A implementação de políticas de inclusão na gestão escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151568 |
Resumo: | A LDB (Brasil-1996) 9394/96 define princípios democráticos que tratam da educação inclusiva, e fala da necessidade de oferecer oportunidades iguais para todos e a percepção de que a escola deve atender às diferentes potencialidades. Esta necessidade de atender aos alunos sem distinção e preconceito traz novos rumos para a construção da escola democrática. Hoje, falar em direito à educação, sob a ótica de uma educação mais justa e democrática, é falar de inclusão e escolas inclusivas que devem assegurar uma educação de igualdade para todos, reiterando o direito e os benefícios tanto do acesso, quanto da escolarização para os alunos com necessidades educativas especiais. O presente trabalho teve como foco uma pesquisa sobre inclusão escolar e as ações dos gestores de ensino diante de toda esta nova complexidade, possibilitando a investigação de algumas propostas, documentos e leis no que se refere à inclusão escolar. O estudo de caso qualitativo proporcionou a análise da importância de que se avaliem as práticas políticas, institucionais e pedagógicas para que se possa garantir o incremento da qualidade de ensino, tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais, quanto para os demais. O questionário entregue aos gestores, professores e equipe escolar das instituições possibilitou evidenciar a especificação das escolas sendo inclusiva, e que os gestores procuram desenvolver projetos e palestras, bem como, o conhecimento do Projeto Político Pedagógico, proporcionando um direcionamento dos professores em suas práticas pedagógicas, que permeiam a construção do conhecimento de uma escola inclusiva e de uma educação de qualidade a todos, como previsto em Lei. |
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