Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252309 |
Resumo: | Pautados pelo conceito de democracia substantiva, neste artigo, analisamos algumas das dimensões da atual crise econômica, política e social brasileira e, com base em um estudo bibliográfico, explicitamos as principais contribuições das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’ cunhadas por Freire. O estudo demonstrou que as referidas categorias contribuem para a análise crítica da atualidade brasileira e, portanto, para a efetivação de processos de ‘contrainternalização’ da ordem burguesa, como define Mészáros (2008). Com isso, concluímos que a obra de Freire, especialmente por meio das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’, apresenta uma importância significativa para a consolidação de processos educativos que contribuam com o aprofundamento de uma democracia substantiva (MÉSZÁROS, 2015), um elemento fundamental à superação da sociabilidade fundada na exploração de uma classe por outra |
id |
UFRGS-2_5d5b12f5924380875a75614e4fead37e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252309 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paludo, ConceiçãoSantos, Magda Gisela Cruz dosTaddei, Paulo Eduardo Dias2022-12-03T05:10:22Z20190101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/252309001153035Pautados pelo conceito de democracia substantiva, neste artigo, analisamos algumas das dimensões da atual crise econômica, política e social brasileira e, com base em um estudo bibliográfico, explicitamos as principais contribuições das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’ cunhadas por Freire. O estudo demonstrou que as referidas categorias contribuem para a análise crítica da atualidade brasileira e, portanto, para a efetivação de processos de ‘contrainternalização’ da ordem burguesa, como define Mészáros (2008). Com isso, concluímos que a obra de Freire, especialmente por meio das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’, apresenta uma importância significativa para a consolidação de processos educativos que contribuam com o aprofundamento de uma democracia substantiva (MÉSZÁROS, 2015), um elemento fundamental à superação da sociabilidade fundada na exploração de uma classe por outraEn este artículo, analizamos algunas de las dimensiones de la actual crisis económica, política y social brasileña y, basándose en un estudio bibliográfico, explicitamos las principales contribuciones de las categorías de ‘opresión’ y ‘educación liberadora’, acuñadas por Freire. El estudio demostró que estas categorías contribuyen para los análisis críticos de la actualidad brasileña y, por lo tanto, a la efectividad de procesos de “contra internalización” del orden burgués, como define Mészáros (2008). Con eso, se concluye que la obra de Freire, especialmente por medio de las categorías de ‘opresión’ y ‘educación liberadora’, presenta una importancia significativa para la consolidación de procesos educativos que contribuyan con la profundización de una democracia sustantiva (MÉSZÁROS, 2015), un elemento fundamental para la superación de la sociabilidad fundada en la explotación de una clase por otra.Based on the concept of substantive democracy, in this article we analyzed some of the dimensions of the current Brazilian economic, political and social crisis and, based on a bibliographical study, we explained the main contributions of the categories of ‘oppression’ and ‘liberating education’, coined by Freire. The study showed that these categories contributed to the critical analysis of the Brazilian reality and, therefore, to the effectiveness of processes of ‘anti-internalization’ of the bourgeoisie order, as defined by Mészáros (2008). Thus, it is concluded that Freire’s work, especially through the categories of ‘oppression’ and ‘liberating education’, is of significant importance for the consolidation of educational processes that contribute to the deepening of a substantive democracy (MÉSZÁROS, 2015), a fundamental element for overcoming sociability founded on the exploration of one class by anotherapplication/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre. Vol. 42, n. 3 (set./dez. 2019), p. 396-407DemocraciaResistênciaFreire, Paulo, 1921-1997Brazilian actualityDemocracy Pedagogy of the OppressedPedagogy of the OppressedResistanceActualidad brasileñaDemocraciaPedagogía del OprimidoResistenciaAtualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimidoBrazilian actuality : the substantive democracy and the Pedagogy of the OppressedActualidad brasileña : la democracia sustantiva y la Pedagogía del Oprimidoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153035.pdf.txt001153035.pdf.txtExtracted Texttext/plain62184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252309/2/001153035.pdf.txt7d9b26a7a4b74c7b0ecaa07a5e264f6bMD52ORIGINAL001153035.pdfTexto completoapplication/pdf493898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252309/1/001153035.pdfd25f18a97661a9095bde423a1bab38d2MD5110183/2523092023-05-20 03:40:22.349847oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252309Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-20T06:40:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Brazilian actuality : the substantive democracy and the Pedagogy of the Oppressed |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Actualidad brasileña : la democracia sustantiva y la Pedagogía del Oprimido |
title |
Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido |
spellingShingle |
Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido Paludo, Conceição Democracia Resistência Freire, Paulo, 1921-1997 Brazilian actuality Democracy Pedagogy of the Oppressed Pedagogy of the Oppressed Resistance Actualidad brasileña Democracia Pedagogía del Oprimido Resistencia |
title_short |
Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido |
title_full |
Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido |
title_fullStr |
Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido |
title_full_unstemmed |
Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido |
title_sort |
Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido |
author |
Paludo, Conceição |
author_facet |
Paludo, Conceição Santos, Magda Gisela Cruz dos Taddei, Paulo Eduardo Dias |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Magda Gisela Cruz dos Taddei, Paulo Eduardo Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paludo, Conceição Santos, Magda Gisela Cruz dos Taddei, Paulo Eduardo Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democracia Resistência Freire, Paulo, 1921-1997 |
topic |
Democracia Resistência Freire, Paulo, 1921-1997 Brazilian actuality Democracy Pedagogy of the Oppressed Pedagogy of the Oppressed Resistance Actualidad brasileña Democracia Pedagogía del Oprimido Resistencia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Brazilian actuality Democracy Pedagogy of the Oppressed Pedagogy of the Oppressed Resistance |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Actualidad brasileña Democracia Pedagogía del Oprimido Resistencia |
description |
Pautados pelo conceito de democracia substantiva, neste artigo, analisamos algumas das dimensões da atual crise econômica, política e social brasileira e, com base em um estudo bibliográfico, explicitamos as principais contribuições das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’ cunhadas por Freire. O estudo demonstrou que as referidas categorias contribuem para a análise crítica da atualidade brasileira e, portanto, para a efetivação de processos de ‘contrainternalização’ da ordem burguesa, como define Mészáros (2008). Com isso, concluímos que a obra de Freire, especialmente por meio das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’, apresenta uma importância significativa para a consolidação de processos educativos que contribuam com o aprofundamento de uma democracia substantiva (MÉSZÁROS, 2015), um elemento fundamental à superação da sociabilidade fundada na exploração de uma classe por outra |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-03T05:10:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252309 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-465X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001153035 |
identifier_str_mv |
0101-465X 001153035 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação (Porto Alegre). Porto Alegre. Vol. 42, n. 3 (set./dez. 2019), p. 396-407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252309/2/001153035.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252309/1/001153035.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7d9b26a7a4b74c7b0ecaa07a5e264f6b d25f18a97661a9095bde423a1bab38d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447813391122432 |