A construção do conceito de limite através da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Matheus Marques de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4163
Resumo: A matemática dos Limites funciona como o ponto chave da estrutura sob a qual todos os conceitos fundamentais do Cálculo estão construídos. No Ensino Superior o conceito de Limite é visto com bastante apreensão pelos estudantes, com isso acreditamos que a metodologia aplicada pelo professor e as lacunas advindas da Educação Básica, são alguns dos fatores que contribuem para o baixo rendimento na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Considerando-se essas lacunas, por parte dos estudantes, um dos objetivos deste trabalho consistiu em identificar os erros cometidos pelos estudantes a partir de suas atividades e avaliações. Nesta perspectiva, esta dissertação procura responder a seguinte questão: Como o estudo dos erros cometidos pelos estudantes pode ajudar no processo de ensino e de aprendizagem de Limite? Assim, procuramos respostas para essa questão ao coletarmos os dados (trabalhos e atividades) dos estudantes que estavam cursando a disciplina de CDI no ano de 2018 em uma Universidade Pública. Esta pesquisa teve caráter qualitativo e foi apoiada no Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic, cujo Modelo apresenta onze atividades. Os dados coletados se deram através dos registros produzidos pelos estudantes durante as aulas de CDI, por meio de diário de campo do professor-pesquisador, ao longo das aulas. A análise destes trabalhos e atividades evidenciou que a compreensão do conceito de Limite não é bem internalizada pelos estudantes, além disso, apontou que a não consolidação de aspectos algébricos do Ensino Básico são fatores que contribuem para um aproveitamento insatisfatório de uma parcela significativa dos estudantes. Esses resultados nos levaram a desenvolver uma proposta de ensino e aprendizagem de Limite fundamentada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, segundo Onuchic e Allevato (2011).
id UEPB_4cfa50d78a156aafc392f944de5c246c
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4163
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A construção do conceito de limite através da resolução de problemasCálculo Diferencial e IntegralLimitesEducação MatemáticaResolução de problemasMathematical educationProblem solvingDifferential and integral CalculusEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA matemática dos Limites funciona como o ponto chave da estrutura sob a qual todos os conceitos fundamentais do Cálculo estão construídos. No Ensino Superior o conceito de Limite é visto com bastante apreensão pelos estudantes, com isso acreditamos que a metodologia aplicada pelo professor e as lacunas advindas da Educação Básica, são alguns dos fatores que contribuem para o baixo rendimento na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Considerando-se essas lacunas, por parte dos estudantes, um dos objetivos deste trabalho consistiu em identificar os erros cometidos pelos estudantes a partir de suas atividades e avaliações. Nesta perspectiva, esta dissertação procura responder a seguinte questão: Como o estudo dos erros cometidos pelos estudantes pode ajudar no processo de ensino e de aprendizagem de Limite? Assim, procuramos respostas para essa questão ao coletarmos os dados (trabalhos e atividades) dos estudantes que estavam cursando a disciplina de CDI no ano de 2018 em uma Universidade Pública. Esta pesquisa teve caráter qualitativo e foi apoiada no Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic, cujo Modelo apresenta onze atividades. Os dados coletados se deram através dos registros produzidos pelos estudantes durante as aulas de CDI, por meio de diário de campo do professor-pesquisador, ao longo das aulas. A análise destes trabalhos e atividades evidenciou que a compreensão do conceito de Limite não é bem internalizada pelos estudantes, além disso, apontou que a não consolidação de aspectos algébricos do Ensino Básico são fatores que contribuem para um aproveitamento insatisfatório de uma parcela significativa dos estudantes. Esses resultados nos levaram a desenvolver uma proposta de ensino e aprendizagem de Limite fundamentada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, segundo Onuchic e Allevato (2011).The mathematics of the Limits functions as the key point in the structure under which all the fundamental concepts of Calculation are built. In Higher Education the concept of Limit is viewed with great apprehension by students, so we believe that the methodology applied by the teacher and the gaps arising from Elementary education are some of the factors that contribute to low performance in the discipline of Differential and Integral Calculus (CDI). Considering these gaps, on the part of students, one of the objectives of this work was to identify the mistakes made by students from their activities and evaluations. From this perspective, this dissertation seeks to answer the following question: How can the study of the mistakes made by the students help in the process of teaching and learning of the limit? Thus, we sought answers to this question when collecting the data (works and activities) of the students who were studying the discipline of Differential and Integral Calculus in the year 2018 at a Public University. This survey was