A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266632 |
Resumo: | Este texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciandoas representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural.Esteestudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimidono processo de descolonização curricular. |
id |
UFRGS-2_f169511782c62fa5f9a59c6c2c92eb53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266632 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Samuel Nascimento deBoldori, Gabriel ZielGoldschmidt Filho, FranciscoBossle, Fabiano2023-11-04T03:35:35Z20221809-3108http://hdl.handle.net/10183/266632001173321Este texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciandoas representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural.Esteestudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimidono processo de descolonização curricular.This text discusses elements of curricular decolonization manifested from a pedagogy of the oppressed, highlighting the representations of the emerging critical positioning of political and pedagogical relations in a scenario historically marked by the process of cultural invasion. This study is part of an autoethnography carried out in public schools in a city in the interior of Rio Grande do Sul, in which the existential experience of students emerges as a central element for the construction of another pedagogy, a pedagogy of the oppressed in the process. of curricular decolonization.Este texto discute elementos de descolonización curricular manifestados desde una pedagogía del oprimido, destacando las representaciones del emergente posicionamiento crítico de las relaciones políticas y pedagógicas en un escenario históricamentemarcado por el proceso de invasión cultural. Este estudio forma parte de una autoetnografía realizada en escuelas públicas de una ciudad del interior de Rio Grande do Sul, en la que la experiencia existencial de los estudiantes emerge como elemento central para la construcción de otra pedagogía, una pedagogía del oprimido en el proceso de descolonización curricular.application/pdfporRevista didática sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 24, n.2 (2022), p. 69-80Educação física escolarEducação críticaPedagogiaFreire, Paulo, 1921-1997Critical School Physical EducationPedagogy of the OppressedEducación Física Escolar CríticaPedagogía del OprimidoA pedagogia do oprimido e a descolonização curricularinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173321.pdf.txt001173321.pdf.txtExtracted Texttext/plain32762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266632/2/001173321.pdf.txtaca4b39dd3dc3333934b755b77373273MD52ORIGINAL001173321.pdfTexto completoapplication/pdf257791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266632/1/001173321.pdfde5c90fcaa71537c0f975ab3ae984796MD5110183/2666322023-11-05 04:25:42.645548oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266632Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-05T06:25:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular |
title |
A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular |
spellingShingle |
A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular Araújo, Samuel Nascimento de Educação física escolar Educação crítica Pedagogia Freire, Paulo, 1921-1997 Critical School Physical Education Pedagogy of the Oppressed Educación Física Escolar Crítica Pedagogía del Oprimido |
title_short |
A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular |
title_full |
A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular |
title_fullStr |
A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular |
title_full_unstemmed |
A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular |
title_sort |
A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular |
author |
Araújo, Samuel Nascimento de |
author_facet |
Araújo, Samuel Nascimento de Boldori, Gabriel Ziel Goldschmidt Filho, Francisco Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Boldori, Gabriel Ziel Goldschmidt Filho, Francisco Bossle, Fabiano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Samuel Nascimento de Boldori, Gabriel Ziel Goldschmidt Filho, Francisco Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Educação crítica Pedagogia Freire, Paulo, 1921-1997 |
topic |
Educação física escolar Educação crítica Pedagogia Freire, Paulo, 1921-1997 Critical School Physical Education Pedagogy of the Oppressed Educación Física Escolar Crítica Pedagogía del Oprimido |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Critical School Physical Education Pedagogy of the Oppressed |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación Física Escolar Crítica Pedagogía del Oprimido |
description |
Este texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciandoas representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural.Esteestudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimidono processo de descolonização curricular. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-04T03:35:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/266632 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-3108 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173321 |
identifier_str_mv |
1809-3108 001173321 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/266632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista didática sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 24, n.2 (2022), p. 69-80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266632/2/001173321.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266632/1/001173321.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aca4b39dd3dc3333934b755b77373273 de5c90fcaa71537c0f975ab3ae984796 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447843200040960 |