O conteúdo publicitário no Youtube dirigido à criança: uma análise do canal “Julia Silva”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157365 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a presença do contexto publicitário inserido na produção de conteúdos em canais do YouTube destinados ao público infantil. Dessa forma, optou-se por analisar o canal da YouTuber Júlia Silva. A presente pesquisa se justifica por abordar questões atuais que envolvem o uso das mídias digitais pelas crianças e as coloca em contato com conteúdos publicitários. São colocadas em discussão questões pertinentes em relação à publicidade infantil e a maneira que ela se apresenta para as crianças a partir de novos meios de contato. Para isso, a metodologia utilizada é o estudo de caso e a análise de conteúdo. São apresentados conceitos que definem a infância e a criança, a publicidade e suas estratégias em frente ao público. Por fim são apresentados conceitos sobre as redes sociais e, especialmente, o YouTube. Conclui-se que existe a inserção de marcas nos vídeos destinados às crianças e a presença de estratégias publicitárias no conteúdo dos vídeos. |
id |
UFRGS-2_5fdf875e700b6a6b3ab1fd1cd3b56ab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157365 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Gustavo Fussieger deToaldo, Mariângela Machado2017-05-04T02:37:18Z2016http://hdl.handle.net/10183/157365001013205Este trabalho tem como objetivo analisar a presença do contexto publicitário inserido na produção de conteúdos em canais do YouTube destinados ao público infantil. Dessa forma, optou-se por analisar o canal da YouTuber Júlia Silva. A presente pesquisa se justifica por abordar questões atuais que envolvem o uso das mídias digitais pelas crianças e as coloca em contato com conteúdos publicitários. São colocadas em discussão questões pertinentes em relação à publicidade infantil e a maneira que ela se apresenta para as crianças a partir de novos meios de contato. Para isso, a metodologia utilizada é o estudo de caso e a análise de conteúdo. São apresentados conceitos que definem a infância e a criança, a publicidade e suas estratégias em frente ao público. Por fim são apresentados conceitos sobre as redes sociais e, especialmente, o YouTube. Conclui-se que existe a inserção de marcas nos vídeos destinados às crianças e a presença de estratégias publicitárias no conteúdo dos vídeos.This work aims to analyse the presence of the advertising context inserted in the production in YouTube channels for children. Therefore, it was decided to analyze the YouTuber Júlia Silva’s channel. The present research is justified by addressing current issues that involve the use of digital media by children and puts them in contact with advertising content. Relevant issues regarding child advertising and the way it presents itself to children from new means of contact are being discussed. For this, the methodology used is a case study and content analysis. Concepts that define childhood and the child, advertising and their strategies in front of the public are presented. Finally we present concepts about social networks and especially YouTube. It is concluded that there is the insertion of brands in the videos intended for children and the presence of advertising strategies in the content.application/pdfporPublicidadeYouTube (Site)ChildhoodAdvertisingContentO conteúdo publicitário no Youtube dirigido à criança: uma análise do canal “Julia Silva”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013205.pdf001013205.pdfTexto completoapplication/pdf1601660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157365/1/001013205.pdf2ea5820fb4b980785809f1022ba27a91MD51TEXT001013205.pdf.txt001013205.pdf.txtExtracted Texttext/plain214420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157365/2/001013205.pdf.txtc3ae9470f7e3e70443025ac9ca320488MD52THUMBNAIL001013205.pdf.jpg001013205.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157365/3/001013205.pdf.jpgd8c7670046a8f731064a8373d7d5e407MD5310183/1573652018-10-29 09:00:12.149oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157365Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:00:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conteúdo publicitário no Youtube dirigido à criança: uma análise do canal “Julia Silva” |
title |
O conteúdo publicitário no Youtube dirigido à criança: uma análise do canal “Julia Silva” |
spellingShingle |
O conteúdo publicitário no Youtube dirigido à criança: uma análise do canal “Julia Silva” Lima, Gustavo Fussieger de Publicidade YouTube (Site) Childhood Advertising Content |
title_short |
O conteúdo publicitário no Youtube dirigido à criança: uma análise do canal “Julia Silva” |
title_full |
O conteúdo publicitário no Youtube dirigido à criança: uma análise do canal “Julia Silva” |
title_fullStr |
O conteúdo publicitário no Youtube dirigido à criança: uma análise do canal “Julia Silva” |
title_full_unstemmed |
O conteúdo publicitário no Youtube dirigido à criança: uma análise do canal “Julia Silva” |
title_sort |
O conteúdo publicitário no Youtube dirigido à criança: uma análise do canal “Julia Silva” |
author |
Lima, Gustavo Fussieger de |
author_facet |
Lima, Gustavo Fussieger de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Gustavo Fussieger de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Toaldo, Mariângela Machado |
contributor_str_mv |
Toaldo, Mariângela Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade YouTube (Site) |
topic |
Publicidade YouTube (Site) Childhood Advertising Content |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Childhood Advertising Content |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a presença do contexto publicitário inserido na produção de conteúdos em canais do YouTube destinados ao público infantil. Dessa forma, optou-se por analisar o canal da YouTuber Júlia Silva. A presente pesquisa se justifica por abordar questões atuais que envolvem o uso das mídias digitais pelas crianças e as coloca em contato com conteúdos publicitários. São colocadas em discussão questões pertinentes em relação à publicidade infantil e a maneira que ela se apresenta para as crianças a partir de novos meios de contato. Para isso, a metodologia utilizada é o estudo de caso e a análise de conteúdo. São apresentados conceitos que definem a infância e a criança, a publicidade e suas estratégias em frente ao público. Por fim são apresentados conceitos sobre as redes sociais e, especialmente, o YouTube. Conclui-se que existe a inserção de marcas nos vídeos destinados às crianças e a presença de estratégias publicitárias no conteúdo dos vídeos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T02:37:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157365 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013205 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157365 |
identifier_str_mv |
001013205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157365/1/001013205.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157365/2/001013205.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157365/3/001013205.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ea5820fb4b980785809f1022ba27a91 c3ae9470f7e3e70443025ac9ca320488 d8c7670046a8f731064a8373d7d5e407 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224529166467072 |