Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tristão, Marly Bernardino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102710
Resumo: A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola evidencia desafios relacionados às mudanças que o uso das tecnologias provocam no cotidiano da escola. Para assimilar estas transformações é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. De acordo com os propósitos educacionais, a incorporação significativa de diferentes tecnologias às práticas escolares devem ser utilizadas como estratégias mais adequadas, proporcionando ao aluno a aprendizagem, não se limitando à informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno. Analisar a importância do gestor no processo de inclusão tecnológica no ambiente escolar, mesmo sabendo que a realidade do ensino público é composta de inúmeras dificuldades, apresenta-se como um relevante estudo para entender esta realidade e enfrentar estas dificuldades. Este estudo se propõe a analisar a implementação da tecnologia numa escola pública do município de Gravataí a fim de tornar-se um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Demonstrando ainda, as principais dificuldades enfrentadas nesta caminhada, sejam elas de espaço físico ou de pessoal. Para se situar em relação ao parecer dos professores quanto ao Laboratório de Informática (LI), foi realizado um levantamento a respeito do uso do LI.
id UFRGS-2_5ec05191c7fc4c9b6dc5ef142c0aa300
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102710
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tristão, Marly BernardinoJunior, Paulo Augusto de Freitas Cabral2014-09-10T02:11:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/102710000917923A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola evidencia desafios relacionados às mudanças que o uso das tecnologias provocam no cotidiano da escola. Para assimilar estas transformações é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. De acordo com os propósitos educacionais, a incorporação significativa de diferentes tecnologias às práticas escolares devem ser utilizadas como estratégias mais adequadas, proporcionando ao aluno a aprendizagem, não se limitando à informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno. Analisar a importância do gestor no processo de inclusão tecnológica no ambiente escolar, mesmo sabendo que a realidade do ensino público é composta de inúmeras dificuldades, apresenta-se como um relevante estudo para entender esta realidade e enfrentar estas dificuldades. Este estudo se propõe a analisar a implementação da tecnologia numa escola pública do município de Gravataí a fim de tornar-se um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Demonstrando ainda, as principais dificuldades enfrentadas nesta caminhada, sejam elas de espaço físico ou de pessoal. Para se situar em relação ao parecer dos professores quanto ao Laboratório de Informática (LI), foi realizado um levantamento a respeito do uso do LI.application/pdfporGravataí (RS)Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Gestão da escolaLaboratório de informáticaDesafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917923.pdf000917923.pdfTexto completoapplication/pdf170353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102710/1/000917923.pdfd586857e51300d958d8b53c9ebdc4dc6MD51TEXT000917923.pdf.txt000917923.pdf.txtExtracted Texttext/plain56787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102710/2/000917923.pdf.txt8b32c185a9091530a81143ade6d2c089MD52THUMBNAIL000917923.pdf.jpg000917923.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102710/3/000917923.pdf.jpg3e7eb90f5f62dbb305b8e2b9ecae2676MD5310183/1027102018-10-23 09:11:48.096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102710Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí
title Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí
spellingShingle Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí
Tristão, Marly Bernardino
Gravataí (RS)
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Gestão da escola
Laboratório de informática
title_short Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí
title_full Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí
title_fullStr Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí
title_full_unstemmed Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí
title_sort Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí
author Tristão, Marly Bernardino
author_facet Tristão, Marly Bernardino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tristão, Marly Bernardino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral
contributor_str_mv Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Gravataí (RS)
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Gestão da escola
Laboratório de informática
topic Gravataí (RS)
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Gestão da escola
Laboratório de informática
description A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola evidencia desafios relacionados às mudanças que o uso das tecnologias provocam no cotidiano da escola. Para assimilar estas transformações é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. De acordo com os propósitos educacionais, a incorporação significativa de diferentes tecnologias às práticas escolares devem ser utilizadas como estratégias mais adequadas, proporcionando ao aluno a aprendizagem, não se limitando à informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno. Analisar a importância do gestor no processo de inclusão tecnológica no ambiente escolar, mesmo sabendo que a realidade do ensino público é composta de inúmeras dificuldades, apresenta-se como um relevante estudo para entender esta realidade e enfrentar estas dificuldades. Este estudo se propõe a analisar a implementação da tecnologia numa escola pública do município de Gravataí a fim de tornar-se um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Demonstrando ainda, as principais dificuldades enfrentadas nesta caminhada, sejam elas de espaço físico ou de pessoal. Para se situar em relação ao parecer dos professores quanto ao Laboratório de Informática (LI), foi realizado um levantamento a respeito do uso do LI.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102710
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917923
url http://hdl.handle.net/10183/102710
identifier_str_mv 000917923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102710/1/000917923.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102710/2/000917923.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102710/3/000917923.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d586857e51300d958d8b53c9ebdc4dc6
8b32c185a9091530a81143ade6d2c089
3e7eb90f5f62dbb305b8e2b9ecae2676
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132776169472