Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paludo, Conceição
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Magda Gisela Cruz dos, Taddei, Paulo Eduardo Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252309
Resumo: Pautados pelo conceito de democracia substantiva, neste artigo, analisamos algumas das dimensões da atual crise econômica, política e social brasileira e, com base em um estudo bibliográfico, explicitamos as principais contribuições das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’ cunhadas por Freire. O estudo demonstrou que as referidas categorias contribuem para a análise crítica da atualidade brasileira e, portanto, para a efetivação de processos de ‘contrainternalização’ da ordem burguesa, como define Mészáros (2008). Com isso, concluímos que a obra de Freire, especialmente por meio das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’, apresenta uma importância significativa para a consolidação de processos educativos que contribuam com o aprofundamento de uma democracia substantiva (MÉSZÁROS, 2015), um elemento fundamental à superação da sociabilidade fundada na exploração de uma classe por outra
id UFRGS-2_5d5b12f5924380875a75614e4fead37e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252309
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paludo, ConceiçãoSantos, Magda Gisela Cruz dosTaddei, Paulo Eduardo Dias2022-12-03T05:10:22Z20190101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/252309001153035Pautados pelo conceito de democracia substantiva, neste artigo, analisamos algumas das dimensões da atual crise econômica, política e social brasileira e, com base em um estudo bibliográfico, explicitamos as principais contribuições das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’ cunhadas por Freire. O estudo demonstrou que as referidas categorias contribuem para a análise crítica da atualidade brasileira e, portanto, para a efetivação de processos de ‘contrainternalização’ da ordem burguesa, como define Mészáros (2008). Com isso, concluímos que a obra de Freire, especialmente por meio das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’, apresenta uma importância significativa para a consolidação de processos educativos que contribuam com o aprofundamento de uma democracia substantiva (MÉSZÁROS, 2015), um elemento fundamental à superação da sociabilidade fundada na exploração de uma classe por outraEn este artículo, analizamos algunas de las dimensiones de la actual crisis económica, política y social brasileña y, basándose en un estudio bibliográfico, explicitamos las principales contribuciones de las categorías de ‘opresión’ y ‘educación liberadora’, acuñadas por Freire. El estudio demostró que estas categorías contribuyen para los análisis críticos de la actualidad brasileña y, por lo tanto, a la efectividad de procesos de “contra internalización” del orden burgués, como define Mészáros (2008). Con eso, se concluye que la obra de Freire, especialmente por medio de las categorías de ‘opresión’ y ‘educación liberadora’, presenta una importancia significativa para la consolidación de procesos educativos que contribuyan con la profundización de una democracia sustantiva (MÉSZÁROS, 2015), un elemento fundamental para la superación de la sociabilidad fundada en la explotación de una clase por otra.Based on the concept of substantive democracy, in this article we analyzed some of the dimensions of the current Brazilian economic, political and social crisis and, based on a bibliographical study, we explained the main contributions of the categories of ‘oppression’ and ‘liberating education’, coined by Freire. The study showed that these categories contributed to the critical analysis of the Brazilian reality and, therefore, to the effectiveness of processes of ‘anti-internalization’ of the bourgeoisie order, as defined by Mészáros (2008). Thus, it is concluded that Freire’s work, especially through the categories of ‘oppression’ and ‘liberating education’, is of significant importance for the consolidation of educational processes that contribute to the deepening of a substantive democracy (MÉSZÁROS, 2015), a fundamental element for overcoming sociability founded on the exploration of one class by anotherapplication/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre. Vol. 42, n. 3 (set./dez. 2019), p. 396-407DemocraciaResistênciaFreire, Paulo, 1921-1997Brazilian actualityDemocracy Pedagogy of the OppressedPedagogy of the OppressedResistanceActualidad brasileñaDemocraciaPedagogía del OprimidoResistenciaAtualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimidoBrazilian actuality : the substantive democracy and the Pedagogy of the OppressedActualidad brasileña : la democracia sustantiva y la Pedagogía del Oprimidoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153035.pdf.txt001153035.pdf.txtExtracted Texttext/plain62184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252309/2/001153035.pdf.txt7d9b26a7a4b74c7b0ecaa07a5e264f6bMD52ORIGINAL001153035.pdfTexto completoapplication/pdf493898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252309/1/001153035.pdfd25f18a97661a9095bde423a1bab38d2MD5110183/2523092023-05-20 03:40:22.349847oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252309Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-20T06:40:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Brazilian actuality : the substantive democracy and the Pedagogy of the Oppressed
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Actualidad brasileña : la democracia sustantiva y la Pedagogía del Oprimido
title Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido
spellingShingle Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido
Paludo, Conceição
Democracia
Resistência
Freire, Paulo, 1921-1997
Brazilian actuality
Democracy Pedagogy of the Oppressed
Pedagogy of the Oppressed
Resistance
Actualidad brasileña
Democracia
Pedagogía del Oprimido
Resistencia
title_short Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido
title_full Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido
title_fullStr Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido
title_full_unstemmed Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido
title_sort Atualidade brasileira : a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido
author Paludo, Conceição
author_facet Paludo, Conceição
Santos, Magda Gisela Cruz dos
Taddei, Paulo Eduardo Dias
author_role author
author2 Santos, Magda Gisela Cruz dos
Taddei, Paulo Eduardo Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paludo, Conceição
Santos, Magda Gisela Cruz dos
Taddei, Paulo Eduardo Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Resistência
Freire, Paulo, 1921-1997
topic Democracia
Resistência
Freire, Paulo, 1921-1997
Brazilian actuality
Democracy Pedagogy of the Oppressed
Pedagogy of the Oppressed
Resistance
Actualidad brasileña
Democracia
Pedagogía del Oprimido
Resistencia
dc.subject.eng.fl_str_mv Brazilian actuality
Democracy Pedagogy of the Oppressed
Pedagogy of the Oppressed
Resistance
dc.subject.spa.fl_str_mv Actualidad brasileña
Democracia
Pedagogía del Oprimido
Resistencia
description Pautados pelo conceito de democracia substantiva, neste artigo, analisamos algumas das dimensões da atual crise econômica, política e social brasileira e, com base em um estudo bibliográfico, explicitamos as principais contribuições das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’ cunhadas por Freire. O estudo demonstrou que as referidas categorias contribuem para a análise crítica da atualidade brasileira e, portanto, para a efetivação de processos de ‘contrainternalização’ da ordem burguesa, como define Mészáros (2008). Com isso, concluímos que a obra de Freire, especialmente por meio das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’, apresenta uma importância significativa para a consolidação de processos educativos que contribuam com o aprofundamento de uma democracia substantiva (MÉSZÁROS, 2015), um elemento fundamental à superação da sociabilidade fundada na exploração de uma classe por outra
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-03T05:10:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252309
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-465X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153035
identifier_str_mv 0101-465X
001153035
url http://hdl.handle.net/10183/252309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Porto Alegre). Porto Alegre. Vol. 42, n. 3 (set./dez. 2019), p. 396-407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252309/2/001153035.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252309/1/001153035.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d9b26a7a4b74c7b0ecaa07a5e264f6b
d25f18a97661a9095bde423a1bab38d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447813391122432