Tornando-se professor virtual em tempo de pandemia : reflexões sobre aulas coletivas online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Lucas Natan Leite
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248894
Resumo: O objetivo desse trabalho foi o de investigar a transição dos professores que davam aulas coletivas presencial e migraram para as aulas coletivas online no período da pandemia. Com esse estudo, buscou-se saber: o que mudou na rotina de cada entrevistado; quais foram os maiores desafios das aulas online; as estratégias que adotaram para fazer as transmissões das aulas; a aceitação dos alunos; saber se continuarão com o projeto online, mesmo depois que passar o período de isolamento; e o retorno após meses dando aulas virtuais. Essa análise foi realizada através de pesquisa qualitativa, utilizando como ferramenta metodológica a entrevista semiestruturada. Para isso, foram entrevistados três professores de aulas coletivas que trabalham na cidade de Porto Alegre/RS. Através desse trabalho, foi possível constatar que a rotina dos entrevistados mudou bastante, pois dois, dos três entrevistados, transmitiam as aulas de suas casas. O terceiro, mesmo gravando as aulas de uma academia, utilizava apenas um dia da sua semana para gravar todas as aulas, diminuindo assim, o ritmo intenso que tinha antes da pandemia. Os maiores desafios encontrados foram: a falta da interação com os alunos; encontrar a melhor estratégia para transmitir as aulas e reter os alunos por um período tão longo de tempo nas as aulas virtuais. Enfim, posso concluir que a rotina dos professores mudou bastante no período da pandemia, porém não deixou menos trabalhoso o seu dia, pois as aulas online também demandam bastante engajamento e tempo para planejar, estruturar e executar as aulas. A aceitação dos alunos foi muito boa no início da pandemia, mas foi diminuindo a presença deles nas aulas, gradativamente, conforme os meses foram passando. Diante disso, todos os professores pretendem continuar com o trabalho online, porém, contarão apenas como uma renda extra no seu salário, pois ainda não enxergam as aulas online como algo concreto na vida das pessoas.
id UFRGS-2_610b6221f208c3111d3a1d438e50a5ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248894
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goulart, Lucas Natan LeiteSilveira, Raquel da2022-09-14T04:54:35Z2020http://hdl.handle.net/10183/248894001149449O objetivo desse trabalho foi o de investigar a transição dos professores que davam aulas coletivas presencial e migraram para as aulas coletivas online no período da pandemia. Com esse estudo, buscou-se saber: o que mudou na rotina de cada entrevistado; quais foram os maiores desafios das aulas online; as estratégias que adotaram para fazer as transmissões das aulas; a aceitação dos alunos; saber se continuarão com o projeto online, mesmo depois que passar o período de isolamento; e o retorno após meses dando aulas virtuais. Essa análise foi realizada através de pesquisa qualitativa, utilizando como ferramenta metodológica a entrevista semiestruturada. Para isso, foram entrevistados três professores de aulas coletivas que trabalham na cidade de Porto Alegre/RS. Através desse trabalho, foi possível constatar que a rotina dos entrevistados mudou bastante, pois dois, dos três entrevistados, transmitiam as aulas de suas casas. O terceiro, mesmo gravando as aulas de uma academia, utilizava apenas um dia da sua semana para gravar todas as aulas, diminuindo assim, o ritmo intenso que tinha antes da pandemia. Os maiores desafios encontrados foram: a falta da interação com os alunos; encontrar a melhor estratégia para transmitir as aulas e reter os alunos por um período tão longo de tempo nas as aulas virtuais. Enfim, posso concluir que a rotina dos professores mudou bastante no período da pandemia, porém não deixou menos trabalhoso o seu dia, pois as aulas online também demandam bastante engajamento e tempo para planejar, estruturar e executar as aulas. A aceitação dos alunos foi muito boa no início da pandemia, mas foi diminuindo a presença deles nas aulas, gradativamente, conforme os meses foram passando. Diante disso, todos os professores pretendem continuar com o trabalho online, porém, contarão apenas como uma renda extra no seu salário, pois ainda não enxergam as aulas online como algo concreto na vida das pessoas.The objective of this work was to investigate the transition of teachers who gave collective classes in person and migrated to online collective classes during the pandemic period. With this study, we sought to know: what changed in the routine of each interviewee; what were the biggest challenges of online classes; the strategies they adopted to make the transmissions of the classes; acceptance of students; whether they will continue with the project online, even after the isolation period has passed; and return after months giving virtual lessons. This analysis was performed through qualitative research, using the semi-structured interview as a methodological tool. For this, three teachers of collective classes working in the city of Porto Alegre/RS were interviewed. Through this work, it was possible to verify that the interviewees' routine changed a lot, because two of the three interviewees transmitted the classes from their homes. The third, even recording the classes of a gym, used only one day of his week to record all classes, thus decreasing the intense rhythm he had before the pandemic. The greatest challenges encountered were: the lack of interaction with students; find the best strategy to broadcast the classes and retain