Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tristão, Marly Bernardino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102710
Resumo: A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola evidencia desafios relacionados às mudanças que o uso das tecnologias provocam no cotidiano da escola. Para assimilar estas transformações é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. De acordo com os propósitos educacionais, a incorporação significativa de diferentes tecnologias às práticas escolares devem ser utilizadas como estratégias mais adequadas, proporcionando ao aluno a aprendizagem, não se limitando à informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno. Analisar a importância do gestor no processo de inclusão tecnológica no ambiente escolar, mesmo sabendo que a realidade do ensino público é composta de inúmeras dificuldades, apresenta-se como um relevante estudo para entender esta realidade e enfrentar estas dificuldades. Este estudo se propõe a analisar a implementação da tecnologia numa escola pública do município de Gravataí a fim de tornar-se um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Demonstrando ainda, as principais dificuldades enfrentadas nesta caminhada, sejam elas de espaço físico ou de pessoal. Para se situar em relação ao parecer dos professores quanto ao Laboratório de Informática (LI), foi realizado um levantamento a respeito do uso do LI.
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