Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102710 |
Resumo: | A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola evidencia desafios relacionados às mudanças que o uso das tecnologias provocam no cotidiano da escola. Para assimilar estas transformações é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. De acordo com os propósitos educacionais, a incorporação significativa de diferentes tecnologias às práticas escolares devem ser utilizadas como estratégias mais adequadas, proporcionando ao aluno a aprendizagem, não se limitando à informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno. Analisar a importância do gestor no processo de inclusão tecnológica no ambiente escolar, mesmo sabendo que a realidade do ensino público é composta de inúmeras dificuldades, apresenta-se como um relevante estudo para entender esta realidade e enfrentar estas dificuldades. Este estudo se propõe a analisar a implementação da tecnologia numa escola pública do município de Gravataí a fim de tornar-se um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Demonstrando ainda, as principais dificuldades enfrentadas nesta caminhada, sejam elas de espaço físico ou de pessoal. Para se situar em relação ao parecer dos professores quanto ao Laboratório de Informática (LI), foi realizado um levantamento a respeito do uso do LI. |
id |
UFRGS-2_5ec05191c7fc4c9b6dc5ef142c0aa300 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102710 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tristão, Marly BernardinoJunior, Paulo Augusto de Freitas Cabral2014-09-10T02:11:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/102710000917923A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola evidencia desafios relacionados às mudanças que o uso das tecnologias provocam no cotidiano da escola. Para assimilar estas transformações é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. De acordo com os propósitos educacionais, a incorporação significativa de diferentes tecnologias às práticas escolares devem ser utilizadas como estratégias mais adequadas, proporcionando ao aluno a aprendizagem, não se limitando à informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno. Analisar a importância do gestor no processo de inclusão tecnológica no ambiente escolar, mesmo sabendo que a realidade do ensino público é composta de inúmeras dificuldades, apresenta-se como um relevante estudo para entender esta realidade e enfrentar estas dificuldades. Este estudo se propõe a analisar a implementação da tecnologia numa escola pública do município de Gravataí a fim de tornar-se um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Demonstrando ainda, as principais dificuldades enfrentadas nesta caminhada, sejam elas de espaço físico ou de pessoal. Para se situar em relação ao parecer dos professores quanto ao Laboratório de Informática (LI), foi realizado um levantamento a respeito do uso do LI.application/pdfporGravataí (RS)Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Gestão da escolaLaboratório de informáticaDesafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917923.pdf000917923.pdfTexto completoapplication/pdf170353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102710/1/000917923.pdfd586857e51300d958d8b53c9ebdc4dc6MD51TEXT000917923.pdf.txt000917923.pdf.txtExtracted Texttext/plain56787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102710/2/000917923.pdf.txt8b32c185a9091530a81143ade6d2c089MD52THUMBNAIL000917923.pdf.jpg000917923.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102710/3/000917923.pdf.jpg3e7eb90f5f62dbb305b8e2b9ecae2676MD5310183/1027102018-10-23 09:11:48.096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102710Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí |
title |
Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí |
spellingShingle |
Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí Tristão, Marly Bernardino Gravataí (RS) Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Gestão da escola Laboratório de informática |
title_short |
Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí |
title_full |
Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí |
title_fullStr |
Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí |
title_full_unstemmed |
Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí |
title_sort |
Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí |
author |
Tristão, Marly Bernardino |
author_facet |
Tristão, Marly Bernardino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tristão, Marly Bernardino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral |
contributor_str_mv |
Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gravataí (RS) Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Gestão da escola Laboratório de informática |
topic |
Gravataí (RS) Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Gestão da escola Laboratório de informática |
description |
A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola evidencia desafios relacionados às mudanças que o uso das tecnologias provocam no cotidiano da escola. Para assimilar estas transformações é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. De acordo com os propósitos educacionais, a incorporação significativa de diferentes tecnologias às práticas escolares devem ser utilizadas como estratégias mais adequadas, proporcionando ao aluno a aprendizagem, não se limitando à informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno. Analisar a importância do gestor no processo de inclusão tecnológica no ambiente escolar, mesmo sabendo que a realidade do ensino público é composta de inúmeras dificuldades, apresenta-se como um relevante estudo para entender esta realidade e enfrentar estas dificuldades. Este estudo se propõe a analisar a implementação da tecnologia numa escola pública do município de Gravataí a fim de tornar-se um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Demonstrando ainda, as principais dificuldades enfrentadas nesta caminhada, sejam elas de espaço físico ou de pessoal. Para se situar em relação ao parecer dos professores quanto ao Laboratório de Informática (LI), foi realizado um levantamento a respeito do uso do LI. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102710 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917923 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102710 |
identifier_str_mv |
000917923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102710/1/000917923.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102710/2/000917923.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102710/3/000917923.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d586857e51300d958d8b53c9ebdc4dc6 8b32c185a9091530a81143ade6d2c089 3e7eb90f5f62dbb305b8e2b9ecae2676 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132776169472 |