students for such a long period of time in the virtual classes. Anyway, I can conclude that the routine of teachers has changed a lot in the period of the pandemic, but it has not left less laborious their day, because online classes also require a lot of engagement and time to plan, structure and execute the classes. The students' acceptance was very good at the beginning of the pandemic, but gradually decreased their presence in the classes as the months went by. Therefore, all teachers intend to continue with online work, but will count only as an extra income in their salary, because they still do not see online classes as something concrete in people's lives.application/pdfporEnsino Remoto Emergencial (ERE)Pandemia de COVID-19 (2020-)DocênciaCollective online classesCoronavirus pandemicProfessional performanceTornando-se professor virtual em tempo de pandemia : reflexões sobre aulas coletivas onlineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2020Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149449.pdf.txt001149449.pdf.txtExtracted Texttext/plain133109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248894/2/001149449.pdf.txt0777395718789b4d8cbb136b04d94530MD52ORIGINAL001149449.pdfTexto completoapplication/pdf812574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248894/1/001149449.pdfb64d739a64ca5c7d15e4622e782d3c75MD5110183/2488942022-09-15 05:00:24.742893oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248894Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-15T08:00:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tornando-se professor virtual em tempo de pandemia : reflexões sobre aulas coletivas online
title Tornando-se professor virtual em tempo de pandemia : reflexões sobre aulas coletivas online
spellingShingle Tornando-se professor virtual em tempo de pandemia : reflexões sobre aulas coletivas online
Goulart, Lucas Natan Leite
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Docência
Collective online classes
Coronavirus pandemic
Professional performance
title_short Tornando-se professor virtual em tempo de pandemia : reflexões sobre aulas coletivas online
title_full Tornando-se professor virtual em tempo de pandemia : reflexões sobre aulas coletivas online
title_fullStr Tornando-se professor virtual em tempo de pandemia : reflexões sobre aulas coletivas online
title_full_unstemmed Tornando-se professor virtual em tempo de pandemia : reflexões sobre aulas coletivas online
title_sort Tornando-se professor virtual em tempo de pandemia : reflexões sobre aulas coletivas online
author Goulart, Lucas Natan Leite
author_facet Goulart, Lucas Natan Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Lucas Natan Leite
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Raquel da
contributor_str_mv Silveira, Raquel da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Docência
topic Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Docência
Collective online classes
Coronavirus pandemic
Professional performance
dc.subject.eng.fl_str_mv Collective online classes
Coronavirus pandemic
Professional performance
description O objetivo desse trabalho foi o de investigar a transição dos professores que davam aulas coletivas presencial e migraram para as aulas coletivas online no período da pandemia. Com esse estudo, buscou-se saber: o que mudou na rotina de cada entrevistado; quais foram os maiores desafios das aulas online; as estratégias que adotaram para fazer as transmissões das aulas; a aceitação dos alunos; saber se continuarão com o projeto online, mesmo depois que passar o período de isolamento; e o retorno após meses dando aulas virtuais. Essa análise foi realizada através de pesquisa qualitativa, utilizando como ferramenta metodológica a entrevista semiestruturada. Para isso, foram entrevistados três professores de aulas coletivas que trabalham na cidade de Porto Alegre/RS. Através desse trabalho, foi possível constatar que a rotina dos entrevistados mudou bastante, pois dois, dos três entrevistados, transmitiam as aulas de suas casas. O terceiro, mesmo gravando as aulas de uma academia, utilizava apenas um dia da sua semana para gravar todas as aulas, diminuindo assim, o ritmo intenso que tinha antes da pandemia. Os maiores desafios encontrados foram: a falta da interação com os alunos; encontrar a melhor estratégia para transmitir as aulas e reter os alunos por um período tão longo de tempo nas as aulas virtuais. Enfim, posso concluir que a rotina dos professores mudou bastante no período da pandemia, porém não deixou menos trabalhoso o seu dia, pois as aulas online também demandam bastante engajamento e tempo para planejar, estruturar e executar as aulas. A aceitação dos alunos foi muito boa no início da pandemia, mas foi diminuindo a presença deles nas aulas, gradativamente, conforme os meses foram passando. Diante disso, todos os professores pretendem continuar com o trabalho online, porém, contarão apenas como uma renda extra no seu salário, pois ainda não enxergam as aulas online como algo concreto na vida das pessoas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-14T04:54:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248894
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149449
url http://hdl.handle.net/10183/248894
identifier_str_mv 001149449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248894/2/001149449.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248894/1/001149449.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0777395718789b4d8cbb136b04d94530
b64d739a64ca5c7d15e4622e782d3c75
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224641115586560