Gestão das ações de inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola pública de Porto Alegre, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria do Carmo Gaetani de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151707
Resumo: Esse trabalho apresenta o resultado de um Projeto de Intervenção que teve como foco tratar da inclusão em uma escola pública estadual de ensino fundamental na zona leste do município de Porto Alegre. As ações foram desenvolvidas de julho de 2014 a junho de 2015, e tiveram como referencial teórico autores como Silva e Arruda (2013), Cury (2002), Franco (2005) e Mantoan (2003), dentre outros. A intenção dessas práticas foi identificar e analisar intencionalidades e significados da produção individual das pessoas que trabalham e/ou se envolvem com os alunos com necessidades especiais. Ao desafiar, logo desacomodar, o senso comum dos educadores na EI, promoveu-se as possibilidades de incluir alunos com necessidades especiais no cotidiano da escola e discutir o trabalho realizado com estes alunos. Os resultados mais relevantes dessa avaliação indicam que o processo de inclusão na EI avançou significativamente. A população de alunos com necessidades especiais incluídas nas atividades regulares na escola conta, atualmente, com 50 alunos. Contudo, permanecem grandes desafios quanto à insegurança dos educadores e questões de preconceito envolvendo pais e os demais alunos. Para a revisão continua do PPP e suas ações, propõem-se a construção de um conjunto de elementos/ métricas, que servirão de indicadores de sucesso da gestão do Projeto de Inclusão.
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