É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiana Cleide da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39555
Resumo: O presente trabalho mostrará como é possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos da educação infantil na idade de quatro a cinco anos de uma escola pública da rede municipal do município de Sapiranga através do trabalho com Projeto de Aprendizagem. Apresentará a importância da participação ativa do aluno, uma sala de aula onde se aprende através da pesquisa, onde acontece a troca de aprendizagem e o diálogo é extremamente importante para a construção do conhecimento, o aluno deve ter a liberdade de dialogar com os colegas e educador, possibilitando a troca de informações e a construção de um ser crítico e com autonomia para trilhar seus caminhos. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Freire, Hernández, Becker e outros que contribuíram para uma educação mais construtivista em nossas escolas.
id UFRGS-2_306f623b88ff6a6c182662db05f48cbd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39555
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Tatiana Cleide daKaercher, Gládis Elise Pereira da Silva2012-04-25T01:23:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/39555000825453O presente trabalho mostrará como é possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos da educação infantil na idade de quatro a cinco anos de uma escola pública da rede municipal do município de Sapiranga através do trabalho com Projeto de Aprendizagem. Apresentará a importância da participação ativa do aluno, uma sala de aula onde se aprende através da pesquisa, onde acontece a troca de aprendizagem e o diálogo é extremamente importante para a construção do conhecimento, o aluno deve ter a liberdade de dialogar com os colegas e educador, possibilitando a troca de informações e a construção de um ser crítico e com autonomia para trilhar seus caminhos. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Freire, Hernández, Becker e outros que contribuíram para uma educação mais construtivista em nossas escolas.application/pdfporConstrução do conhecimentoAutonomiatroca de conhecimentoEducação infantilÉ possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000825453.pdf.txt000825453.pdf.txtExtracted Texttext/plain78834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39555/2/000825453.pdf.txt63472d6fe967f6b271a383fe9ef6bbd5MD52ORIGINAL000825453.pdf000825453.pdfTexto completoapplication/pdf501485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39555/1/000825453.pdf1508d74e91246c637c6526b7202b300eMD51THUMBNAIL000825453.pdf.jpg000825453.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39555/3/000825453.pdf.jpg08cc30c35f8679973a6bfa208d36dfeaMD5310183/395552018-10-10 08:17:36.744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39555Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos?
title É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos?
spellingShingle É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos?
Silva, Tatiana Cleide da
Construção do conhecimento
Autonomia
troca de conhecimento
Educação infantil
title_short É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos?
title_full É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos?
title_fullStr É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos?
title_full_unstemmed É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos?
title_sort É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos?
author Silva, Tatiana Cleide da
author_facet Silva, Tatiana Cleide da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tatiana Cleide da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
contributor_str_mv Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento
Autonomia
troca de conhecimento
Educação infantil
topic Construção do conhecimento
Autonomia
troca de conhecimento
Educação infantil
description O presente trabalho mostrará como é possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos da educação infantil na idade de quatro a cinco anos de uma escola pública da rede municipal do município de Sapiranga através do trabalho com Projeto de Aprendizagem. Apresentará a importância da participação ativa do aluno, uma sala de aula onde se aprende através da pesquisa, onde acontece a troca de aprendizagem e o diálogo é extremamente importante para a construção do conhecimento, o aluno deve ter a liberdade de dialogar com os colegas e educador, possibilitando a troca de informações e a construção de um ser crítico e com autonomia para trilhar seus caminhos. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Freire, Hernández, Becker e outros que contribuíram para uma educação mais construtivista em nossas escolas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-25T01:23:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000825453
url http://hdl.handle.net/10183/39555
identifier_str_mv 000825453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39555/2/000825453.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39555/1/000825453.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39555/3/000825453.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 63472d6fe967f6b271a383fe9ef6bbd5
1508d74e91246c637c6526b7202b300e
08cc30c35f8679973a6bfa208d36dfea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224427683184640