A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Samuel Nascimento de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Boldori, Gabriel Ziel, Goldschmidt Filho, Francisco, Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266632
Resumo: Este texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciandoas representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural.Esteestudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimidono processo de descolonização curricular.
id UFRGS-2_f169511782c62fa5f9a59c6c2c92eb53
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266632
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araújo, Samuel Nascimento deBoldori, Gabriel ZielGoldschmidt Filho, FranciscoBossle, Fabiano2023-11-04T03:35:35Z20221809-3108http://hdl.handle.net/10183/266632001173321Este texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciandoas representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural.Esteestudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimidono processo de descolonização curricular.This text discusses elements of curricular decolonization manifested from a pedagogy of the oppressed, highlighting the representations of the emerging critical positioning of political and pedagogical relations in a scenario historically marked by the process of cultural invasion. This study is part of an autoethnography carried out in public schools in a city in the interior of Rio Grande do Sul, in which the existential experience of students emerges as a central element for the construction of another pedagogy, a pedagogy of the oppressed in the process. of curricular decolonization.Este texto discute elementos de descolonización curricular manifestados desde una pedagogía del oprimido, destacando las representaciones del emergente posicionamiento crítico de las relaciones políticas y pedagógicas en un escenario históricamentemarcado por el proceso de invasión cultural. Este estudio forma parte de una autoetnografía realizada en escuelas públicas de una ciudad del interior de Rio Grande do Sul, en la que la experiencia existencial de los estudiantes emerge como elemento central para la construcción de otra pedagogía, una pedagogía del oprimido en el proceso de descolonización curricular.application/pdfporRevista didática sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 24, n.2 (2022), p. 69-80Educação física escolarEducação críticaPedagogiaFreire, Paulo, 1921-1997Critical School Physical EducationPedagogy of the OppressedEducación Física Escolar CríticaPedagogía del OprimidoA pedagogia do oprimido e a descolonização curricularinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173321.pdf.txt001173321.pdf.txtExtracted Texttext/plain32762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266632/2/001173321.pdf.txtaca4b39dd3dc3333934b755b77373273MD52ORIGINAL001173321.pdfTexto completoapplication/pdf257791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266632/1/001173321.pdfde5c90fcaa71537c0f975ab3ae984796MD5110183/2666322023-11-05 04:25:42.645548oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266632Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-05T06:25:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular
title A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular
spellingShingle A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular
Araújo, Samuel Nascimento de
Educação física escolar
Educação crítica
Pedagogia
Freire, Paulo, 1921-1997
Critical School Physical Education
Pedagogy of the Oppressed
Educación Física Escolar Crítica
Pedagogía del Oprimido
title_short A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular
title_full A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular
title_fullStr A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular
title_full_unstemmed A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular
title_sort A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular
author Araújo, Samuel Nascimento de
author_facet Araújo, Samuel Nascimento de
Boldori, Gabriel Ziel
Goldschmidt Filho, Francisco
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Boldori, Gabriel Ziel
Goldschmidt Filho, Francisco
Bossle, Fabiano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Samuel Nascimento de
Boldori, Gabriel Ziel
Goldschmidt Filho, Francisco
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Educação crítica
Pedagogia
Freire, Paulo, 1921-1997
topic Educação física escolar
Educação crítica
Pedagogia
Freire, Paulo, 1921-1997
Critical School Physical Education
Pedagogy of the Oppressed
Educación Física Escolar Crítica
Pedagogía del Oprimido
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical School Physical Education
Pedagogy of the Oppressed
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Física Escolar Crítica
Pedagogía del Oprimido
description Este texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciandoas representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural.Esteestudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimidono processo de descolonização curricular.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-04T03:35:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/266632
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-3108
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173321
identifier_str_mv 1809-3108
001173321
url http://hdl.handle.net/10183/266632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista didática sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 24, n.2 (2022), p. 69-80
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266632/2/001173321.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266632/1/001173321.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aca4b39dd3dc3333934b755b77373273
de5c90fcaa71537c0f975ab3ae984796
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447843200040960