Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35695 |
Resumo: | Este trabalho descreve e analisa a prática realizada durante o estágio curricular do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura Modalidade a Distância da UFRGS, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A preocupação central, ao longo do estágio, foi incrementar o interesse dos alunos por sua própria aprendizagem e desenvolver sua autonomia. A observação e exploração do entorno, a disposição para ouvir as curiosidades dos alunos, a construção conjunta de regras de convivência e o uso integrado de diferentes mídias foram estratégias experimentadas para atingir estes objetivos. Isso significou abrir a grade programática para incluir temas, objetos e curiosidades trazidos pelos alunos e coordená-los com os conteúdos previstos, no planejamento escolar para este nível de escolaridade. A prática e as análises realizadas tiveram como base as idéias de Jean Piaget e Paulo Freire, dentre outros autores. A descrição das atividades apoiou-se nos registros feitos no diário de campo do estágio. Foi possível perceber que a participação dos alunos nas atividades realizadas aprimorou seu interesse em conhecer o lugar em que vivem e os seres vivos que dele fazem parte. Também foi possível observar o desenvolvimento da capacidade de participação dos alunos nas discussões realizadas no decorrer das atividades, pois a oportunidade de trazer para sala de aula assuntos que fazem parte do seu meio social e familiar ajudou-os a se tornarem mais críticos e participativos nos debates. Este conjunto de ações também oportunizou o desenvolvimento da autonomia dos alunos, que passaram a trazer objetos para a sala de aula que poderiam interessar o grupo. |
id |
UFRGS-2_5f2157b13f1b0f62a134fea0bd1eae16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35695 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Albrecht, Daniela Alcebíades da SilvaCosta, Iris Elisabeth TempelAragón de Nevado, Rosane2011-12-20T01:19:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/35695000795009Este trabalho descreve e analisa a prática realizada durante o estágio curricular do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura Modalidade a Distância da UFRGS, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A preocupação central, ao longo do estágio, foi incrementar o interesse dos alunos por sua própria aprendizagem e desenvolver sua autonomia. A observação e exploração do entorno, a disposição para ouvir as curiosidades dos alunos, a construção conjunta de regras de convivência e o uso integrado de diferentes mídias foram estratégias experimentadas para atingir estes objetivos. Isso significou abrir a grade programática para incluir temas, objetos e curiosidades trazidos pelos alunos e coordená-los com os conteúdos previstos, no planejamento escolar para este nível de escolaridade. A prática e as análises realizadas tiveram como base as idéias de Jean Piaget e Paulo Freire, dentre outros autores. A descrição das atividades apoiou-se nos registros feitos no diário de campo do estágio. Foi possível perceber que a participação dos alunos nas atividades realizadas aprimorou seu interesse em conhecer o lugar em que vivem e os seres vivos que dele fazem parte. Também foi possível observar o desenvolvimento da capacidade de participação dos alunos nas discussões realizadas no decorrer das atividades, pois a oportunidade de trazer para sala de aula assuntos que fazem parte do seu meio social e familiar ajudou-os a se tornarem mais críticos e participativos nos debates. Este conjunto de ações também oportunizou o desenvolvimento da autonomia dos alunos, que passaram a trazer objetos para a sala de aula que poderiam interessar o grupo.application/pdfporConstrução do conhecimentoAutonomiaMediaçãoObservação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795009.pdf.txt000795009.pdf.txtExtracted Texttext/plain75834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35695/2/000795009.pdf.txtec33c765af7877fa9b23f72049528732MD52ORIGINAL000795009.pdf000795009.pdfTexto completoapplication/pdf655138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35695/1/000795009.pdf8b592a57930820cd733a7222e7bbefa8MD51THUMBNAIL000795009.pdf.jpg000795009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35695/3/000795009.pdf.jpge26e0163b866dc4f6653c29feb226db0MD5310183/356952018-10-08 08:10:50.029oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35695Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:10:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos |
title |
Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos |
spellingShingle |
Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos Albrecht, Daniela Alcebíades da Silva Construção do conhecimento Autonomia Mediação |
title_short |
Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos |
title_full |
Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos |
title_fullStr |
Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos |
title_full_unstemmed |
Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos |
title_sort |
Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos |
author |
Albrecht, Daniela Alcebíades da Silva |
author_facet |
Albrecht, Daniela Alcebíades da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albrecht, Daniela Alcebíades da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Iris Elisabeth Tempel |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Aragón de Nevado, Rosane |
contributor_str_mv |
Costa, Iris Elisabeth Tempel Aragón de Nevado, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção do conhecimento Autonomia Mediação |
topic |
Construção do conhecimento Autonomia Mediação |
description |
Este trabalho descreve e analisa a prática realizada durante o estágio curricular do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura Modalidade a Distância da UFRGS, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A preocupação central, ao longo do estágio, foi incrementar o interesse dos alunos por sua própria aprendizagem e desenvolver sua autonomia. A observação e exploração do entorno, a disposição para ouvir as curiosidades dos alunos, a construção conjunta de regras de convivência e o uso integrado de diferentes mídias foram estratégias experimentadas para atingir estes objetivos. Isso significou abrir a grade programática para incluir temas, objetos e curiosidades trazidos pelos alunos e coordená-los com os conteúdos previstos, no planejamento escolar para este nível de escolaridade. A prática e as análises realizadas tiveram como base as idéias de Jean Piaget e Paulo Freire, dentre outros autores. A descrição das atividades apoiou-se nos registros feitos no diário de campo do estágio. Foi possível perceber que a participação dos alunos nas atividades realizadas aprimorou seu interesse em conhecer o lugar em que vivem e os seres vivos que dele fazem parte. Também foi possível observar o desenvolvimento da capacidade de participação dos alunos nas discussões realizadas no decorrer das atividades, pois a oportunidade de trazer para sala de aula assuntos que fazem parte do seu meio social e familiar ajudou-os a se tornarem mais críticos e participativos nos debates. Este conjunto de ações também oportunizou o desenvolvimento da autonomia dos alunos, que passaram a trazer objetos para a sala de aula que poderiam interessar o grupo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35695 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000795009 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35695 |
identifier_str_mv |
000795009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35695/2/000795009.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35695/1/000795009.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35695/3/000795009.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec33c765af7877fa9b23f72049528732 8b592a57930820cd733a7222e7bbefa8 e26e0163b866dc4f6653c29feb226db0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447069079371776 |