Rádio contemporâneo : o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196804 |
Resumo: | Reflexão sobre o rádio na contemporaneidade face aos desafios provocados pelas redes sociais e pela aparente perda de influência dos meios de comunicação tradicionais em relação a grupos de compartilhamento de conteúdo nos quais proliferam alta quantidade das chamadas fake news. Amparada na economia política da comunicação, procura trabalhar com os conceitos de fase da multiplicidade da oferta (BRITTOS, 2002) e rádio expandido (KISCHI-NHEVSKY, 2016), levantando questionamentos a respeito do meio e do atual modelo de negócio hegemônico nas emissoras do Brasil. Considera ainda o crescimento dos conteúdos de áudio – em especial, na forma de podcasts – no cenário dos meios de comunicação convencionais. |
id |
UFRGS-2_5f5475ad9213c007a5aec9715bf3166e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196804 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferraretto, Luiz Artur2019-07-11T02:35:26Z20191518-2487http://hdl.handle.net/10183/196804001097037Reflexão sobre o rádio na contemporaneidade face aos desafios provocados pelas redes sociais e pela aparente perda de influência dos meios de comunicação tradicionais em relação a grupos de compartilhamento de conteúdo nos quais proliferam alta quantidade das chamadas fake news. Amparada na economia política da comunicação, procura trabalhar com os conceitos de fase da multiplicidade da oferta (BRITTOS, 2002) e rádio expandido (KISCHI-NHEVSKY, 2016), levantando questionamentos a respeito do meio e do atual modelo de negócio hegemônico nas emissoras do Brasil. Considera ainda o crescimento dos conteúdos de áudio – em especial, na forma de podcasts – no cenário dos meios de comunicação convencionais.Reflection about radio in the contemporanity facing the challenges caused by social networks and the apparent loss of influence of traditional media in relation to groups of content sharing in which they proliferate high quantity of fake news. Supported in the political economy of communication, seeks to work with the concepts of phase of the multiplicity of supply (BRITTOS, 2002) and expanded radio (KISCHINHEVSKY, 2016), raising questions regarding the medium and the current business model hegemonic in Brazil’s broadcasters. It also considers the growth of audio content – in particular, in the form of podcasts – in the conventional communicational scenario.Reflexión sobre la radio en la contemporaneidad bajo los retos causados por las redes sociales y la aparente pérdida de influencia de los medios de comunicación tradicionales en relación con los grupos de intercambio de contenido en los que proliferan alta cuantidad de las llamadas fake news. Apoyada en la economía política de la comunicación, busca trabajar con los conceptos de fase de la multiplicidad de oferta (BRITTOS, 2002) y radio ampliada (KISCHINHEVSKY, 2016), planteando preguntas sobre el medio y el actual modelo de negocio hegemónico en las emisoras de Brasil. También considera el crecimiento de los otros contenidos de audio – en particular, en forma de podcasts – en el escenario comunicacional de los medios de comunicación convencionales.application/pdfporEptic On Line : Revista Eletrônica Internacional de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação. São Cristóvão, SE : UFS. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 154-170Rádio (Comunicação)Rádio online (Comunicação)Cultura da convergênciaEconomia política da comunicaçãoAudioExpanded radioMultiplicity of supplyBusiness modelReference powerAudioRadio ampliadaMultiplicidad de la ofertaModelo de negocioPotencia de referenciaRádio contemporâneo : o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensãoRadio contemporánea : el modelo de negocio y la potencia de referencia del medio bajo tensiónContemporary radio : the business model and the reference power of the medium under pressureinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097037.pdf.txt001097037.pdf.txtExtracted Texttext/plain49436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196804/2/001097037.pdf.txt55fdb28e89f60154ee86e1bf23afdb8fMD52ORIGINAL001097037.pdfTexto completoapplication/pdf1455365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196804/1/001097037.pdff70965271f0fa7167b5c066bfceba9ecMD5110183/1968042024-10-18 06:56:55.662482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196804Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-18T09:56:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rádio contemporâneo : o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensão |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Radio contemporánea : el modelo de negocio y la potencia de referencia del medio bajo tensión |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Contemporary radio : the business model and the reference power of the medium under pressure |
title |
Rádio contemporâneo : o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensão |
spellingShingle |
Rádio contemporâneo : o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensão Ferraretto, Luiz Artur Rádio (Comunicação) Rádio online (Comunicação) Cultura da convergência Economia política da comunicação Audio Expanded radio Multiplicity of supply Business model Reference power Audio Radio ampliada Multiplicidad de la oferta Modelo de negocio Potencia de referencia |
title_short |
Rádio contemporâneo : o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensão |
title_full |
Rádio contemporâneo : o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensão |
title_fullStr |
Rádio contemporâneo : o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensão |
title_full_unstemmed |
Rádio contemporâneo : o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensão |
title_sort |
Rádio contemporâneo : o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensão |
author |
Ferraretto, Luiz Artur |
author_facet |
Ferraretto, Luiz Artur |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraretto, Luiz Artur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rádio (Comunicação) Rádio online (Comunicação) Cultura da convergência Economia política da comunicação |
topic |
Rádio (Comunicação) Rádio online (Comunicação) Cultura da convergência Economia política da comunicação Audio Expanded radio Multiplicity of supply Business model Reference power Audio Radio ampliada Multiplicidad de la oferta Modelo de negocio Potencia de referencia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Audio Expanded radio Multiplicity of supply Business model Reference power |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Audio Radio ampliada Multiplicidad de la oferta Modelo de negocio Potencia de referencia |
description |
Reflexão sobre o rádio na contemporaneidade face aos desafios provocados pelas redes sociais e pela aparente perda de influência dos meios de comunicação tradicionais em relação a grupos de compartilhamento de conteúdo nos quais proliferam alta quantidade das chamadas fake news. Amparada na economia política da comunicação, procura trabalhar com os conceitos de fase da multiplicidade da oferta (BRITTOS, 2002) e rádio expandido (KISCHI-NHEVSKY, 2016), levantando questionamentos a respeito do meio e do atual modelo de negócio hegemônico nas emissoras do Brasil. Considera ainda o crescimento dos conteúdos de áudio – em especial, na forma de podcasts – no cenário dos meios de comunicação convencionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-11T02:35:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196804 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-2487 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001097037 |
identifier_str_mv |
1518-2487 001097037 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Eptic On Line : Revista Eletrônica Internacional de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação. São Cristóvão, SE : UFS. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 154-170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196804/2/001097037.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196804/1/001097037.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55fdb28e89f60154ee86e1bf23afdb8f f70965271f0fa7167b5c066bfceba9ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447690694098944 |