Psicologia e análise institucional : contribuições para os processos formativos dos agentes comunitários de saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147194 |
Resumo: | A construção de um sistema público de saúde pautado pela integralidade e humanização da atenção vem demandando transformações nos modos tradicionais de se fazer saúde e, consequentemente, nos processos formativos de seus trabalhadores. A Psicologia, sob a perspectiva da análise institucional, pode desenvolver ferramentas que propiciam novas experimentações relativas aos processos formativos em saúde. O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada com Agentes Comunitários de Saúde das equipes de Saúde da Família de uma gerência distrital do município de Porto Alegre-RS. A pesquisa incluiu um processo de formação em saúde, constituído por quatro módulos temáticos: Relação saúde/doença mental; Uso de álcool e outras drogas; Sexualidade e HIV-AIDS; e Estratégias de cuidado em saúde mental. O trabalho desenvolvido evidencia as contribuições da análise institucional para a saúde coletiva, sintetizadas em três aspectos: a formação como escuta e análise dos processos de trabalho; a transversalização das práticas, desconstruindo dicotomias e relações hierarquizadas; o exercício de desconstrução de estereótipos e de modos instituídos de operar as práticas em saúde. |
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Zambenedetti, GustavoPiccinini, Carlos AugustoSales, André Luis Leite de FigueirêdoPaulon, Simone MainieriSilva, Rosane Azevedo Neves da2016-08-13T02:15:44Z20141414-9893http://hdl.handle.net/10183/147194000990440A construção de um sistema público de saúde pautado pela integralidade e humanização da atenção vem demandando transformações nos modos tradicionais de se fazer saúde e, consequentemente, nos processos formativos de seus trabalhadores. A Psicologia, sob a perspectiva da análise institucional, pode desenvolver ferramentas que propiciam novas experimentações relativas aos processos formativos em saúde. O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada com Agentes Comunitários de Saúde das equipes de Saúde da Família de uma gerência distrital do município de Porto Alegre-RS. A pesquisa incluiu um processo de formação em saúde, constituído por quatro módulos temáticos: Relação saúde/doença mental; Uso de álcool e outras drogas; Sexualidade e HIV-AIDS; e Estratégias de cuidado em saúde mental. O trabalho desenvolvido evidencia as contribuições da análise institucional para a saúde coletiva, sintetizadas em três aspectos: a formação como escuta e análise dos processos de trabalho; a transversalização das práticas, desconstruindo dicotomias e relações hierarquizadas; o exercício de desconstrução de estereótipos e de modos instituídos de operar as práticas em saúde.To construct a public health care system guided by integrity and humanization of attention demands transformation of the traditional ways of health care and, consequently, of the formative processes of its workers. Psychology, from a perspective of institutional analysis, can develop tools that provide new trials relating to formative processes in health. The purpose of this article is to present a research-intervention held with Community Health Agents of Family Health teams of a district-run municipality of Porto Alegre, RS. The research included a process of training in health, consisting of four thematic modules: Relation of mental health/illness; Use of alcohol and other drugs; Sexuality and HIV-AIDS; and Care strategies for mental health. The work highlights the contributions of institutional analysis to the collective health, synthesized in three aspects: training as listening and analysis of work processes; mainstreaming of practice, deconstructing dichotomies and hierarchical relationships; exercising deconstruction of stereotypes and established ways of operating the health practices.La construcción de un sistema público de salud pautado por la integralidad y humanización de la atención viene demandando transformaciones en los modos tradicionales de hacer salud y, consecuentemente, en los procesos formativos de sus trabajadores. La Psicología, bajo la perspectiva del análisis institucional, puede desarrollar herramientas que propician nuevas experimentaciones relativas a los procesos formativos en salud. El objetivo de este artículo es presentar una pesquisa-intervención realizada con Agentes Comunitarios de Salud de los equipos de Salud de la Familia de una gerencia distrital del municipio de Porto Alegre- RS. La pesquisa incluyó un proceso de formación en salud, constituido por cuatro módulos temáticos: Relación salud /enfermedad mental; Uso de alcohol y otras drogas; Sexualidad y VIH-SIDA; y Estrategias de cuidado en salud mental. El trabajo desarrollado evidencia las contribuciones del análisis institucional para la salud colectiva, sintetizadas en tres aspectos: la formación como escucha y análisis de los procesos de trabajo; la transversalización de las prácticas, deconstruyendo dicotomías y relaciones jerarquizadas; el ejercicio de deconstrucción de estereotipos y de modos instituidos de operar las prácticas en salud.application/pdfporPsicologia : ciência e profissão. Brasilia. Vol. 34, n.3 (2014), p. 690-703.Saúde mentalFormação profissionalPessoal de saúdeAnálise institucionalInstitutional analysisPsychologyHealth professional educationMental healthAnálisis institucionalPsicologíaFormación de los profesionales de la saludSalud mentalPsicologia e análise institucional : contribuições para os processos formativos dos agentes comunitários de saúdePsychology and institutional analysis : contributions to formative processes of community health agents Psicología y análisis institucional : contribuciones para los procesos formativos de los agentes comunitarios de salud info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990440.pdf000990440.pdfTexto completoapplication/pdf643082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147194/1/000990440.pdfcf3b34c37f1c45f6f0aa89933ed8c5e5MD51TEXT000990440.pdf.txt000990440.pdf.txtExtracted Texttext/plain55978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147194/2/000990440.pdf.txt8b4cfbe65f8be1b0117505a05004a355MD52THUMBNAIL000990440.pdf.jpg000990440.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147194/3/000990440.pdf.jpg9e943677a50f633c7137186a7377b353MD5310183/1471942018-10-29 08:34:35.063oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147194Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:34:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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