A performance da oralidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109479 |
Resumo: | Este texto apresenta a oralidade docente como performance, apoiandose em diferentes autores para caracterizar o trabalho dos professores de teatro. Utiliza-se do trabalho de Stanislavski para exemplificar as situações entre ator e professor. Discute-se, com efeito, a centralidade da oralidade como conteúdo e como método próprio do trabalho teatral. Problematiza-se, assim, a oralidade do professor como instrumento por intermédio do qual o professor poetiza sua própria voz, tornando-a veículo do trabalho pedagógico. Este texto apoia-se, especialmente, em Bauman, Zumthor e Schechner para circunscrever a oralidade docente como temática central da didática teatral. Defende-se a possibilidade de pensar a tarefa pedagógica em teatro como ato de performance oral. |
id |
UFRGS-2_60a0080d524c4ff687238a18daec2615 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109479 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Icle, GilbertoDal Bello, Marcia Moura Cordeiro Pessoa2015-01-30T02:18:03Z20140101-9031http://hdl.handle.net/10183/109479000945134Este texto apresenta a oralidade docente como performance, apoiandose em diferentes autores para caracterizar o trabalho dos professores de teatro. Utiliza-se do trabalho de Stanislavski para exemplificar as situações entre ator e professor. Discute-se, com efeito, a centralidade da oralidade como conteúdo e como método próprio do trabalho teatral. Problematiza-se, assim, a oralidade do professor como instrumento por intermédio do qual o professor poetiza sua própria voz, tornando-a veículo do trabalho pedagógico. Este texto apoia-se, especialmente, em Bauman, Zumthor e Schechner para circunscrever a oralidade docente como temática central da didática teatral. Defende-se a possibilidade de pensar a tarefa pedagógica em teatro como ato de performance oral.This text presents the orality as performance faculty, drawing on different authors to characterize the work of teachers. It uses Stanislavski’s work to exemplify the situations between actor and professor. It discusses the centrality of orality as content and as a method of the theatrical work. Thus, discusses the orality of the professor as an instrument through which the teacher makes his own voice a poem, making it the vehicle of pedagogical work. This text relies especially on Bauman, Zumthor and Schechner to circumscribe the orality as central theme teaching didactics theatrical. This paper advocates the possibility of thinking the pedagogical task in theater as an act of oral performance.application/pdfporEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n. 3 (set./dez. 2014), p. 529-540PerformanceDocênciaPerformanceTeachingEducationA performance da oralidade docenteThe performance of teaching speaking info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945134.pdf000945134.pdfTexto completoapplication/pdf494598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109479/1/000945134.pdf6ceca94e774b2a518b016051e54d73c1MD51TEXT000945134.pdf.txt000945134.pdf.txtExtracted Texttext/plain33311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109479/2/000945134.pdf.txt3a32208414f58f4c72ada2e8031c2cecMD52THUMBNAIL000945134.pdf.jpg000945134.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109479/3/000945134.pdf.jpg8c99942d4174222412dcaccb7d3270b4MD5310183/1094792018-10-23 09:02:22.381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:02:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A performance da oralidade docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The performance of teaching speaking |
title |
A performance da oralidade docente |
spellingShingle |
A performance da oralidade docente Icle, Gilberto Performance Docência Performance Teaching Education |
title_short |
A performance da oralidade docente |
title_full |
A performance da oralidade docente |
title_fullStr |
A performance da oralidade docente |
title_full_unstemmed |
A performance da oralidade docente |
title_sort |
A performance da oralidade docente |
author |
Icle, Gilberto |
author_facet |
Icle, Gilberto Dal Bello, Marcia Moura Cordeiro Pessoa |
author_role |
author |
author2 |
Dal Bello, Marcia Moura Cordeiro Pessoa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Icle, Gilberto Dal Bello, Marcia Moura Cordeiro Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Docência |
topic |
Performance Docência Performance Teaching Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Performance Teaching Education |
description |
Este texto apresenta a oralidade docente como performance, apoiandose em diferentes autores para caracterizar o trabalho dos professores de teatro. Utiliza-se do trabalho de Stanislavski para exemplificar as situações entre ator e professor. Discute-se, com efeito, a centralidade da oralidade como conteúdo e como método próprio do trabalho teatral. Problematiza-se, assim, a oralidade do professor como instrumento por intermédio do qual o professor poetiza sua própria voz, tornando-a veículo do trabalho pedagógico. Este texto apoia-se, especialmente, em Bauman, Zumthor e Schechner para circunscrever a oralidade docente como temática central da didática teatral. Defende-se a possibilidade de pensar a tarefa pedagógica em teatro como ato de performance oral. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-01-30T02:18:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/109479 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-9031 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000945134 |
identifier_str_mv |
0101-9031 000945134 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/109479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n. 3 (set./dez. 2014), p. 529-540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109479/1/000945134.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109479/2/000945134.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109479/3/000945134.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ceca94e774b2a518b016051e54d73c1 3a32208414f58f4c72ada2e8031c2cec 8c99942d4174222412dcaccb7d3270b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224863934840832 |