recorte do 8º ano do fundamental se deu em função da temática “Continente Americano” ser tradicionalmente um conteúdo de enfoque nesta fase do ensino. Os resultados envolvem um maior destaque a América Anglo-Saxônica e menor à América Latina, conteúdo que em dois dos três livros calhou a ser o último abordado.Esta monografía tiene la intención de analizar los textos sobre América Latina, en los libros de texto de Geografía del 8º año de la escuela básica en Brasil. El análisis quiere averiguar lo que es esta América Latina y lo que se enseña actualmente de esas obras literarias. Se hizo un panorama de la arquitectura de los libros de texto, un análisis de las escalas geográficas que involucran la América Latina y un aspecto histórico de lo previo, lo durante y lo post colonialismo considerando el desarrollo de ese tema en un contexto escolar, que prima por la reflexión y las expectativas que se tiene de esto. Otro punto rescatado es el de documentos y leyes como el Plan Nacional de Educación y la Base Nacional Común Curricular, buscando un análisis a escala federal de la enseñanza en Brasil. En base a estas lecturas, datos y reflexiones, se realizó la lectura de tres libros didácticos aprobados por el Programa Nacional del Libro Didáctico en 2017, teniendo en cuenta sus aspectos estructurales, así como los lenguajes usados, sean escritos, sean gráficos y los principales enfoques que tienen estos libros cuando abordan la temática América Latina. La especificación del 8º año de la educación básica se dio en función de la temática "Continente Americano", ser tradicionalmente un contenido de enfoque en esta etapa de la escuela básica. Los resultados involucran un mayor destaque a América Anglosajona y menor para América Latina, contenido este, que en dos de los tres libros fue el ultimo a ser discutido.application/pdfporEnsino de geografiaLivro didático : AnáliseAmérica LatinaEnseñanza de GeografíaDiscursoLibro de textoAs páginas abertas da América Latina: uma leitura dos livros didaticos de Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077510.pdfTexto completoapplication/pdf2339609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183195/1/001077510.pdf5e0c33622b4dbcd42819c06a869f7804MD51TEXT001077510.pdf.txt001077510.pdf.txtExtracted Texttext/plain93381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183195/2/001077510.pdf.txt4113b525c748ae27341146d765b82683MD52THUMBNAIL001077510.pdf.jpg001077510.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183195/3/001077510.pdf.jpg70e44aa1df037a17e0ea8c49fd7d3cbeMD5310183/1831952022-06-23 04:42:37.787362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183195Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-23T07:42:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As páginas abertas da América Latina: uma leitura dos livros didaticos de Geografia
title As páginas abertas da América Latina: uma leitura dos livros didaticos de Geografia
spellingShingle As páginas abertas da América Latina: uma leitura dos livros didaticos de Geografia
Foppa, Larissa Casagrande
Ensino de geografia
Livro didático : Análise
América Latina
Enseñanza de Geografía
Discurso
Libro de texto
title_short As páginas abertas da América Latina: uma leitura dos livros didaticos de Geografia
title_full As páginas abertas da América Latina: uma leitura dos livros didaticos de Geografia
title_fullStr As páginas abertas da América Latina: uma leitura dos livros didaticos de Geografia
title_full_unstemmed As páginas abertas da América Latina: uma leitura dos livros didaticos de Geografia
title_sort As páginas abertas da América Latina: uma leitura dos livros didaticos de Geografia
author Foppa, Larissa Casagrande
author_facet Foppa, Larissa Casagrande
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Foppa, Larissa Casagrande
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonini, Ivaine Maria
contributor_str_mv Tonini, Ivaine Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Livro didático : Análise
América Latina
topic Ensino de geografia
Livro didático : Análise
América Latina
Enseñanza de Geografía
Discurso
Libro de texto
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de Geografía
Discurso
Libro de texto
description Esse trabalho tem intenção de analisar os dizeres sobre América Latina nos livros didáticos de Geografia do 8º ano do ensino fundamental. A análise visa averiguar que América Latina se ensina atualmente nessas obras. Foi feito um panorama da arquitetura do livro didático, uma análise das escalas geográficas que embarcam a América Latina e um aspecto histórico do pré, durante e pós colonialismo, considerando o desenvolvimento desse conteúdo em um contexto escolar, que prima pela reflexão, e as expectativas que se tem dele. Outro ponto trazido é o de documentos e leis como o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular, visando uma exploração em escala federal do ensino no Brasil. Com base nessas leituras, dados e reflexões, foi realizada a análise de três livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2017, tendo em vista seus aspectos estruturais, assim como as linguagens usadas, seja escrita, seja gráfica, e os principais enfoques que têm esses livros quando abordam a temática América Latina. O recorte do 8º ano do fundamental se deu em função da temática “Continente Americano” ser tradicionalmente um conteúdo de enfoque nesta fase do ensino. Os resultados envolvem um maior destaque a América Anglo-Saxônica e menor à América Latina, conteúdo que em dois dos três livros calhou a ser o último abordado.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-09T02:33:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183195
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077510
url http://hdl.handle.net/10183/183195
identifier_str_mv 001077510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183195/1/001077510.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183195/2/001077510.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183195/3/001077510.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e0c33622b4dbcd42819c06a869f7804
4113b525c748ae27341146d765b82683
70e44aa1df037a17e0ea8c49fd7d3cbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224558954414080