Oficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Marta
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102718
Resumo: O presente trabalho trata da elaboração de oficinas com os professores articuladas com softwares, jogos online e sites que contribuam para o uso do Laboratório de Informática na educação. O interesse da proposta partiu de constatações realizadas em uma escola pública estadual da zona sul de Porto Alegre referente a práticas pedagógicas de certos docentes na utilização do computador. Percebeu-se que a maioria dos educadores demonstrava resistência no aproveitamento dessa ferramenta na educação e, em certas situações quando utilizado, o objetivo direcionava-se ao entretenimento dos alunos. Neste contexto, essa proposta visa motivar professores dos primeiros anos do ensino fundamental - Currículo Por Atividades - CAT a empregarem o computador com melhor aproveitamento na educação, bem como, desenvolver em cooperação os materiais didáticos. Além disso, intenciona por meio de experiências e reflexões, estabelecer um espaço problematizador no Laboratório de Informática - LI. Tendo como sujeitos 9 professores atuantes nos primeiros anos e como metodologia a pesquisa qualitativa associada à pesquisa quantitativa. O estudo demonstrou a viabilidade de oficinas pedagógicas com os professores. No entanto, para envolver um número maior de participantes e resultados positivo na educação, é preciso verificar certas habilidades de educadores no trato com Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, bem como cursos de aperfeiçoamento. As circunstâncias propiciaram a elaboração de novas questões de pesquisas a serem observadas em futuros planejamentos de materiais pedagógicos para oficinas com a utilização do computador.
id UFRGS-2_7796bcf1f57928db03a4fc13f490fa20
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102718
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cruz, MartaDeus, Sandra de Fatima Batista de2014-09-10T02:11:44Z2012http://hdl.handle.net/10183/102718000917926O presente trabalho trata da elaboração de oficinas com os professores articuladas com softwares, jogos online e sites que contribuam para o uso do Laboratório de Informática na educação. O interesse da proposta partiu de constatações realizadas em uma escola pública estadual da zona sul de Porto Alegre referente a práticas pedagógicas de certos docentes na utilização do computador. Percebeu-se que a maioria dos educadores demonstrava resistência no aproveitamento dessa ferramenta na educação e, em certas situações quando utilizado, o objetivo direcionava-se ao entretenimento dos alunos. Neste contexto, essa proposta visa motivar professores dos primeiros anos do ensino fundamental - Currículo Por Atividades - CAT a empregarem o computador com melhor aproveitamento na educação, bem como, desenvolver em cooperação os materiais didáticos. Além disso, intenciona por meio de experiências e reflexões, estabelecer um espaço problematizador no Laboratório de Informática - LI. Tendo como sujeitos 9 professores atuantes nos primeiros anos e como metodologia a pesquisa qualitativa associada à pesquisa quantitativa. O estudo demonstrou a viabilidade de oficinas pedagógicas com os professores. No entanto, para envolver um número maior de participantes e resultados positivo na educação, é preciso verificar certas habilidades de educadores no trato com Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, bem como cursos de aperfeiçoamento. As circunstâncias propiciaram a elaboração de novas questões de pesquisas a serem observadas em futuros planejamentos de materiais pedagógicos para oficinas com a utilização do computador.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AlfabetizaçãoLaboratório de informáticaOficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917926.pdf000917926.pdfTexto completoapplication/pdf186309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102718/1/000917926.pdfc6609a46c2353d34ee9ff77337a69218MD51TEXT000917926.pdf.txt000917926.pdf.txtExtracted Texttext/plain90055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102718/2/000917926.pdf.txtcc8364b31976c379225c01959fab04ecMD52THUMBNAIL000917926.pdf.jpg000917926.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102718/3/000917926.pdf.jpg91641619acbe194c41d8595c5fa9ff72MD5310183/1027182018-10-23 09:11:48.391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102718Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educação
title Oficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educação
spellingShingle Oficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educação
Cruz, Marta
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Laboratório de informática
title_short Oficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educação
title_full Oficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educação
title_fullStr Oficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educação
title_full_unstemmed Oficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educação
title_sort Oficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educação
author Cruz, Marta
author_facet Cruz, Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Marta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
contributor_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Laboratório de informática
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Laboratório de informática
description O presente trabalho trata da elaboração de oficinas com os professores articuladas com softwares, jogos online e sites que contribuam para o uso do Laboratório de Informática na educação. O interesse da proposta partiu de constatações realizadas em uma escola pública estadual da zona sul de Porto Alegre referente a práticas pedagógicas de certos docentes na utilização do computador. Percebeu-se que a maioria dos educadores demonstrava resistência no aproveitamento dessa ferramenta na educação e, em certas situações quando utilizado, o objetivo direcionava-se ao entretenimento dos alunos. Neste contexto, essa proposta visa motivar professores dos primeiros anos do ensino fundamental - Currículo Por Atividades - CAT a empregarem o computador com melhor aproveitamento na educação, bem como, desenvolver em cooperação os materiais didáticos. Além disso, intenciona por meio de experiências e reflexões, estabelecer um espaço problematizador no Laboratório de Informática - LI. Tendo como sujeitos 9 professores atuantes nos primeiros anos e como metodologia a pesquisa qualitativa associada à pesquisa quantitativa. O estudo demonstrou a viabilidade de oficinas pedagógicas com os professores. No entanto, para envolver um número maior de participantes e resultados positivo na educação, é preciso verificar certas habilidades de educadores no trato com Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, bem como cursos de aperfeiçoamento. As circunstâncias propiciaram a elaboração de novas questões de pesquisas a serem observadas em futuros planejamentos de materiais pedagógicos para oficinas com a utilização do computador.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102718
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917926
url http://hdl.handle.net/10183/102718
identifier_str_mv 000917926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102718/1/000917926.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102718/2/000917926.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102718/3/000917926.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c6609a46c2353d34ee9ff77337a69218
cc8364b31976c379225c01959fab04ec
91641619acbe194c41d8595c5fa9ff72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471278780416