Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Lúcia Veleda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35720
Resumo: Este trabalho tem a intenção de relacionar as atividades desenvolvidas durante o estagio curricular e analisar as respostas proporcionadas pelos alunos e sistematizadas durante o período de estágio, bem como estabelecer a relação da tecnologia no contexto do ensino básico. São atividades pensadas para uma proposta que utiliza as tecnologias da comunicação em favor do aprendizado dos alunos, sob o enfoque de trazer maior autonomia a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Provando que as atividades além do cotidiano do aluno, conforme Piaget e Freire devem estar em sintonia com a cultura crítica do mundo. A experiência apresentada resulta e foram coletadas enquanto aluna do curso de Pedagogia - EAD da UFRGS. E, principalmente, ao descobrir novos olhares e paradoxos a cerca das necessidades e potencialidades dos alunos.
id UFRGS-2_5d37c62990c12d265a5ae450767ab004
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35720
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Ana Lúcia VeledaAlbuquerque, Paulo Peixoto de2011-12-20T01:19:39Z2010http://hdl.handle.net/10183/35720000794910Este trabalho tem a intenção de relacionar as atividades desenvolvidas durante o estagio curricular e analisar as respostas proporcionadas pelos alunos e sistematizadas durante o período de estágio, bem como estabelecer a relação da tecnologia no contexto do ensino básico. São atividades pensadas para uma proposta que utiliza as tecnologias da comunicação em favor do aprendizado dos alunos, sob o enfoque de trazer maior autonomia a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Provando que as atividades além do cotidiano do aluno, conforme Piaget e Freire devem estar em sintonia com a cultura crítica do mundo. A experiência apresentada resulta e foram coletadas enquanto aluna do curso de Pedagogia - EAD da UFRGS. E, principalmente, ao descobrir novos olhares e paradoxos a cerca das necessidades e potencialidades dos alunos.application/pdfporProfessorComputador na educaçãoParadoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000794910.pdf.txt000794910.pdf.txtExtracted Texttext/plain53343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35720/2/000794910.pdf.txte485fa38f1199b2520cfece150a63eb0MD52ORIGINAL000794910.pdf000794910.pdfTexto completoapplication/pdf214839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35720/1/000794910.pdf4dc7d8e37546679e287e0e9af7645dc3MD51THUMBNAIL000794910.pdf.jpg000794910.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35720/3/000794910.pdf.jpg80f25dfcb5ade4a8e31bde3eee835159MD5310183/357202018-10-08 09:28:52.179oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35720Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:28:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática
title Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática
spellingShingle Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática
Alves, Ana Lúcia Veleda
Professor
Computador na educação
title_short Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática
title_full Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática
title_fullStr Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática
title_full_unstemmed Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática
title_sort Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática
author Alves, Ana Lúcia Veleda
author_facet Alves, Ana Lúcia Veleda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Lúcia Veleda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
contributor_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Computador na educação
topic Professor
Computador na educação
description Este trabalho tem a intenção de relacionar as atividades desenvolvidas durante o estagio curricular e analisar as respostas proporcionadas pelos alunos e sistematizadas durante o período de estágio, bem como estabelecer a relação da tecnologia no contexto do ensino básico. São atividades pensadas para uma proposta que utiliza as tecnologias da comunicação em favor do aprendizado dos alunos, sob o enfoque de trazer maior autonomia a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Provando que as atividades além do cotidiano do aluno, conforme Piaget e Freire devem estar em sintonia com a cultura crítica do mundo. A experiência apresentada resulta e foram coletadas enquanto aluna do curso de Pedagogia - EAD da UFRGS. E, principalmente, ao descobrir novos olhares e paradoxos a cerca das necessidades e potencialidades dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35720
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000794910
url http://hdl.handle.net/10183/35720
identifier_str_mv 000794910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35720/2/000794910.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35720/1/000794910.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35720/3/000794910.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e485fa38f1199b2520cfece150a63eb0
4dc7d8e37546679e287e0e9af7645dc3
80f25dfcb5ade4a8e31bde3eee835159
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419187621888