Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amazarray, Mayte Raya
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Dutra-Thomé, Luciana, Souza, Ana Paula Lazzaretti de, Poletto, Michele, Koller, Silvia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20905
Resumo: Este estudo objetivou conhecer a experiência de adolescentes em processo de inserção laboral. Participaram 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 16 anos, em contrato de aprendizagem em empresa pública. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário biosociodemográfico e grupos focais. Criaram-se quatro categorias temáticas: ser adolescente, aprendiz versus trabalhador, significado do trabalho e futuro profissional. Constatouse indiferenciação entre os papéis de trabalhador e aprendiz. A experiência de aprendizagem foi percebida como situação privilegiada para a formação profissional. Expectativas acerca do futuro laboral revelaram insegurança e desinformação quanto ao mercado de trabalho. Evidenciou-se a importância da experiência para a construção da identidade de trabalhador e da realização de programas de acompanhamento junto a adolescentes aprendizes.
id UFRGS-2_5f19d7f63d3e295975c7a1f1a07dc6d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20905
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Amazarray, Mayte RayaDutra-Thomé, LucianaSouza, Ana Paula Lazzaretti dePoletto, MicheleKoller, Silvia Helena2010-04-16T09:17:08Z20090102-3772http://hdl.handle.net/10183/20905000731006Este estudo objetivou conhecer a experiência de adolescentes em processo de inserção laboral. Participaram 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 16 anos, em contrato de aprendizagem em empresa pública. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário biosociodemográfico e grupos focais. Criaram-se quatro categorias temáticas: ser adolescente, aprendiz versus trabalhador, significado do trabalho e futuro profissional. Constatouse indiferenciação entre os papéis de trabalhador e aprendiz. A experiência de aprendizagem foi percebida como situação privilegiada para a formação profissional. Expectativas acerca do futuro laboral revelaram insegurança e desinformação quanto ao mercado de trabalho. Evidenciou-se a importância da experiência para a construção da identidade de trabalhador e da realização de programas de acompanhamento junto a adolescentes aprendizes.This study aimed to know the experience of adolescents in labor insertion process. The participants were 10 adolescents of both sexes, aged 15 and 16 years old, with an apprenticeship contract at a public enterprise. It was used a qualitative approach, with the application of a biosociodemographic questionnaire and focal groups. Four thematic categories were created: being adolescent, apprentice versus worker, meaning of work and professional future. The results revealed fusion between the worker and apprentice roles. The experience of apprenticeship was perceived as a privileged practice for professional training. Expectancies about the professional future revealed insecurity and lack of information related to labor market. This study showed the importance of the experience of apprenticeship to build worker identities and of counseling programs for adolescents.application/pdfporPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 25, n. 3 (jul./set. 2009), p. 329-338.Trabalho de menoresApprentice adolescentWork and youthLabor insertionAprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagemApprentice versus worker: adolescents in apprenticeship process info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000731006.pdf000731006.pdfTexto completoapplication/pdf332284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20905/1/000731006.pdfa120ceff7408b4e790f5236cc8c6fcadMD51TEXT000731006.pdf.txt000731006.pdf.txtExtracted Texttext/plain58698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20905/2/000731006.pdf.txt5a27459edbde7be2b4b1dff8416df4d5MD52THUMBNAIL000731006.pdf.jpg000731006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20905/3/000731006.pdf.jpg7663eb4eb1537fd9eff0942d4efec13dMD5310183/209052018-10-08 09:17:43.68oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:17:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Apprentice versus worker: adolescents in apprenticeship process
title Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem
spellingShingle Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem
Amazarray, Mayte Raya
Trabalho de menores
Apprentice adolescent
Work and youth
Labor insertion
title_short Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem
title_full Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem
title_fullStr Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem
title_sort Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem
author Amazarray, Mayte Raya
author_facet Amazarray, Mayte Raya
Dutra-Thomé, Luciana
Souza, Ana Paula Lazzaretti de
Poletto, Michele
Koller, Silvia Helena
author_role author
author2 Dutra-Thomé, Luciana
Souza, Ana Paula Lazzaretti de
Poletto, Michele
Koller, Silvia Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amazarray, Mayte Raya
Dutra-Thomé, Luciana
Souza, Ana Paula Lazzaretti de
Poletto, Michele
Koller, Silvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de menores
topic Trabalho de menores
Apprentice adolescent
Work and youth
Labor insertion
dc.subject.eng.fl_str_mv Apprentice adolescent
Work and youth
Labor insertion
description Este estudo objetivou conhecer a experiência de adolescentes em processo de inserção laboral. Participaram 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 16 anos, em contrato de aprendizagem em empresa pública. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário biosociodemográfico e grupos focais. Criaram-se quatro categorias temáticas: ser adolescente, aprendiz versus trabalhador, significado do trabalho e futuro profissional. Constatouse indiferenciação entre os papéis de trabalhador e aprendiz. A experiência de aprendizagem foi percebida como situação privilegiada para a formação profissional. Expectativas acerca do futuro laboral revelaram insegurança e desinformação quanto ao mercado de trabalho. Evidenciou-se a importância da experiência para a construção da identidade de trabalhador e da realização de programas de acompanhamento junto a adolescentes aprendizes.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:17:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20905
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-3772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000731006
identifier_str_mv 0102-3772
000731006
url http://hdl.handle.net/10183/20905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 25, n. 3 (jul./set. 2009), p. 329-338.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20905/1/000731006.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20905/2/000731006.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20905/3/000731006.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a120ceff7408b4e790f5236cc8c6fcad
5a27459edbde7be2b4b1dff8416df4d5
7663eb4eb1537fd9eff0942d4efec13d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447405423755264