Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20905 |
Resumo: | Este estudo objetivou conhecer a experiência de adolescentes em processo de inserção laboral. Participaram 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 16 anos, em contrato de aprendizagem em empresa pública. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário biosociodemográfico e grupos focais. Criaram-se quatro categorias temáticas: ser adolescente, aprendiz versus trabalhador, significado do trabalho e futuro profissional. Constatouse indiferenciação entre os papéis de trabalhador e aprendiz. A experiência de aprendizagem foi percebida como situação privilegiada para a formação profissional. Expectativas acerca do futuro laboral revelaram insegurança e desinformação quanto ao mercado de trabalho. Evidenciou-se a importância da experiência para a construção da identidade de trabalhador e da realização de programas de acompanhamento junto a adolescentes aprendizes. |
id |
UFRGS-2_5f19d7f63d3e295975c7a1f1a07dc6d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20905 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Amazarray, Mayte RayaDutra-Thomé, LucianaSouza, Ana Paula Lazzaretti dePoletto, MicheleKoller, Silvia Helena2010-04-16T09:17:08Z20090102-3772http://hdl.handle.net/10183/20905000731006Este estudo objetivou conhecer a experiência de adolescentes em processo de inserção laboral. Participaram 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 16 anos, em contrato de aprendizagem em empresa pública. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário biosociodemográfico e grupos focais. Criaram-se quatro categorias temáticas: ser adolescente, aprendiz versus trabalhador, significado do trabalho e futuro profissional. Constatouse indiferenciação entre os papéis de trabalhador e aprendiz. A experiência de aprendizagem foi percebida como situação privilegiada para a formação profissional. Expectativas acerca do futuro laboral revelaram insegurança e desinformação quanto ao mercado de trabalho. Evidenciou-se a importância da experiência para a construção da identidade de trabalhador e da realização de programas de acompanhamento junto a adolescentes aprendizes.This study aimed to know the experience of adolescents in labor insertion process. The participants were 10 adolescents of both sexes, aged 15 and 16 years old, with an apprenticeship contract at a public enterprise. It was used a qualitative approach, with the application of a biosociodemographic questionnaire and focal groups. Four thematic categories were created: being adolescent, apprentice versus worker, meaning of work and professional future. The results revealed fusion between the worker and apprentice roles. The experience of apprenticeship was perceived as a privileged practice for professional training. Expectancies about the professional future revealed insecurity and lack of information related to labor market. This study showed the importance of the experience of apprenticeship to build worker identities and of counseling programs for adolescents.application/pdfporPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 25, n. 3 (jul./set. 2009), p. 329-338.Trabalho de menoresApprentice adolescentWork and youthLabor insertionAprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagemApprentice versus worker: adolescents in apprenticeship process info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000731006.pdf000731006.pdfTexto completoapplication/pdf332284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20905/1/000731006.pdfa120ceff7408b4e790f5236cc8c6fcadMD51TEXT000731006.pdf.txt000731006.pdf.txtExtracted Texttext/plain58698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20905/2/000731006.pdf.txt5a27459edbde7be2b4b1dff8416df4d5MD52THUMBNAIL000731006.pdf.jpg000731006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20905/3/000731006.pdf.jpg7663eb4eb1537fd9eff0942d4efec13dMD5310183/209052018-10-08 09:17:43.68oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:17:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Apprentice versus worker: adolescents in apprenticeship process |
title |
Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem |
spellingShingle |
Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem Amazarray, Mayte Raya Trabalho de menores Apprentice adolescent Work and youth Labor insertion |
title_short |
Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem |
title_full |
Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem |
title_fullStr |
Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem |
title_sort |
Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem |
author |
Amazarray, Mayte Raya |
author_facet |
Amazarray, Mayte Raya Dutra-Thomé, Luciana Souza, Ana Paula Lazzaretti de Poletto, Michele Koller, Silvia Helena |
author_role |
author |
author2 |
Dutra-Thomé, Luciana Souza, Ana Paula Lazzaretti de Poletto, Michele Koller, Silvia Helena |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amazarray, Mayte Raya Dutra-Thomé, Luciana Souza, Ana Paula Lazzaretti de Poletto, Michele Koller, Silvia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho de menores |
topic |
Trabalho de menores Apprentice adolescent Work and youth Labor insertion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Apprentice adolescent Work and youth Labor insertion |
description |
Este estudo objetivou conhecer a experiência de adolescentes em processo de inserção laboral. Participaram 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 16 anos, em contrato de aprendizagem em empresa pública. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário biosociodemográfico e grupos focais. Criaram-se quatro categorias temáticas: ser adolescente, aprendiz versus trabalhador, significado do trabalho e futuro profissional. Constatouse indiferenciação entre os papéis de trabalhador e aprendiz. A experiência de aprendizagem foi percebida como situação privilegiada para a formação profissional. Expectativas acerca do futuro laboral revelaram insegurança e desinformação quanto ao mercado de trabalho. Evidenciou-se a importância da experiência para a construção da identidade de trabalhador e da realização de programas de acompanhamento junto a adolescentes aprendizes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:17:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/20905 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-3772 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000731006 |
identifier_str_mv |
0102-3772 000731006 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/20905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 25, n. 3 (jul./set. 2009), p. 329-338. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20905/1/000731006.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20905/2/000731006.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20905/3/000731006.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a120ceff7408b4e790f5236cc8c6fcad 5a27459edbde7be2b4b1dff8416df4d5 7663eb4eb1537fd9eff0942d4efec13d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447405423755264 |