Pertencimento dos estudantes de administração nos estágios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215120 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender como o pertencimento se relaciona às condições de trabalho durante os estágios de estudantes de administração. O método de pesquisa utilizado foi uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo. Foram realizadas entrevistas com nove participantes a partir de um roteiro semiestruturado e realizadas as análises a partir da técnica de análise de conteúdo. Com base desta análise foram identificadas três categorias e caracterizou-se o pertencimento como um fenômeno que se identifica por diferentes formas de precarização, de atribuição de sentido no trabalho e pelo sofrimento no ambiente de trabalho. Concluiu-se a partir do estudo que os estudantes percebem que suas vivências e experiências podem não estar de acordo com as expectativas das práticas de estágio. |
id |
UFRGS-2_609ba30fe6cf2dacb0ecffb4c6122b1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215120 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fensterseifer, Carolina RivaldoCruz, Daniel Viana Abs da2020-11-18T04:10:36Z2019http://hdl.handle.net/10183/215120001119066O presente trabalho tem como objetivo compreender como o pertencimento se relaciona às condições de trabalho durante os estágios de estudantes de administração. O método de pesquisa utilizado foi uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo. Foram realizadas entrevistas com nove participantes a partir de um roteiro semiestruturado e realizadas as análises a partir da técnica de análise de conteúdo. Com base desta análise foram identificadas três categorias e caracterizou-se o pertencimento como um fenômeno que se identifica por diferentes formas de precarização, de atribuição de sentido no trabalho e pelo sofrimento no ambiente de trabalho. Concluiu-se a partir do estudo que os estudantes percebem que suas vivências e experiências podem não estar de acordo com as expectativas das práticas de estágio.This study has as its objective to understand how belonging relates to working conditions during business administration internships. The method used was a qualitative exploratory and descriptive research. Interviews were conducted with nine participants based on a semi-structured script and analyzes were performed using the content analysis technique. Based on this analysis, three categories were identified and belonging was characterized as a phenomenon that is identified by different forms of precariousness, meaning at work and suffering in the workplace. It was concluded from this study that students realize that their experiences may not be in accordance with the expectations of internship practices.application/pdfporEnsino superiorCurso de administraçãoEstágiosPertencimento dos estudantes de administração nos estágiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119066.pdf.txt001119066.pdf.txtExtracted Texttext/plain81703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215120/2/001119066.pdf.txtef466e70422d9f81d2fc9e3cefb9c9eeMD52ORIGINAL001119066.pdfTexto completoapplication/pdf821476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215120/1/001119066.pdff604308d520dc53c9b3e7762ce4ee080MD5110183/2151202023-05-05 03:22:12.386397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215120Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pertencimento dos estudantes de administração nos estágios |
title |
Pertencimento dos estudantes de administração nos estágios |
spellingShingle |
Pertencimento dos estudantes de administração nos estágios Fensterseifer, Carolina Rivaldo Ensino superior Curso de administração Estágios |
title_short |
Pertencimento dos estudantes de administração nos estágios |
title_full |
Pertencimento dos estudantes de administração nos estágios |
title_fullStr |
Pertencimento dos estudantes de administração nos estágios |
title_full_unstemmed |
Pertencimento dos estudantes de administração nos estágios |
title_sort |
Pertencimento dos estudantes de administração nos estágios |
author |
Fensterseifer, Carolina Rivaldo |
author_facet |
Fensterseifer, Carolina Rivaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fensterseifer, Carolina Rivaldo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cruz, Daniel Viana Abs da |
contributor_str_mv |
Cruz, Daniel Viana Abs da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Curso de administração Estágios |
topic |
Ensino superior Curso de administração Estágios |
description |
O presente trabalho tem como objetivo compreender como o pertencimento se relaciona às condições de trabalho durante os estágios de estudantes de administração. O método de pesquisa utilizado foi uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo. Foram realizadas entrevistas com nove participantes a partir de um roteiro semiestruturado e realizadas as análises a partir da técnica de análise de conteúdo. Com base desta análise foram identificadas três categorias e caracterizou-se o pertencimento como um fenômeno que se identifica por diferentes formas de precarização, de atribuição de sentido no trabalho e pelo sofrimento no ambiente de trabalho. Concluiu-se a partir do estudo que os estudantes percebem que suas vivências e experiências podem não estar de acordo com as expectativas das práticas de estágio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-18T04:10:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/215120 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001119066 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/215120 |
identifier_str_mv |
001119066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215120/2/001119066.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215120/1/001119066.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef466e70422d9f81d2fc9e3cefb9c9ee f604308d520dc53c9b3e7762ce4ee080 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224599152623616 |