O planejamento como prática indispensável para ressignificar e dar sentido ao trabalho das professoras junto à educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Graciela da Silva Meirelles
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25243
Resumo: Este trabalho analisa a importância do planejamento pedagógico para um processo ensino/aprendizagem efetivo. Ao longo do texto, apresenta-se uma reflexão fundamentada nos escritos de FREIRE, GANDIN, MANATA, FONSECA, SOARES, entre outros autores, pois se acredita que uma prática progressista e engajada se materializa também no planejamento didático pedagógico, o qual é capaz de ressignificar e dar sentido ao trabalho dos professores junto à EJA. O foco do estudo são as práticas das professoras das totalidades iniciais da EJA de uma escola pública municipal de Sapucaia do Sul onde foi realizado o estágio curricular de docência do 7º semestre do curso de Pedagogia. Práticas investigadas sob a perspectiva da dialética materialista histórica, entendendo o planejamento no trabalho docente como síntese de múltiplas determinações. Neste sentido o trabalho busca, além de identificar os fatores que interferem no planejamento didático pedagógico, salientar a imprescindibilidade do seu teor político para que se conquiste ganhos de consciência (HARA, 1991) com os estudantes da EJA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa e a partir da análise verificaram-se que diversos fatores, como a formação das professoras, a disponibilidade de tempo para o planejamento, as condições de trabalho dessas profissionais e a relevância atribuída por elas ao planejamento pedagógico no trabalho docente interferem significativamente no ato de planejar.
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