A performance da oralidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Icle, Gilberto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dal Bello, Marcia Moura Cordeiro Pessoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109479
Resumo: Este texto apresenta a oralidade docente como performance, apoiandose em diferentes autores para caracterizar o trabalho dos professores de teatro. Utiliza-se do trabalho de Stanislavski para exemplificar as situações entre ator e professor. Discute-se, com efeito, a centralidade da oralidade como conteúdo e como método próprio do trabalho teatral. Problematiza-se, assim, a oralidade do professor como instrumento por intermédio do qual o professor poetiza sua própria voz, tornando-a veículo do trabalho pedagógico. Este texto apoia-se, especialmente, em Bauman, Zumthor e Schechner para circunscrever a oralidade docente como temática central da didática teatral. Defende-se a possibilidade de pensar a tarefa pedagógica em teatro como ato de performance oral.
id UFRGS-2_60a0080d524c4ff687238a18daec2615
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109479
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Icle, GilbertoDal Bello, Marcia Moura Cordeiro Pessoa2015-01-30T02:18:03Z20140101-9031http://hdl.handle.net/10183/109479000945134Este texto apresenta a oralidade docente como performance, apoiandose em diferentes autores para caracterizar o trabalho dos professores de teatro. Utiliza-se do trabalho de Stanislavski para exemplificar as situações entre ator e professor. Discute-se, com efeito, a centralidade da oralidade como conteúdo e como método próprio do trabalho teatral. Problematiza-se, assim, a oralidade do professor como instrumento por intermédio do qual o professor poetiza sua própria voz, tornando-a veículo do trabalho pedagógico. Este texto apoia-se, especialmente, em Bauman, Zumthor e Schechner para circunscrever a oralidade docente como temática central da didática teatral. Defende-se a possibilidade de pensar a tarefa pedagógica em teatro como ato de performance oral.This text presents the orality as performance faculty, drawing on different authors to characterize the work of teachers. It uses Stanislavski’s work to exemplify the situations between actor and professor. It discusses the centrality of orality as content and as a method of the theatrical work. Thus, discusses the orality of the professor as an instrument through which the teacher makes his own voice a poem, making it the vehicle of pedagogical work. This text relies especially on Bauman, Zumthor and Schechner to circumscribe the orality as central theme teaching didactics theatrical. This paper advocates the possibility of thinking the pedagogical task in theater as an act of oral performance.application/pdfporEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n. 3 (set./dez. 2014), p. 529-540PerformanceDocênciaPerformanceTeachingEducationA performance da oralidade docenteThe performance of teaching speaking info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945134.pdf000945134.pdfTexto completoapplication/pdf494598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109479/1/000945134.pdf6ceca94e774b2a518b016051e54d73c1MD51TEXT000945134.pdf.txt000945134.pdf.txtExtracted Texttext/plain33311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109479/2/000945134.pdf.txt3a32208414f58f4c72ada2e8031c2cecMD52THUMBNAIL000945134.pdf.jpg000945134.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109479/3/000945134.pdf.jpg8c99942d4174222412dcaccb7d3270b4MD5310183/1094792018-10-23 09:02:22.381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:02:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A performance da oralidade docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The performance of teaching speaking
title A performance da oralidade docente
spellingShingle A performance da oralidade docente
Icle, Gilberto
Performance
Docência
Performance
Teaching
Education
title_short A performance da oralidade docente
title_full A performance da oralidade docente
title_fullStr A performance da oralidade docente
title_full_unstemmed A performance da oralidade docente
title_sort A performance da oralidade docente
author Icle, Gilberto
author_facet Icle, Gilberto
Dal Bello, Marcia Moura Cordeiro Pessoa
author_role author
author2 Dal Bello, Marcia Moura Cordeiro Pessoa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Icle, Gilberto
Dal Bello, Marcia Moura Cordeiro Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Docência
topic Performance
Docência
Performance
Teaching
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Performance
Teaching
Education
description Este texto apresenta a oralidade docente como performance, apoiandose em diferentes autores para caracterizar o trabalho dos professores de teatro. Utiliza-se do trabalho de Stanislavski para exemplificar as situações entre ator e professor. Discute-se, com efeito, a centralidade da oralidade como conteúdo e como método próprio do trabalho teatral. Problematiza-se, assim, a oralidade do professor como instrumento por intermédio do qual o professor poetiza sua própria voz, tornando-a veículo do trabalho pedagógico. Este texto apoia-se, especialmente, em Bauman, Zumthor e Schechner para circunscrever a oralidade docente como temática central da didática teatral. Defende-se a possibilidade de pensar a tarefa pedagógica em teatro como ato de performance oral.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-30T02:18:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109479
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-9031
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000945134
identifier_str_mv 0101-9031
000945134
url http://hdl.handle.net/10183/109479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n. 3 (set./dez. 2014), p. 529-540
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109479/1/000945134.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109479/2/000945134.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109479/3/000945134.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ceca94e774b2a518b016051e54d73c1
3a32208414f58f4c72ada2e8031c2cec
8c99942d4174222412dcaccb7d3270b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224863934840832