Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina Neto, Vicente
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/86384
Resumo: O presente estudo examinou as crenças docentes de 20 Professores de Educação Física das escolas públicas de ensino básico em Porto Alegre – RS, Brasil. As decisões metodológicas foram de natureza, predominantemente, etnográfica. Realizei observações desses professores no cotidiano das escolas, entrevistas semi-estruturadas e registrei minhas impressões e eventos significativos em um diário de campo. As crenças docentes revelaram-se elementos expressivos da cultura docente dos professores de Educação Física. Elas dão visibilidade ao pensamento dos docentes sobre sua ação na escola, aparecem como estratégias de sobrevivência no ambiente escolar e oferecem aos professores a possibilidade de ampliar sua autonomia relativa no exercício de seu trabalho. Facilitar que os professores de educação física reflitam sobre suas crenças docentes pode contribuir para a discussão de formação profissional.
id UFRGS-2_5da6e7659d798748175e1b4486b27b5a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86384
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Molina Neto, Vicente2014-01-22T01:53:45Z20030104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/86384000382577O presente estudo examinou as crenças docentes de 20 Professores de Educação Física das escolas públicas de ensino básico em Porto Alegre – RS, Brasil. As decisões metodológicas foram de natureza, predominantemente, etnográfica. Realizei observações desses professores no cotidiano das escolas, entrevistas semi-estruturadas e registrei minhas impressões e eventos significativos em um diário de campo. As crenças docentes revelaram-se elementos expressivos da cultura docente dos professores de Educação Física. Elas dão visibilidade ao pensamento dos docentes sobre sua ação na escola, aparecem como estratégias de sobrevivência no ambiente escolar e oferecem aos professores a possibilidade de ampliar sua autonomia relativa no exercício de seu trabalho. Facilitar que os professores de educação física reflitam sobre suas crenças docentes pode contribuir para a discussão de formação profissional.The present study examined the teaching beliefs of 20 physical education teachers of public schools in Porto Alegre, Brazil. The nature of the present study was qualitative and, predominantly, etnographic. The author observed teachers in their day-to-day at school, carried out semistructured interviews, and registered his impressions and significant events on a field diary. Teaching beliefs appeared as significant elements of the teaching culture of physical education teachers. Teaching beliefs are a window to the thoughts of teachers on their role in school, appear as strategies for survival in the school environment, and enable teachers to extend their relative autonomy in the exercise of their work. Helping physical education teachers reflect on their teaching beliefs may contribute to the discussion on their academic education.El estudio examina las creencias de docentes de 20 Profesores de Educación Física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS, Brasil. Las decisiones metodológicas fueron de naturaleza, predominantemente, etnográfica. Hice observaciones de estos profesores en el cotidiano de las escuelas, entrevista semi-estructuradas e he registrado mis impresiones y eventos significativos en un diario de campo. Las creencias docentes han mostrado elementos expresivos de la cultura docente de los profesores de educación física. Ellas dan visibilidad al pensamiento de los docentes sobre su acción en la escuela, se muestran como estrategias para sobrevivir en el ambiente escolar e ofrecen a los profesores la posibilidad de ampliar su autonomía relativa en ejercicio de su trabajo. Facilitar que los profesores de educación física hagan reflexiones sobre sus creencias docentes puede contribuir para la discusión de su formación profesional.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 9,n. 1 (jan./abr. 2003), p. 145-169Educação física e treinamentoProfessorTeacher’s workTraining of teachersWork of the teacher of physical education.Trabajo docenteFormación de profesoresTrabajo del profesor de educación físicaCrenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/BrasilBeliefs of physical education teaching staff of public schools in Porto Alegre, Brazil Creencias del profesorado de educación física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS/Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000382577.pdf000382577.pdfTexto completoapplication/pdf250661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86384/1/000382577.pdf36a67c4cf92128b186c6918f16c300d9MD51TEXT000382577.pdf.txt000382577.pdf.txtExtracted Texttext/plain66174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86384/2/000382577.pdf.txtd433e34d0ea8b5cf0691c7d2a9cc0858MD52THUMBNAIL000382577.pdf.jpg000382577.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86384/3/000382577.pdf.jpg0bbd463495ac3d35ed2f377ca27bd54aMD5310183/863842018-10-09 08:38:32.401oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86384Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:38:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Beliefs of physical education teaching staff of public schools in Porto Alegre, Brazil
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Creencias del profesorado de educación física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS/Brasil
title Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil
spellingShingle Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil
Molina Neto, Vicente
Educação física e treinamento
Professor
Teacher’s work
Training of teachers
Work of the teacher of physical education.
Trabajo docente
Formación de profesores
Trabajo del profesor de educación física
title_short Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil
title_full Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil
title_fullStr Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil
title_full_unstemmed Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil
title_sort Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil
author Molina Neto, Vicente
author_facet Molina Neto, Vicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física e treinamento
Professor
topic Educação física e treinamento
Professor
Teacher’s work
Training of teachers
Work of the teacher of physical education.
Trabajo docente
Formación de profesores
Trabajo del profesor de educación física
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher’s work
Training of teachers
Work of the teacher of physical education.
dc.subject.spa.fl_str_mv Trabajo docente
Formación de profesores
Trabajo del profesor de educación física
description O presente estudo examinou as crenças docentes de 20 Professores de Educação Física das escolas públicas de ensino básico em Porto Alegre – RS, Brasil. As decisões metodológicas foram de natureza, predominantemente, etnográfica. Realizei observações desses professores no cotidiano das escolas, entrevistas semi-estruturadas e registrei minhas impressões e eventos significativos em um diário de campo. As crenças docentes revelaram-se elementos expressivos da cultura docente dos professores de Educação Física. Elas dão visibilidade ao pensamento dos docentes sobre sua ação na escola, aparecem como estratégias de sobrevivência no ambiente escolar e oferecem aos professores a possibilidade de ampliar sua autonomia relativa no exercício de seu trabalho. Facilitar que os professores de educação física reflitam sobre suas crenças docentes pode contribuir para a discussão de formação profissional.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-22T01:53:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/86384
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000382577
identifier_str_mv 0104-754X
000382577
url http://hdl.handle.net/10183/86384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre. Vol. 9,n. 1 (jan./abr. 2003), p. 145-169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86384/1/000382577.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86384/2/000382577.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86384/3/000382577.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 36a67c4cf92128b186c6918f16c300d9
d433e34d0ea8b5cf0691c7d2a9cc0858
0bbd463495ac3d35ed2f377ca27bd54a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447528825421824