O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257076 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo através do Ensino em Ciências, compreender e criar estratégias sobre a separação do lixo seco e orgânico na educação infantil, tendo em mente que o conhecimento é um fator que contribui para o desenvolvimento no espaço escolar, proporcionando oportunidades e despertando o interesse pela separação do lixo e assim também compreender seu papel na sociedade sobre um assunto que deve ser despertado na educação básica. Assim, o objetivo deste trabalho foi criar estratégias através da elaboração de uma cartilha digital, confeccionada no aplicativo Canvas onde os estudantes pudessem utilizar como recurso no espaço escolar. Para elaboração do material didático, tornou-se necessário o olhar de uma professora, a fim de produzir algo que seja utilizado nas escolas. Conclui-se que através das experiências vivenciadas e nas trocas constatou-se que é necessária a criação de materiais que possam auxiliar as escolas e introduzir para seu cotidiano práticas pedagógicas diferenciadas que possam influenciar de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem do aluno. |
id |
UFRGS-2_5e181c44117a931ad7217a32b87d7c7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257076 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aguiar, Tatiana Gudaites PereiraSantos, Victor João da Rocha MaiaOliveira, Ana Paula Santellano de2023-04-14T03:28:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/257076001166190O presente artigo tem como objetivo através do Ensino em Ciências, compreender e criar estratégias sobre a separação do lixo seco e orgânico na educação infantil, tendo em mente que o conhecimento é um fator que contribui para o desenvolvimento no espaço escolar, proporcionando oportunidades e despertando o interesse pela separação do lixo e assim também compreender seu papel na sociedade sobre um assunto que deve ser despertado na educação básica. Assim, o objetivo deste trabalho foi criar estratégias através da elaboração de uma cartilha digital, confeccionada no aplicativo Canvas onde os estudantes pudessem utilizar como recurso no espaço escolar. Para elaboração do material didático, tornou-se necessário o olhar de uma professora, a fim de produzir algo que seja utilizado nas escolas. Conclui-se que através das experiências vivenciadas e nas trocas constatou-se que é necessária a criação de materiais que possam auxiliar as escolas e introduzir para seu cotidiano práticas pedagógicas diferenciadas que possam influenciar de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem do aluno.This present article aims, through Science Teaching, to understand and create strategies on the separation of dry and organic waste in early childhood education, bearing in mind that knowledge is a factor that contributes to development in the school environment, providing opportunities and awakening the interest in garbage separation and thus also understanding their role in society on a subject that should be aroused in basic education. Thus, the objective of this work was to create strategies through the elaboration of a digital booklet, made in the Canvas application, where students could use it as a resource in the school space. For the elaboration of the didactic material, it became necessary to look at a teacher, in order to produce something that is used in schools. It is concluded that through lived experiences and exchanges, it was found that it is necessary to create materials that can help schools and introduce differentiated pedagogical practices into their daily lives that can positively influence the student's teaching and learning process.application/pdfporMateriais de ensinoUso de resíduos sólidosEducação infantilSeparation of dry and organic wasteKindergartenSchoolDigital primerO uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166190.pdf.txt001166190.pdf.txtExtracted Texttext/plain25387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257076/2/001166190.pdf.txtbe4dd80ef1d9231785e262cc8105e880MD52ORIGINAL001166190.pdfTexto completoapplication/pdf605068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257076/1/001166190.pdf6c36681dc28b5414f724b3af50b3e607MD5110183/2570762023-08-03 03:33:53.120048oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257076Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:33:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico |
title |
O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico |
spellingShingle |
O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico Aguiar, Tatiana Gudaites Pereira Materiais de ensino Uso de resíduos sólidos Educação infantil Separation of dry and organic waste Kindergarten School Digital primer |
title_short |
O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico |
title_full |
O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico |
title_fullStr |
O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico |
title_full_unstemmed |
O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico |
title_sort |
O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico |
author |
Aguiar, Tatiana Gudaites Pereira |
author_facet |
Aguiar, Tatiana Gudaites Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Tatiana Gudaites Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Victor João da Rocha Maia |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Paula Santellano de |
contributor_str_mv |
Santos, Victor João da Rocha Maia Oliveira, Ana Paula Santellano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais de ensino Uso de resíduos sólidos Educação infantil |
topic |
Materiais de ensino Uso de resíduos sólidos Educação infantil Separation of dry and organic waste Kindergarten School Digital primer |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Separation of dry and organic waste Kindergarten School Digital primer |
description |
O presente artigo tem como objetivo através do Ensino em Ciências, compreender e criar estratégias sobre a separação do lixo seco e orgânico na educação infantil, tendo em mente que o conhecimento é um fator que contribui para o desenvolvimento no espaço escolar, proporcionando oportunidades e despertando o interesse pela separação do lixo e assim também compreender seu papel na sociedade sobre um assunto que deve ser despertado na educação básica. Assim, o objetivo deste trabalho foi criar estratégias através da elaboração de uma cartilha digital, confeccionada no aplicativo Canvas onde os estudantes pudessem utilizar como recurso no espaço escolar. Para elaboração do material didático, tornou-se necessário o olhar de uma professora, a fim de produzir algo que seja utilizado nas escolas. Conclui-se que através das experiências vivenciadas e nas trocas constatou-se que é necessária a criação de materiais que possam auxiliar as escolas e introduzir para seu cotidiano práticas pedagógicas diferenciadas que possam influenciar de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem do aluno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-14T03:28:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257076 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166190 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257076 |
identifier_str_mv |
001166190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257076/2/001166190.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257076/1/001166190.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be4dd80ef1d9231785e262cc8105e880 6c36681dc28b5414f724b3af50b3e607 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224657635901440 |