Gestão das ações de inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola pública de Porto Alegre, RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151707 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta o resultado de um Projeto de Intervenção que teve como foco tratar da inclusão em uma escola pública estadual de ensino fundamental na zona leste do município de Porto Alegre. As ações foram desenvolvidas de julho de 2014 a junho de 2015, e tiveram como referencial teórico autores como Silva e Arruda (2013), Cury (2002), Franco (2005) e Mantoan (2003), dentre outros. A intenção dessas práticas foi identificar e analisar intencionalidades e significados da produção individual das pessoas que trabalham e/ou se envolvem com os alunos com necessidades especiais. Ao desafiar, logo desacomodar, o senso comum dos educadores na EI, promoveu-se as possibilidades de incluir alunos com necessidades especiais no cotidiano da escola e discutir o trabalho realizado com estes alunos. Os resultados mais relevantes dessa avaliação indicam que o processo de inclusão na EI avançou significativamente. A população de alunos com necessidades especiais incluídas nas atividades regulares na escola conta, atualmente, com 50 alunos. Contudo, permanecem grandes desafios quanto à insegurança dos educadores e questões de preconceito envolvendo pais e os demais alunos. Para a revisão continua do PPP e suas ações, propõem-se a construção de um conjunto de elementos/ métricas, que servirão de indicadores de sucesso da gestão do Projeto de Inclusão. |
id |
UFRGS-2_9f22be920008fedff0c9aa9ae2800ff3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151707 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Maria do Carmo Gaetani deScherer, Regina Maria Duarte2017-02-14T02:23:58Z2015http://hdl.handle.net/10183/151707001004337Esse trabalho apresenta o resultado de um Projeto de Intervenção que teve como foco tratar da inclusão em uma escola pública estadual de ensino fundamental na zona leste do município de Porto Alegre. As ações foram desenvolvidas de julho de 2014 a junho de 2015, e tiveram como referencial teórico autores como Silva e Arruda (2013), Cury (2002), Franco (2005) e Mantoan (2003), dentre outros. A intenção dessas práticas foi identificar e analisar intencionalidades e significados da produção individual das pessoas que trabalham e/ou se envolvem com os alunos com necessidades especiais. Ao desafiar, logo desacomodar, o senso comum dos educadores na EI, promoveu-se as possibilidades de incluir alunos com necessidades especiais no cotidiano da escola e discutir o trabalho realizado com estes alunos. Os resultados mais relevantes dessa avaliação indicam que o processo de inclusão na EI avançou significativamente. A população de alunos com necessidades especiais incluídas nas atividades regulares na escola conta, atualmente, com 50 alunos. Contudo, permanecem grandes desafios quanto à insegurança dos educadores e questões de preconceito envolvendo pais e os demais alunos. Para a revisão continua do PPP e suas ações, propõem-se a construção de um conjunto de elementos/ métricas, que servirão de indicadores de sucesso da gestão do Projeto de Inclusão.application/pdfporEscola públicaGestão democráticaInclusão escolarProjeto pedagógicoAlunoProfessorGestão das ações de inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola pública de Porto Alegre, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004337.pdf001004337.pdfTexto completoapplication/pdf2577610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151707/1/001004337.pdfb3c0ace3e189f3e6ee9fbc046055fe87MD51TEXT001004337.pdf.txt001004337.pdf.txtExtracted Texttext/plain76348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151707/2/001004337.pdf.txt37cb3875ef7287c13f994d0ce4734ff4MD5210183/1517072017-02-15 02:28:16.469672oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151707Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:28:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão das ações de inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola pública de Porto Alegre, RS |
title |
Gestão das ações de inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola pública de Porto Alegre, RS |
spellingShingle |
Gestão das ações de inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola pública de Porto Alegre, RS Oliveira, Maria do Carmo Gaetani de Escola pública Gestão democrática Inclusão escolar Projeto pedagógico Aluno Professor |
title_short |
Gestão das ações de inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola pública de Porto Alegre, RS |
title_full |
Gestão das ações de inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola pública de Porto Alegre, RS |
title_fullStr |
Gestão das ações de inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola pública de Porto Alegre, RS |
title_full_unstemmed |
Gestão das ações de inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola pública de Porto Alegre, RS |
title_sort |
Gestão das ações de inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola pública de Porto Alegre, RS |
author |
Oliveira, Maria do Carmo Gaetani de |
author_facet |
Oliveira, Maria do Carmo Gaetani de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria do Carmo Gaetani de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scherer, Regina Maria Duarte |
contributor_str_mv |
Scherer, Regina Maria Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola pública Gestão democrática Inclusão escolar Projeto pedagógico Aluno Professor |
topic |
Escola pública Gestão democrática Inclusão escolar Projeto pedagógico Aluno Professor |
description |
Esse trabalho apresenta o resultado de um Projeto de Intervenção que teve como foco tratar da inclusão em uma escola pública estadual de ensino fundamental na zona leste do município de Porto Alegre. As ações foram desenvolvidas de julho de 2014 a junho de 2015, e tiveram como referencial teórico autores como Silva e Arruda (2013), Cury (2002), Franco (2005) e Mantoan (2003), dentre outros. A intenção dessas práticas foi identificar e analisar intencionalidades e significados da produção individual das pessoas que trabalham e/ou se envolvem com os alunos com necessidades especiais. Ao desafiar, logo desacomodar, o senso comum dos educadores na EI, promoveu-se as possibilidades de incluir alunos com necessidades especiais no cotidiano da escola e discutir o trabalho realizado com estes alunos. Os resultados mais relevantes dessa avaliação indicam que o processo de inclusão na EI avançou significativamente. A população de alunos com necessidades especiais incluídas nas atividades regulares na escola conta, atualmente, com 50 alunos. Contudo, permanecem grandes desafios quanto à insegurança dos educadores e questões de preconceito envolvendo pais e os demais alunos. Para a revisão continua do PPP e suas ações, propõem-se a construção de um conjunto de elementos/ métricas, que servirão de indicadores de sucesso da gestão do Projeto de Inclusão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151707 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001004337 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151707 |
identifier_str_mv |
001004337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151707/1/001004337.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151707/2/001004337.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3c0ace3e189f3e6ee9fbc046055fe87 37cb3875ef7287c13f994d0ce4734ff4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447188534198272 |