qualitative in nature and was supported by the Romberg-Onuchic Methodological Model, whose Model features eleven activities. The data collected were obtained from the records produced by the students during Differential and Integral Calculus classes, through the teacher-researcher's field diary, throughout the classes. Analysis of these works and activities showed that the understanding of the concept of limits is not well internalized by the students, and also pointed out that the lack of consolidation of algebraic aspects of Elementary education are factors that contribute to the unsatisfactory performance of a significant portion of the students. These results led us to develop a proposal for teaching and learning the limit based on the Teaching-Learning Methodology-Assessment through Problem-Solving, according to Onuchic and Allevato (2011).Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMHuanca, Roger Ruben Huaman21356792839Andrade, Silvânio da43807631534Souza, Pammella Queiroz de07254126401Araújo, Matheus Marques de2022-02-24T19:06:41Z2020-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Matheus Marques de. A construção do conceito de limite através da resolução de problemas. 2020. 146f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-24T19:06:41Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4163Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-24T19:06:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conceito de limite através da resolução de problemas
title A construção do conceito de limite através da resolução de problemas
spellingShingle A construção do conceito de limite através da resolução de problemas
Araújo, Matheus Marques de
Cálculo Diferencial e Integral
Limites
Educação Matemática
Resolução de problemas
Mathematical education
Problem solving
Differential and integral Calculus
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A construção do conceito de limite através da resolução de problemas
title_full A construção do conceito de limite através da resolução de problemas
title_fullStr A construção do conceito de limite através da resolução de problemas
title_full_unstemmed A construção do conceito de limite através da resolução de problemas
title_sort A construção do conceito de limite através da resolução de problemas
author Araújo, Matheus Marques de
author_facet Araújo, Matheus Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Huanca, Roger Ruben Huaman
21356792839
Andrade, Silvânio da
43807631534
Souza, Pammella Queiroz de
07254126401
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Matheus Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo Diferencial e Integral
Limites
Educação Matemática
Resolução de problemas
Mathematical education
Problem solving
Differential and integral Calculus
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Cálculo Diferencial e Integral
Limites
Educação Matemática
Resolução de problemas
Mathematical education
Problem solving
Differential and integral Calculus
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A matemática dos Limites funciona como o ponto chave da estrutura sob a qual todos os conceitos fundamentais do Cálculo estão construídos. No Ensino Superior o conceito de Limite é visto com bastante apreensão pelos estudantes, com isso acreditamos que a metodologia aplicada pelo professor e as lacunas advindas da Educação Básica, são alguns dos fatores que contribuem para o baixo rendimento na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Considerando-se essas lacunas, por parte dos estudantes, um dos objetivos deste trabalho consistiu em identificar os erros cometidos pelos estudantes a partir de suas atividades e avaliações. Nesta perspectiva, esta dissertação procura responder a seguinte questão: Como o estudo dos erros cometidos pelos estudantes pode ajudar no processo de ensino e de aprendizagem de Limite? Assim, procuramos respostas para essa questão ao coletarmos os dados (trabalhos e atividades) dos estudantes que estavam cursando a disciplina de CDI no ano de 2018 em uma Universidade Pública. Esta pesquisa teve caráter qualitativo e foi apoiada no Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic, cujo Modelo apresenta onze atividades. Os dados coletados se deram através dos registros produzidos pelos estudantes durante as aulas de CDI, por meio de diário de campo do professor-pesquisador, ao longo das aulas. A análise destes trabalhos e atividades evidenciou que a compreensão do conceito de Limite não é bem internalizada pelos estudantes, além disso, apontou que a não consolidação de aspectos algébricos do Ensino Básico são fatores que contribuem para um aproveitamento insatisfatório de uma parcela significativa dos estudantes. Esses resultados nos levaram a desenvolver uma proposta de ensino e aprendizagem de Limite fundamentada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, segundo Onuchic e Allevato (2011).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
2022-02-24T19:06:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Matheus Marques de. A construção do conceito de limite através da resolução de problemas. 2020. 146f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4163
identifier_str_mv ARAÚJO, Matheus Marques de. A construção do conceito de limite através da resolução de problemas. 2020. 146f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709226839638016