O planejamento como prática indispensável para ressignificar e dar sentido ao trabalho das professoras junto à educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25243 |
Resumo: | Este trabalho analisa a importância do planejamento pedagógico para um processo ensino/aprendizagem efetivo. Ao longo do texto, apresenta-se uma reflexão fundamentada nos escritos de FREIRE, GANDIN, MANATA, FONSECA, SOARES, entre outros autores, pois se acredita que uma prática progressista e engajada se materializa também no planejamento didático pedagógico, o qual é capaz de ressignificar e dar sentido ao trabalho dos professores junto à EJA. O foco do estudo são as práticas das professoras das totalidades iniciais da EJA de uma escola pública municipal de Sapucaia do Sul onde foi realizado o estágio curricular de docência do 7º semestre do curso de Pedagogia. Práticas investigadas sob a perspectiva da dialética materialista histórica, entendendo o planejamento no trabalho docente como síntese de múltiplas determinações. Neste sentido o trabalho busca, além de identificar os fatores que interferem no planejamento didático pedagógico, salientar a imprescindibilidade do seu teor político para que se conquiste ganhos de consciência (HARA, 1991) com os estudantes da EJA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa e a partir da análise verificaram-se que diversos fatores, como a formação das professoras, a disponibilidade de tempo para o planejamento, as condições de trabalho dessas profissionais e a relevância atribuída por elas ao planejamento pedagógico no trabalho docente interferem significativamente no ato de planejar. |
id |
UFRGS-2_5f7b3fa1c03b57a221f46fc83f0cdc53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25243 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Graciela da Silva MeirellesFonseca, Laura Souza2010-08-26T04:19:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/25243000752204Este trabalho analisa a importância do planejamento pedagógico para um processo ensino/aprendizagem efetivo. Ao longo do texto, apresenta-se uma reflexão fundamentada nos escritos de FREIRE, GANDIN, MANATA, FONSECA, SOARES, entre outros autores, pois se acredita que uma prática progressista e engajada se materializa também no planejamento didático pedagógico, o qual é capaz de ressignificar e dar sentido ao trabalho dos professores junto à EJA. O foco do estudo são as práticas das professoras das totalidades iniciais da EJA de uma escola pública municipal de Sapucaia do Sul onde foi realizado o estágio curricular de docência do 7º semestre do curso de Pedagogia. Práticas investigadas sob a perspectiva da dialética materialista histórica, entendendo o planejamento no trabalho docente como síntese de múltiplas determinações. Neste sentido o trabalho busca, além de identificar os fatores que interferem no planejamento didático pedagógico, salientar a imprescindibilidade do seu teor político para que se conquiste ganhos de consciência (HARA, 1991) com os estudantes da EJA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa e a partir da análise verificaram-se que diversos fatores, como a formação das professoras, a disponibilidade de tempo para o planejamento, as condições de trabalho dessas profissionais e a relevância atribuída por elas ao planejamento pedagógico no trabalho docente interferem significativamente no ato de planejar.application/pdfporEducação de jovens e adultosPrática docentePlanejamento educacionalO planejamento como prática indispensável para ressignificar e dar sentido ao trabalho das professoras junto à educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000752204.pdf000752204.pdfTexto completoapplication/pdf10262119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25243/1/000752204.pdf3ffbfb0092931015f46a7e60f0a9b652MD51TEXT000752204.pdf.txt000752204.pdf.txtExtracted Texttext/plain68881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25243/2/000752204.pdf.txtc53614de94d5310afae67d1e1f69a955MD52THUMBNAIL000752204.pdf.jpg000752204.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25243/3/000752204.pdf.jpgef5bf6eecc5e40258f1c8c2ba03441bbMD5310183/252432018-10-09 08:29:26.741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25243Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:29:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O planejamento como prática indispensável para ressignificar e dar sentido ao trabalho das professoras junto à educação de jovens e adultos |
title |
O planejamento como prática indispensável para ressignificar e dar sentido ao trabalho das professoras junto à educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
O planejamento como prática indispensável para ressignificar e dar sentido ao trabalho das professoras junto à educação de jovens e adultos Leite, Graciela da Silva Meirelles Educação de jovens e adultos Prática docente Planejamento educacional |
title_short |
O planejamento como prática indispensável para ressignificar e dar sentido ao trabalho das professoras junto à educação de jovens e adultos |
title_full |
O planejamento como prática indispensável para ressignificar e dar sentido ao trabalho das professoras junto à educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
O planejamento como prática indispensável para ressignificar e dar sentido ao trabalho das professoras junto à educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
O planejamento como prática indispensável para ressignificar e dar sentido ao trabalho das professoras junto à educação de jovens e adultos |
title_sort |
O planejamento como prática indispensável para ressignificar e dar sentido ao trabalho das professoras junto à educação de jovens e adultos |
author |
Leite, Graciela da Silva Meirelles |
author_facet |
Leite, Graciela da Silva Meirelles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Graciela da Silva Meirelles |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
contributor_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Prática docente Planejamento educacional |
topic |
Educação de jovens e adultos Prática docente Planejamento educacional |
description |
Este trabalho analisa a importância do planejamento pedagógico para um processo ensino/aprendizagem efetivo. Ao longo do texto, apresenta-se uma reflexão fundamentada nos escritos de FREIRE, GANDIN, MANATA, FONSECA, SOARES, entre outros autores, pois se acredita que uma prática progressista e engajada se materializa também no planejamento didático pedagógico, o qual é capaz de ressignificar e dar sentido ao trabalho dos professores junto à EJA. O foco do estudo são as práticas das professoras das totalidades iniciais da EJA de uma escola pública municipal de Sapucaia do Sul onde foi realizado o estágio curricular de docência do 7º semestre do curso de Pedagogia. Práticas investigadas sob a perspectiva da dialética materialista histórica, entendendo o planejamento no trabalho docente como síntese de múltiplas determinações. Neste sentido o trabalho busca, além de identificar os fatores que interferem no planejamento didático pedagógico, salientar a imprescindibilidade do seu teor político para que se conquiste ganhos de consciência (HARA, 1991) com os estudantes da EJA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa e a partir da análise verificaram-se que diversos fatores, como a formação das professoras, a disponibilidade de tempo para o planejamento, as condições de trabalho dessas profissionais e a relevância atribuída por elas ao planejamento pedagógico no trabalho docente interferem significativamente no ato de planejar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-26T04:19:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25243 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000752204 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25243 |
identifier_str_mv |
000752204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25243/1/000752204.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25243/2/000752204.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25243/3/000752204.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ffbfb0092931015f46a7e60f0a9b652 c53614de94d5310afae67d1e1f69a955 ef5bf6eecc5e40258f1c8c2ba03441bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224398068252672 |