O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218564 |
Resumo: | Este texto aborda o tema da distribuição de professores de Física em atuação nas escolas públicas estaduais brasileiras. Os microdados do Censo escolar de 2018 foram utilizados como fonte de dados. Metodologicamente estatísticas descritivas e de análise multivariada de dados foram realizadas. Os resultados indicam que apenas 20 por cento dos professores de Física das escolas públicas estaduais do país possuem formação específica. As desiguais distribuições revelam que as regiões Centro-Oeste e Norte são as mais impactadas. A falta de oportunidades de acesso e permanência nos cursos de licenciatura influenciam especialmente mulheres e indígenas. Os resultados apresentados neste texto podem contribuir para o delineamento de ações e políticas no âmbito da formação docente. |
id |
UFRGS-2_5ed64447ec75235a76e2a807f91788e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218564 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Matheus Monteiro2021-03-10T04:22:52Z20201806-1117http://hdl.handle.net/10183/218564001122609Este texto aborda o tema da distribuição de professores de Física em atuação nas escolas públicas estaduais brasileiras. Os microdados do Censo escolar de 2018 foram utilizados como fonte de dados. Metodologicamente estatísticas descritivas e de análise multivariada de dados foram realizadas. Os resultados indicam que apenas 20 por cento dos professores de Física das escolas públicas estaduais do país possuem formação específica. As desiguais distribuições revelam que as regiões Centro-Oeste e Norte são as mais impactadas. A falta de oportunidades de acesso e permanência nos cursos de licenciatura influenciam especialmente mulheres e indígenas. Os resultados apresentados neste texto podem contribuir para o delineamento de ações e políticas no âmbito da formação docente.This text presents results about the distribution of physics teachers working in Brazilian state public schools. The research used the 2018 school census microdata as data source. Methodologically, this study is based on descriptive statistics and multivariate data analysis. The results indicate that only 20 percent of physics teachers in state public schools have specific training. The uneven distribution reveals that the Midwest and North regions are the most impactful. The lack of opportunities for access and permanence in undergraduate courses especially influences women and indigenous people. The results presented in this study can contribute to the design of actions and policies within the scope of teacher training.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200187, 4 p.Ensino de físicaFormação de professoresEscola públicaPhysics teacherInequalitiesSchool censusTeacher trainingO professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018The Physics teacher in the Brazilian state public school : inequalities revealed by the 2018 School Censusinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122609.pdf.txt001122609.pdf.txtExtracted Texttext/plain16605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218564/2/001122609.pdf.txta3f4a72450264fd47146fbe75cff42c9MD52ORIGINAL001122609.pdfTexto completoapplication/pdf674179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218564/1/001122609.pdf43ddf1a45c42f1bd6e9540bc033527c5MD5110183/2185642023-07-20 03:36:41.105099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218564Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:36:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Physics teacher in the Brazilian state public school : inequalities revealed by the 2018 School Census |
title |
O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018 |
spellingShingle |
O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018 Nascimento, Matheus Monteiro Ensino de física Formação de professores Escola pública Physics teacher Inequalities School census Teacher training |
title_short |
O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018 |
title_full |
O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018 |
title_fullStr |
O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018 |
title_full_unstemmed |
O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018 |
title_sort |
O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018 |
author |
Nascimento, Matheus Monteiro |
author_facet |
Nascimento, Matheus Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Matheus Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Formação de professores Escola pública |
topic |
Ensino de física Formação de professores Escola pública Physics teacher Inequalities School census Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics teacher Inequalities School census Teacher training |
description |
Este texto aborda o tema da distribuição de professores de Física em atuação nas escolas públicas estaduais brasileiras. Os microdados do Censo escolar de 2018 foram utilizados como fonte de dados. Metodologicamente estatísticas descritivas e de análise multivariada de dados foram realizadas. Os resultados indicam que apenas 20 por cento dos professores de Física das escolas públicas estaduais do país possuem formação específica. As desiguais distribuições revelam que as regiões Centro-Oeste e Norte são as mais impactadas. A falta de oportunidades de acesso e permanência nos cursos de licenciatura influenciam especialmente mulheres e indígenas. Os resultados apresentados neste texto podem contribuir para o delineamento de ações e políticas no âmbito da formação docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-10T04:22:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218564 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-1117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122609 |
identifier_str_mv |
1806-1117 001122609 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200187, 4 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218564/2/001122609.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218564/1/001122609.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a3f4a72450264fd47146fbe75cff42c9 43ddf1a45c42f1bd6e9540bc033527c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447733775892480 |