O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Tatiana Gudaites Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257076
Resumo: O presente artigo tem como objetivo através do Ensino em Ciências, compreender e criar estratégias sobre a separação do lixo seco e orgânico na educação infantil, tendo em mente que o conhecimento é um fator que contribui para o desenvolvimento no espaço escolar, proporcionando oportunidades e despertando o interesse pela separação do lixo e assim também compreender seu papel na sociedade sobre um assunto que deve ser despertado na educação básica. Assim, o objetivo deste trabalho foi criar estratégias através da elaboração de uma cartilha digital, confeccionada no aplicativo Canvas onde os estudantes pudessem utilizar como recurso no espaço escolar. Para elaboração do material didático, tornou-se necessário o olhar de uma professora, a fim de produzir algo que seja utilizado nas escolas. Conclui-se que através das experiências vivenciadas e nas trocas constatou-se que é necessária a criação de materiais que possam auxiliar as escolas e introduzir para seu cotidiano práticas pedagógicas diferenciadas que possam influenciar de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem do aluno.
id UFRGS-2_5e181c44117a931ad7217a32b87d7c7e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257076
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aguiar, Tatiana Gudaites PereiraSantos, Victor João da Rocha MaiaOliveira, Ana Paula Santellano de2023-04-14T03:28:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/257076001166190O presente artigo tem como objetivo através do Ensino em Ciências, compreender e criar estratégias sobre a separação do lixo seco e orgânico na educação infantil, tendo em mente que o conhecimento é um fator que contribui para o desenvolvimento no espaço escolar, proporcionando oportunidades e despertando o interesse pela separação do lixo e assim também compreender seu papel na sociedade sobre um assunto que deve ser despertado na educação básica. Assim, o objetivo deste trabalho foi criar estratégias através da elaboração de uma cartilha digital, confeccionada no aplicativo Canvas onde os estudantes pudessem utilizar como recurso no espaço escolar. Para elaboração do material didático, tornou-se necessário o olhar de uma professora, a fim de produzir algo que seja utilizado nas escolas. Conclui-se que através das experiências vivenciadas e nas trocas constatou-se que é necessária a criação de materiais que possam auxiliar as escolas e introduzir para seu cotidiano práticas pedagógicas diferenciadas que possam influenciar de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem do aluno.This present article aims, through Science Teaching, to understand and create strategies on the separation of dry and organic waste in early childhood education, bearing in mind that knowledge is a factor that contributes to development in the school environment, providing opportunities and awakening the interest in garbage separation and thus also understanding their role in society on a subject that should be aroused in basic education. Thus, the objective of this work was to create strategies through the elaboration of a digital booklet, made in the Canvas application, where students could use it as a resource in the school space. For the elaboration of the didactic material, it became necessary to look at a teacher, in order to produce something that is used in schools. It is concluded that through lived experiences and exchanges, it was found that it is necessary to create materials that can help schools and introduce differentiated pedagogical practices into their daily lives that can positively influence the student's teaching and learning process.application/pdfporMateriais de ensinoUso de resíduos sólidosEducação infantilSeparation of dry and organic wasteKindergartenSchoolDigital primerO uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166190.pdf.txt001166190.pdf.txtExtracted Texttext/plain25387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257076/2/001166190.pdf.txtbe4dd80ef1d9231785e262cc8105e880MD52ORIGINAL001166190.pdfTexto completoapplication/pdf605068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257076/1/001166190.pdf6c36681dc28b5414f724b3af50b3e607MD5110183/2570762023-08-03 03:33:53.120048oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257076Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:33:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico
title O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico
spellingShingle O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico
Aguiar, Tatiana Gudaites Pereira
Materiais de ensino
Uso de resíduos sólidos
Educação infantil
Separation of dry and organic waste
Kindergarten
School
Digital primer
title_short O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico
title_full O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico
title_fullStr O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico
title_full_unstemmed O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico
title_sort O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico
author Aguiar, Tatiana Gudaites Pereira
author_facet Aguiar, Tatiana Gudaites Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Tatiana Gudaites Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Victor João da Rocha Maia
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Santellano de
contributor_str_mv Santos, Victor João da Rocha Maia
Oliveira, Ana Paula Santellano de
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais de ensino
Uso de resíduos sólidos
Educação infantil
topic Materiais de ensino
Uso de resíduos sólidos
Educação infantil
Separation of dry and organic waste
Kindergarten
School
Digital primer
dc.subject.eng.fl_str_mv Separation of dry and organic waste
Kindergarten
School
Digital primer
description O presente artigo tem como objetivo através do Ensino em Ciências, compreender e criar estratégias sobre a separação do lixo seco e orgânico na educação infantil, tendo em mente que o conhecimento é um fator que contribui para o desenvolvimento no espaço escolar, proporcionando oportunidades e despertando o interesse pela separação do lixo e assim também compreender seu papel na sociedade sobre um assunto que deve ser despertado na educação básica. Assim, o objetivo deste trabalho foi criar estratégias através da elaboração de uma cartilha digital, confeccionada no aplicativo Canvas onde os estudantes pudessem utilizar como recurso no espaço escolar. Para elaboração do material didático, tornou-se necessário o olhar de uma professora, a fim de produzir algo que seja utilizado nas escolas. Conclui-se que através das experiências vivenciadas e nas trocas constatou-se que é necessária a criação de materiais que possam auxiliar as escolas e introduzir para seu cotidiano práticas pedagógicas diferenciadas que possam influenciar de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem do aluno.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-14T03:28:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257076
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166190
url http://hdl.handle.net/10183/257076
identifier_str_mv 001166190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257076/2/001166190.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257076/1/001166190.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be4dd80ef1d9231785e262cc8105e880
6c36681dc28b5414f724b3af50b3e607
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224657635901440