Refinamento dos fatores motivacionais e estados de ânimo a partir do uso de mineração de dados educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221361 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma abordagem de Mineração de Dados Educacionais com o objetivo de identificar padrões de comportamento relacionados aos fatores motivacionais e aos estados de ânimo nas interações de alunos, em um ambiente virtual de aprendizagem. Para investigar esses padrões, aplicou-se o método de clusterização e utilizou-se o algoritmo K-means. Como resultado, obteve-se que a (des)motivação do aluno está diretamente relacionada com seu estado de ânimo, podendo sofrer alterações tanto positivas como negativas mediante o grau expresso nos fatores motivacionais de confiança, esforço e independência. |
id |
UFRGS-2_5f8d8b6236af1f9414c5ceced996ac75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221361 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barvinski, Carla AdrianaFerreira, Gislaine Rossetti MadureiraAkazaki, Jacqueline MayumiMachado, Letícia Sophia RochaLonghi, Magalí TeresinhaBehar, Patrícia AlejandraCazella, Silvio Cesar2021-05-21T04:45:03Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/221361001126095O presente artigo apresenta uma abordagem de Mineração de Dados Educacionais com o objetivo de identificar padrões de comportamento relacionados aos fatores motivacionais e aos estados de ânimo nas interações de alunos, em um ambiente virtual de aprendizagem. Para investigar esses padrões, aplicou-se o método de clusterização e utilizou-se o algoritmo K-means. Como resultado, obteve-se que a (des)motivação do aluno está diretamente relacionada com seu estado de ânimo, podendo sofrer alterações tanto positivas como negativas mediante o grau expresso nos fatores motivacionais de confiança, esforço e independência.This paper presents an Educational Data Mining approach to identify behavioral patterns related to motivational factors and moods in student interactions in a virtual learning environment. To investigate these patterns, the clustering method was applied and the K-means algorithm was used. As a result, it was found that the (dis) motivation of the student is directly related to their mood, and may undergo both positive and negative changes through the degree expressed in the motivational factors of confidence, effort and independence.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.3 (dez. 2019), p. 214-223Tecnologia educacionalEducational data miningMotivational factorsMoodsRefinamento dos fatores motivacionais e estados de ânimo a partir do uso de mineração de dados educacionaisRefinement of motivational factors and moods using educational data mining info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126095.pdf.txt001126095.pdf.txtExtracted Texttext/plain31854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221361/2/001126095.pdf.txtb03402b8be8de6bea3ab64791abe432fMD52ORIGINAL001126095.pdfTexto completoapplication/pdf2750316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221361/1/001126095.pdff800a082baf08f5b8ba07e394e71854bMD5110183/2213612024-01-27 06:02:20.408206oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221361Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:02:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Refinamento dos fatores motivacionais e estados de ânimo a partir do uso de mineração de dados educacionais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Refinement of motivational factors and moods using educational data mining |
title |
Refinamento dos fatores motivacionais e estados de ânimo a partir do uso de mineração de dados educacionais |
spellingShingle |
Refinamento dos fatores motivacionais e estados de ânimo a partir do uso de mineração de dados educacionais Barvinski, Carla Adriana Tecnologia educacional Educational data mining Motivational factors Moods |
title_short |
Refinamento dos fatores motivacionais e estados de ânimo a partir do uso de mineração de dados educacionais |
title_full |
Refinamento dos fatores motivacionais e estados de ânimo a partir do uso de mineração de dados educacionais |
title_fullStr |
Refinamento dos fatores motivacionais e estados de ânimo a partir do uso de mineração de dados educacionais |
title_full_unstemmed |
Refinamento dos fatores motivacionais e estados de ânimo a partir do uso de mineração de dados educacionais |
title_sort |
Refinamento dos fatores motivacionais e estados de ânimo a partir do uso de mineração de dados educacionais |
author |
Barvinski, Carla Adriana |
author_facet |
Barvinski, Carla Adriana Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Akazaki, Jacqueline Mayumi Machado, Letícia Sophia Rocha Longhi, Magalí Teresinha Behar, Patrícia Alejandra Cazella, Silvio Cesar |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Akazaki, Jacqueline Mayumi Machado, Letícia Sophia Rocha Longhi, Magalí Teresinha Behar, Patrícia Alejandra Cazella, Silvio Cesar |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barvinski, Carla Adriana Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Akazaki, Jacqueline Mayumi Machado, Letícia Sophia Rocha Longhi, Magalí Teresinha Behar, Patrícia Alejandra Cazella, Silvio Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia educacional Educational data mining Motivational factors Moods |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational data mining Motivational factors Moods |
description |
O presente artigo apresenta uma abordagem de Mineração de Dados Educacionais com o objetivo de identificar padrões de comportamento relacionados aos fatores motivacionais e aos estados de ânimo nas interações de alunos, em um ambiente virtual de aprendizagem. Para investigar esses padrões, aplicou-se o método de clusterização e utilizou-se o algoritmo K-means. Como resultado, obteve-se que a (des)motivação do aluno está diretamente relacionada com seu estado de ânimo, podendo sofrer alterações tanto positivas como negativas mediante o grau expresso nos fatores motivacionais de confiança, esforço e independência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-21T04:45:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221361 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126095 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001126095 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.3 (dez. 2019), p. 214-223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221361/2/001126095.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221361/1/001126095.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b03402b8be8de6bea3ab64791abe432f f800a082baf08f5b8ba07e394e71854b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447743198396416 |