Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albrecht, Daniela Alcebíades da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35695
Resumo: Este trabalho descreve e analisa a prática realizada durante o estágio curricular do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura Modalidade a Distância da UFRGS, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A preocupação central, ao longo do estágio, foi incrementar o interesse dos alunos por sua própria aprendizagem e desenvolver sua autonomia. A observação e exploração do entorno, a disposição para ouvir as curiosidades dos alunos, a construção conjunta de regras de convivência e o uso integrado de diferentes mídias foram estratégias experimentadas para atingir estes objetivos. Isso significou abrir a grade programática para incluir temas, objetos e curiosidades trazidos pelos alunos e coordená-los com os conteúdos previstos, no planejamento escolar para este nível de escolaridade. A prática e as análises realizadas tiveram como base as idéias de Jean Piaget e Paulo Freire, dentre outros autores. A descrição das atividades apoiou-se nos registros feitos no diário de campo do estágio. Foi possível perceber que a participação dos alunos nas atividades realizadas aprimorou seu interesse em conhecer o lugar em que vivem e os seres vivos que dele fazem parte. Também foi possível observar o desenvolvimento da capacidade de participação dos alunos nas discussões realizadas no decorrer das atividades, pois a oportunidade de trazer para sala de aula assuntos que fazem parte do seu meio social e familiar ajudou-os a se tornarem mais críticos e participativos nos debates. Este conjunto de ações também oportunizou o desenvolvimento da autonomia dos alunos, que passaram a trazer objetos para a sala de aula que poderiam interessar o grupo.
id UFRGS-2_5f2157b13f1b0f62a134fea0bd1eae16
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35695
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Albrecht, Daniela Alcebíades da SilvaCosta, Iris Elisabeth TempelAragón de Nevado, Rosane2011-12-20T01:19:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/35695000795009Este trabalho descreve e analisa a prática realizada durante o estágio curricular do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura Modalidade a Distância da UFRGS, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A preocupação central, ao longo do estágio, foi incrementar o interesse dos alunos por sua própria aprendizagem e desenvolver sua autonomia. A observação e exploração do entorno, a disposição para ouvir as curiosidades dos alunos, a construção conjunta de regras de convivência e o uso integrado de diferentes mídias foram estratégias experimentadas para atingir estes objetivos. Isso significou abrir a grade programática para incluir temas, objetos e curiosidades trazidos pelos alunos e coordená-los com os conteúdos previstos, no planejamento escolar para este nível de escolaridade. A prática e as análises realizadas tiveram como base as idéias de Jean Piaget e Paulo Freire, dentre outros autores. A descrição das atividades apoiou-se nos registros feitos no diário de campo do estágio. Foi possível perceber que a participação dos alunos nas atividades realizadas aprimorou seu interesse em conhecer o lugar em que vivem e os seres vivos que dele fazem parte. Também foi possível observar o desenvolvimento da capacidade de participação dos alunos nas discussões realizadas no decorrer das atividades, pois a oportunidade de trazer para sala de aula assuntos que fazem parte do seu meio social e familiar ajudou-os a se tornarem mais críticos e participativos nos debates. Este conjunto de ações também oportunizou o desenvolvimento da autonomia dos alunos, que passaram a trazer objetos para a sala de aula que poderiam interessar o grupo.application/pdfporConstrução do conhecimentoAutonomiaMediaçãoObservação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795009.pdf.txt000795009.pdf.txtExtracted Texttext/plain75834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35695/2/000795009.pdf.txtec33c765af7877fa9b23f72049528732MD52ORIGINAL000795009.pdf000795009.pdfTexto completoapplication/pdf655138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35695/1/000795009.pdf8b592a57930820cd733a7222e7bbefa8MD51THUMBNAIL000795009.pdf.jpg000795009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35695/3/000795009.pdf.jpge26e0163b866dc4f6653c29feb226db0MD5310183/356952018-10-08 08:10:50.029oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35695Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:10:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos
title Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos
spellingShingle Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos
Albrecht, Daniela Alcebíades da Silva
Construção do conhecimento
Autonomia
Mediação
title_short Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos
title_full Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos
title_fullStr Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos
title_full_unstemmed Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos
title_sort Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos
author Albrecht, Daniela Alcebíades da Silva
author_facet Albrecht, Daniela Alcebíades da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albrecht, Daniela Alcebíades da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Iris Elisabeth Tempel
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aragón de Nevado, Rosane
contributor_str_mv Costa, Iris Elisabeth Tempel
Aragón de Nevado, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento
Autonomia
Mediação
topic Construção do conhecimento
Autonomia
Mediação
description Este trabalho descreve e analisa a prática realizada durante o estágio curricular do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura Modalidade a Distância da UFRGS, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A preocupação central, ao longo do estágio, foi incrementar o interesse dos alunos por sua própria aprendizagem e desenvolver sua autonomia. A observação e exploração do entorno, a disposição para ouvir as curiosidades dos alunos, a construção conjunta de regras de convivência e o uso integrado de diferentes mídias foram estratégias experimentadas para atingir estes objetivos. Isso significou abrir a grade programática para incluir temas, objetos e curiosidades trazidos pelos alunos e coordená-los com os conteúdos previstos, no planejamento escolar para este nível de escolaridade. A prática e as análises realizadas tiveram como base as idéias de Jean Piaget e Paulo Freire, dentre outros autores. A descrição das atividades apoiou-se nos registros feitos no diário de campo do estágio. Foi possível perceber que a participação dos alunos nas atividades realizadas aprimorou seu interesse em conhecer o lugar em que vivem e os seres vivos que dele fazem parte. Também foi possível observar o desenvolvimento da capacidade de participação dos alunos nas discussões realizadas no decorrer das atividades, pois a oportunidade de trazer para sala de aula assuntos que fazem parte do seu meio social e familiar ajudou-os a se tornarem mais críticos e participativos nos debates. Este conjunto de ações também oportunizou o desenvolvimento da autonomia dos alunos, que passaram a trazer objetos para a sala de aula que poderiam interessar o grupo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35695
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795009
url http://hdl.handle.net/10183/35695
identifier_str_mv 000795009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35695/2/000795009.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35695/1/000795009.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35695/3/000795009.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec33c765af7877fa9b23f72049528732
8b592a57930820cd733a7222e7bbefa8
e26e0163b866dc4f6653c29feb226db0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419121561600