O cálculo nas aulas de física da UFRGS : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santarosa, Maria Cecília Pereira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141075
Resumo: Este estudo é parte de um trabalho mais amplo cujo objetivo geral é investigar e desenvolver uma nova estratégia de ensino do Cálculo Diferencial e Integral I, específica para os alunos de graduação em Física, através de uma possível integração com o ensino da Física Geral e Experimental I. Com o objetivo específico de identificar situações-problema da Física que possam dar sentido aos conceitos matemáticos desenvolvidos no Cálculo I e de linguagens e notações que possam ser adotadas no ensino do Cálculo para favorecer o aprendizado da Física investigou-se, através de um estudo do tipo etnográfico, a forma como a Matemática é transposta nas aulas de Física Geral e Experimental I, em turmas dos Cursos de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao longo da investigação foram identificados problemas que corroboram aqueles apontados na literatura com relação ao processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas introdutórias dos Cursos de Física. Os resultados obtidos deverão subsidiar a elaboração de um material instrucional potencialmente significativo, a ser adotado numa fase posterior da pesquisa, onde será investigada a aprendizagem de conhecimentos declarativos e procedimentais em Física Básica Universitária a partir de um ensino que integra situações-problema da Física e conceitos matemáticos do Cálculo.
id UFRGS-2_5faac2284c4aea491d7a739d60886a5f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141075
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santarosa, Maria Cecília PereiraMoreira, Marco Antonio2016-05-14T02:07:39Z20111518-8795http://hdl.handle.net/10183/141075000990843Este estudo é parte de um trabalho mais amplo cujo objetivo geral é investigar e desenvolver uma nova estratégia de ensino do Cálculo Diferencial e Integral I, específica para os alunos de graduação em Física, através de uma possível integração com o ensino da Física Geral e Experimental I. Com o objetivo específico de identificar situações-problema da Física que possam dar sentido aos conceitos matemáticos desenvolvidos no Cálculo I e de linguagens e notações que possam ser adotadas no ensino do Cálculo para favorecer o aprendizado da Física investigou-se, através de um estudo do tipo etnográfico, a forma como a Matemática é transposta nas aulas de Física Geral e Experimental I, em turmas dos Cursos de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao longo da investigação foram identificados problemas que corroboram aqueles apontados na literatura com relação ao processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas introdutórias dos Cursos de Física. Os resultados obtidos deverão subsidiar a elaboração de um material instrucional potencialmente significativo, a ser adotado numa fase posterior da pesquisa, onde será investigada a aprendizagem de conhecimentos declarativos e procedimentais em Física Básica Universitária a partir de um ensino que integra situações-problema da Física e conceitos matemáticos do Cálculo.This study is part f a larger one whose general objective is to investigate and to develop a new strategy for teaching Differential and Integral Calculus I, specifically for physics majors, through a possible integration with the teaching of General and Experimental Physics I. With the specific objective of identifying physics problem-situations that may help in making sense of the mathematical concepts used in Calculus I, and languages and notations that might be used in the teaching of Calculus to favor physics learning, it was investigates, through an ethnographic study, the may mathematics is transposed to classes of General and Experimental Physics I, in classes of physics courses at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Some findings of this study confirmed those reported in the literature regarding the teaching and learning process in introductory college physics courses. These findings will subsidize the preparation of potentially meaningful instructional materials that will be used in a second stage of the research designed to investigate the learning of declarative and procedural knowledge in basic college physics under an approach that integrates problem-situation in physics and calculus mathematical concepts.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 16, n. 2 (ago. 2011), p. 317-351Ensino de fisica : Ensino superiorEnsino de matemáticaMétodos de ensinoDifferential and Integral Calculus IGeneral and Experimental Physics IProblem-situationsConceptsMathematical languages and notationsClassroom ethnographyO cálculo nas aulas de física da UFRGS : um estudo exploratórioCalculus in physics classes at UFRGS : an exploratory studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990843.pdf000990843.pdfTexto completoapplication/pdf398245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141075/1/000990843.pdf581be94593f01e68d94a75e2efd92f7aMD51TEXT000990843.pdf.txt000990843.pdf.txtExtracted Texttext/plain129263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141075/2/000990843.pdf.txtb11e73d578c4077f5dcdb65d1b581d6eMD52THUMBNAIL000990843.pdf.jpg000990843.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141075/3/000990843.pdf.jpg2568f7f66c84a550a5e27487e7db4cfdMD5310183/1410752022-02-22 05:10:11.57854oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141075Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:10:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cálculo nas aulas de física da UFRGS : um estudo exploratório
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Calculus in physics classes at UFRGS : an exploratory study
title O cálculo nas aulas de física da UFRGS : um estudo exploratório
spellingShingle O cálculo nas aulas de física da UFRGS : um estudo exploratório
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Ensino de fisica : Ensino superior
Ensino de matemática
Métodos de ensino
Differential and Integral Calculus I
General and Experimental Physics I
Problem-situations
Concepts
Mathematical languages and notations
Classroom ethnography
title_short O cálculo nas aulas de física da UFRGS : um estudo exploratório
title_full O cálculo nas aulas de física da UFRGS : um estudo exploratório
title_fullStr O cálculo nas aulas de física da UFRGS : um estudo exploratório
title_full_unstemmed O cálculo nas aulas de física da UFRGS : um estudo exploratório
title_sort O cálculo nas aulas de física da UFRGS : um estudo exploratório
author Santarosa, Maria Cecília Pereira
author_facet Santarosa, Maria Cecília Pereira
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santarosa, Maria Cecília Pereira
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de fisica : Ensino superior
Ensino de matemática
Métodos de ensino
topic Ensino de fisica : Ensino superior
Ensino de matemática
Métodos de ensino
Differential and Integral Calculus I
General and Experimental Physics I
Problem-situations
Concepts
Mathematical languages and notations
Classroom ethnography
dc.subject.eng.fl_str_mv Differential and Integral Calculus I
General and Experimental Physics I
Problem-situations
Concepts
Mathematical languages and notations
Classroom ethnography
description Este estudo é parte de um trabalho mais amplo cujo objetivo geral é investigar e desenvolver uma nova estratégia de ensino do Cálculo Diferencial e Integral I, específica para os alunos de graduação em Física, através de uma possível integração com o ensino da Física Geral e Experimental I. Com o objetivo específico de identificar situações-problema da Física que possam dar sentido aos conceitos matemáticos desenvolvidos no Cálculo I e de linguagens e notações que possam ser adotadas no ensino do Cálculo para favorecer o aprendizado da Física investigou-se, através de um estudo do tipo etnográfico, a forma como a Matemática é transposta nas aulas de Física Geral e Experimental I, em turmas dos Cursos de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao longo da investigação foram identificados problemas que corroboram aqueles apontados na literatura com relação ao processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas introdutórias dos Cursos de Física. Os resultados obtidos deverão subsidiar a elaboração de um material instrucional potencialmente significativo, a ser adotado numa fase posterior da pesquisa, onde será investigada a aprendizagem de conhecimentos declarativos e procedimentais em Física Básica Universitária a partir de um ensino que integra situações-problema da Física e conceitos matemáticos do Cálculo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-14T02:07:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141075
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8795
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990843
identifier_str_mv 1518-8795
000990843
url http://hdl.handle.net/10183/141075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 16, n. 2 (ago. 2011), p. 317-351
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141075/1/000990843.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141075/2/000990843.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141075/3/000990843.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 581be94593f01e68d94a75e2efd92f7a
b11e73d578c4077f5dcdb65d1b581d6e
2568f7f66c84a550a5e27487e7db4cfd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224899554967552