Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/86384 |
Resumo: | O presente estudo examinou as crenças docentes de 20 Professores de Educação Física das escolas públicas de ensino básico em Porto Alegre – RS, Brasil. As decisões metodológicas foram de natureza, predominantemente, etnográfica. Realizei observações desses professores no cotidiano das escolas, entrevistas semi-estruturadas e registrei minhas impressões e eventos significativos em um diário de campo. As crenças docentes revelaram-se elementos expressivos da cultura docente dos professores de Educação Física. Elas dão visibilidade ao pensamento dos docentes sobre sua ação na escola, aparecem como estratégias de sobrevivência no ambiente escolar e oferecem aos professores a possibilidade de ampliar sua autonomia relativa no exercício de seu trabalho. Facilitar que os professores de educação física reflitam sobre suas crenças docentes pode contribuir para a discussão de formação profissional. |
id |
UFRGS-2_5da6e7659d798748175e1b4486b27b5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86384 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Molina Neto, Vicente2014-01-22T01:53:45Z20030104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/86384000382577O presente estudo examinou as crenças docentes de 20 Professores de Educação Física das escolas públicas de ensino básico em Porto Alegre – RS, Brasil. As decisões metodológicas foram de natureza, predominantemente, etnográfica. Realizei observações desses professores no cotidiano das escolas, entrevistas semi-estruturadas e registrei minhas impressões e eventos significativos em um diário de campo. As crenças docentes revelaram-se elementos expressivos da cultura docente dos professores de Educação Física. Elas dão visibilidade ao pensamento dos docentes sobre sua ação na escola, aparecem como estratégias de sobrevivência no ambiente escolar e oferecem aos professores a possibilidade de ampliar sua autonomia relativa no exercício de seu trabalho. Facilitar que os professores de educação física reflitam sobre suas crenças docentes pode contribuir para a discussão de formação profissional.The present study examined the teaching beliefs of 20 physical education teachers of public schools in Porto Alegre, Brazil. The nature of the present study was qualitative and, predominantly, etnographic. The author observed teachers in their day-to-day at school, carried out semistructured interviews, and registered his impressions and significant events on a field diary. Teaching beliefs appeared as significant elements of the teaching culture of physical education teachers. Teaching beliefs are a window to the thoughts of teachers on their role in school, appear as strategies for survival in the school environment, and enable teachers to extend their relative autonomy in the exercise of their work. Helping physical education teachers reflect on their teaching beliefs may contribute to the discussion on their academic education.El estudio examina las creencias de docentes de 20 Profesores de Educación Física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS, Brasil. Las decisiones metodológicas fueron de naturaleza, predominantemente, etnográfica. Hice observaciones de estos profesores en el cotidiano de las escuelas, entrevista semi-estructuradas e he registrado mis impresiones y eventos significativos en un diario de campo. Las creencias docentes han mostrado elementos expresivos de la cultura docente de los profesores de educación física. Ellas dan visibilidad al pensamiento de los docentes sobre su acción en la escuela, se muestran como estrategias para sobrevivir en el ambiente escolar e ofrecen a los profesores la posibilidad de ampliar su autonomía relativa en ejercicio de su trabajo. Facilitar que los profesores de educación física hagan reflexiones sobre sus creencias docentes puede contribuir para la discusión de su formación profesional.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 9,n. 1 (jan./abr. 2003), p. 145-169Educação física e treinamentoProfessorTeacher’s workTraining of teachersWork of the teacher of physical education.Trabajo docenteFormación de profesoresTrabajo del profesor de educación físicaCrenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/BrasilBeliefs of physical education teaching staff of public schools in Porto Alegre, Brazil Creencias del profesorado de educación física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS/Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000382577.pdf000382577.pdfTexto completoapplication/pdf250661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86384/1/000382577.pdf36a67c4cf92128b186c6918f16c300d9MD51TEXT000382577.pdf.txt000382577.pdf.txtExtracted Texttext/plain66174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86384/2/000382577.pdf.txtd433e34d0ea8b5cf0691c7d2a9cc0858MD52THUMBNAIL000382577.pdf.jpg000382577.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86384/3/000382577.pdf.jpg0bbd463495ac3d35ed2f377ca27bd54aMD5310183/863842018-10-09 08:38:32.401oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86384Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:38:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Beliefs of physical education teaching staff of public schools in Porto Alegre, Brazil |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Creencias del profesorado de educación física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS/Brasil |
title |
Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil |
spellingShingle |
Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil Molina Neto, Vicente Educação física e treinamento Professor Teacher’s work Training of teachers Work of the teacher of physical education. Trabajo docente Formación de profesores Trabajo del profesor de educación física |
title_short |
Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil |
title_full |
Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil |
title_fullStr |
Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil |
title_full_unstemmed |
Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil |
title_sort |
Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil |
author |
Molina Neto, Vicente |
author_facet |
Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física e treinamento Professor |
topic |
Educação física e treinamento Professor Teacher’s work Training of teachers Work of the teacher of physical education. Trabajo docente Formación de profesores Trabajo del profesor de educación física |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher’s work Training of teachers Work of the teacher of physical education. |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Trabajo docente Formación de profesores Trabajo del profesor de educación física |
description |
O presente estudo examinou as crenças docentes de 20 Professores de Educação Física das escolas públicas de ensino básico em Porto Alegre – RS, Brasil. As decisões metodológicas foram de natureza, predominantemente, etnográfica. Realizei observações desses professores no cotidiano das escolas, entrevistas semi-estruturadas e registrei minhas impressões e eventos significativos em um diário de campo. As crenças docentes revelaram-se elementos expressivos da cultura docente dos professores de Educação Física. Elas dão visibilidade ao pensamento dos docentes sobre sua ação na escola, aparecem como estratégias de sobrevivência no ambiente escolar e oferecem aos professores a possibilidade de ampliar sua autonomia relativa no exercício de seu trabalho. Facilitar que os professores de educação física reflitam sobre suas crenças docentes pode contribuir para a discussão de formação profissional. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-22T01:53:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/86384 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000382577 |
identifier_str_mv |
0104-754X 000382577 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/86384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Porto Alegre. Vol. 9,n. 1 (jan./abr. 2003), p. 145-169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86384/1/000382577.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86384/2/000382577.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86384/3/000382577.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36a67c4cf92128b186c6918f16c300d9 d433e34d0ea8b5cf0691c7d2a9cc0858 0bbd463495ac3d35ed2f377ca27bd54a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447528825421824 |