O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Matheus Monteiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218564
Resumo: Este texto aborda o tema da distribuição de professores de Física em atuação nas escolas públicas estaduais brasileiras. Os microdados do Censo escolar de 2018 foram utilizados como fonte de dados. Metodologicamente estatísticas descritivas e de análise multivariada de dados foram realizadas. Os resultados indicam que apenas 20 por cento dos professores de Física das escolas públicas estaduais do país possuem formação específica. As desiguais distribuições revelam que as regiões Centro-Oeste e Norte são as mais impactadas. A falta de oportunidades de acesso e permanência nos cursos de licenciatura influenciam especialmente mulheres e indígenas. Os resultados apresentados neste texto podem contribuir para o delineamento de ações e políticas no âmbito da formação docente.
id UFRGS-2_5ed64447ec75235a76e2a807f91788e0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218564
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Matheus Monteiro2021-03-10T04:22:52Z20201806-1117http://hdl.handle.net/10183/218564001122609Este texto aborda o tema da distribuição de professores de Física em atuação nas escolas públicas estaduais brasileiras. Os microdados do Censo escolar de 2018 foram utilizados como fonte de dados. Metodologicamente estatísticas descritivas e de análise multivariada de dados foram realizadas. Os resultados indicam que apenas 20 por cento dos professores de Física das escolas públicas estaduais do país possuem formação específica. As desiguais distribuições revelam que as regiões Centro-Oeste e Norte são as mais impactadas. A falta de oportunidades de acesso e permanência nos cursos de licenciatura influenciam especialmente mulheres e indígenas. Os resultados apresentados neste texto podem contribuir para o delineamento de ações e políticas no âmbito da formação docente.This text presents results about the distribution of physics teachers working in Brazilian state public schools. The research used the 2018 school census microdata as data source. Methodologically, this study is based on descriptive statistics and multivariate data analysis. The results indicate that only 20 percent of physics teachers in state public schools have specific training. The uneven distribution reveals that the Midwest and North regions are the most impactful. The lack of opportunities for access and permanence in undergraduate courses especially influences women and indigenous people. The results presented in this study can contribute to the design of actions and policies within the scope of teacher training.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200187, 4 p.Ensino de físicaFormação de professoresEscola públicaPhysics teacherInequalitiesSchool censusTeacher trainingO professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018The Physics teacher in the Brazilian state public school : inequalities revealed by the 2018 School Censusinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122609.pdf.txt001122609.pdf.txtExtracted Texttext/plain16605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218564/2/001122609.pdf.txta3f4a72450264fd47146fbe75cff42c9MD52ORIGINAL001122609.pdfTexto completoapplication/pdf674179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218564/1/001122609.pdf43ddf1a45c42f1bd6e9540bc033527c5MD5110183/2185642023-07-20 03:36:41.105099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218564Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:36:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Physics teacher in the Brazilian state public school : inequalities revealed by the 2018 School Census
title O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018
spellingShingle O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018
Nascimento, Matheus Monteiro
Ensino de física
Formação de professores
Escola pública
Physics teacher
Inequalities
School census
Teacher training
title_short O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018
title_full O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018
title_fullStr O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018
title_full_unstemmed O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018
title_sort O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018
author Nascimento, Matheus Monteiro
author_facet Nascimento, Matheus Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Matheus Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Formação de professores
Escola pública
topic Ensino de física
Formação de professores
Escola pública
Physics teacher
Inequalities
School census
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics teacher
Inequalities
School census
Teacher training
description Este texto aborda o tema da distribuição de professores de Física em atuação nas escolas públicas estaduais brasileiras. Os microdados do Censo escolar de 2018 foram utilizados como fonte de dados. Metodologicamente estatísticas descritivas e de análise multivariada de dados foram realizadas. Os resultados indicam que apenas 20 por cento dos professores de Física das escolas públicas estaduais do país possuem formação específica. As desiguais distribuições revelam que as regiões Centro-Oeste e Norte são as mais impactadas. A falta de oportunidades de acesso e permanência nos cursos de licenciatura influenciam especialmente mulheres e indígenas. Os resultados apresentados neste texto podem contribuir para o delineamento de ações e políticas no âmbito da formação docente.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-10T04:22:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218564
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122609
identifier_str_mv 1806-1117
001122609
url http://hdl.handle.net/10183/218564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200187, 4 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218564/2/001122609.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218564/1/001122609.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a3f4a72450264fd47146fbe75cff42c9
43ddf1a45c42f1bd6e9540bc033527c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447733775892480