Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35720 |
Resumo: | Este trabalho tem a intenção de relacionar as atividades desenvolvidas durante o estagio curricular e analisar as respostas proporcionadas pelos alunos e sistematizadas durante o período de estágio, bem como estabelecer a relação da tecnologia no contexto do ensino básico. São atividades pensadas para uma proposta que utiliza as tecnologias da comunicação em favor do aprendizado dos alunos, sob o enfoque de trazer maior autonomia a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Provando que as atividades além do cotidiano do aluno, conforme Piaget e Freire devem estar em sintonia com a cultura crítica do mundo. A experiência apresentada resulta e foram coletadas enquanto aluna do curso de Pedagogia - EAD da UFRGS. E, principalmente, ao descobrir novos olhares e paradoxos a cerca das necessidades e potencialidades dos alunos. |
id |
UFRGS-2_5d37c62990c12d265a5ae450767ab004 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35720 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Ana Lúcia VeledaAlbuquerque, Paulo Peixoto de2011-12-20T01:19:39Z2010http://hdl.handle.net/10183/35720000794910Este trabalho tem a intenção de relacionar as atividades desenvolvidas durante o estagio curricular e analisar as respostas proporcionadas pelos alunos e sistematizadas durante o período de estágio, bem como estabelecer a relação da tecnologia no contexto do ensino básico. São atividades pensadas para uma proposta que utiliza as tecnologias da comunicação em favor do aprendizado dos alunos, sob o enfoque de trazer maior autonomia a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Provando que as atividades além do cotidiano do aluno, conforme Piaget e Freire devem estar em sintonia com a cultura crítica do mundo. A experiência apresentada resulta e foram coletadas enquanto aluna do curso de Pedagogia - EAD da UFRGS. E, principalmente, ao descobrir novos olhares e paradoxos a cerca das necessidades e potencialidades dos alunos.application/pdfporProfessorComputador na educaçãoParadoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000794910.pdf.txt000794910.pdf.txtExtracted Texttext/plain53343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35720/2/000794910.pdf.txte485fa38f1199b2520cfece150a63eb0MD52ORIGINAL000794910.pdf000794910.pdfTexto completoapplication/pdf214839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35720/1/000794910.pdf4dc7d8e37546679e287e0e9af7645dc3MD51THUMBNAIL000794910.pdf.jpg000794910.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35720/3/000794910.pdf.jpg80f25dfcb5ade4a8e31bde3eee835159MD5310183/357202018-10-08 09:28:52.179oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35720Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:28:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática |
title |
Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática |
spellingShingle |
Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática Alves, Ana Lúcia Veleda Professor Computador na educação |
title_short |
Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática |
title_full |
Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática |
title_fullStr |
Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática |
title_full_unstemmed |
Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática |
title_sort |
Paradoxo do fazer docente : autoria do aluno ou dirigismo do professor? estudo de caso sobre laboratório de informática |
author |
Alves, Ana Lúcia Veleda |
author_facet |
Alves, Ana Lúcia Veleda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ana Lúcia Veleda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Computador na educação |
topic |
Professor Computador na educação |
description |
Este trabalho tem a intenção de relacionar as atividades desenvolvidas durante o estagio curricular e analisar as respostas proporcionadas pelos alunos e sistematizadas durante o período de estágio, bem como estabelecer a relação da tecnologia no contexto do ensino básico. São atividades pensadas para uma proposta que utiliza as tecnologias da comunicação em favor do aprendizado dos alunos, sob o enfoque de trazer maior autonomia a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Provando que as atividades além do cotidiano do aluno, conforme Piaget e Freire devem estar em sintonia com a cultura crítica do mundo. A experiência apresentada resulta e foram coletadas enquanto aluna do curso de Pedagogia - EAD da UFRGS. E, principalmente, ao descobrir novos olhares e paradoxos a cerca das necessidades e potencialidades dos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35720 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000794910 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35720 |
identifier_str_mv |
000794910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35720/2/000794910.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35720/1/000794910.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35720/3/000794910.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e485fa38f1199b2520cfece150a63eb0 4dc7d8e37546679e287e0e9af7645dc3 80f25dfcb5ade4a8e31bde3eee835159 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419187621888 |