Relato de um processo avaliativo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luciana Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230541
Resumo: Tendo em vista as especificidades do mestrado profissional (MP), é de suma importância que ocorram avaliações envolvendo alunos, professores, agências e demais atores envolvidos. A avaliação das práticas e processos educativos e fundamental, pois permite formular juízos e tomar decisões fundamentadas. Este escrito tem como objetivo apresentar a avaliação da segunda turma sobre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorrida no último mês de aula. Os alunos foram convidados a responder a duas questões em uma conversa grupal no aplicativo WhatsApp em que os 20 alunos foram incluídos e puderam ler, trocar impressões e complementar as respostas uns dos outros. A primeira pergunta foi: Quais foram até agora as principais contribuições do mestrado profissional na sua formação? A segunda questão formulada ao grupo foi: O que você espera ainda alcançar, em termos de aprendizados e experiências, até a conclusão do MP? A natureza dessa avaliação foi informal e aberta ao debate livre e construção conjunta. Neste artigo são apresentados os pontos altos e baixos levantados pela turma e sugestões de melhorias, bem como a reflexão da importância dessa formação para suas vidas e trabalho.
id UFRGS-2_613f08343a28b84313f4483e74621527
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230541
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, Luciana Fernandes2021-10-06T04:15:37Z20182525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/230541001074502Tendo em vista as especificidades do mestrado profissional (MP), é de suma importância que ocorram avaliações envolvendo alunos, professores, agências e demais atores envolvidos. A avaliação das práticas e processos educativos e fundamental, pois permite formular juízos e tomar decisões fundamentadas. Este escrito tem como objetivo apresentar a avaliação da segunda turma sobre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorrida no último mês de aula. Os alunos foram convidados a responder a duas questões em uma conversa grupal no aplicativo WhatsApp em que os 20 alunos foram incluídos e puderam ler, trocar impressões e complementar as respostas uns dos outros. A primeira pergunta foi: Quais foram até agora as principais contribuições do mestrado profissional na sua formação? A segunda questão formulada ao grupo foi: O que você espera ainda alcançar, em termos de aprendizados e experiências, até a conclusão do MP? A natureza dessa avaliação foi informal e aberta ao debate livre e construção conjunta. Neste artigo são apresentados os pontos altos e baixos levantados pela turma e sugestões de melhorias, bem como a reflexão da importância dessa formação para suas vidas e trabalho.Considering the specifications of the professional master's degree, it is very important that there are assessments involving students, teachers, agencies and other actors involved. The assessment of educational practices and processes is fundamental, since it allows to formulate judgments and to make informed decisions. This paper aims to present the assessment of the second group of the Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), which took place at the end of the course. Students were invited to answer two questions in a WhatsApp group conversation in which the 20 students were included and could read, exchange impressions, and complement the colleagues’ responses. The first question was: What were the main contributions of the professional master's degree course in their training? The second question to the group was: What do you hope to achieve in terms of learning and experience until the conclusion of the professional master's degree? The nature of this assessment was informal and open to free debate and joint construction. This article presents the high and low points raised by the class and suggestions for improvements, as well as the reflection of the importance of this training for their life and work.Teniendo en cuenta las características específicas de la Maestría Profesional es de suma importancia para evaluar el curso involucrar a los estudiantes, maestros, agencias y otras partes interesadas. La evaluación de los procesos educativos es fundamental, ya que permite formular juicios y tomar decisiones informadas. Este documento tiene por objeto presentar la evaluación que fue escrita por la segunda clase del Maestría Profesional de Enseñanza en la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) y que se produjo en el último mes de clases. Se pidió a los estudiantes para responder a dos preguntas en una discusión de grupo en WhatsApp en el que se incluyeron y fueron capaces de leer, intercambiar y complementar las respuestas de los otros 20 estudiantes. Primero fue la pregunta: ¿Cuáles son hasta ahora las principales contribuciones del Maestría Profesional en tu formación? La segunda pregunta planteada al grupo fue: ¿Qué espera lograr incluso en términos de aprendizaje y experiencias, hasta la finalización de MP? La naturaleza de esta evaluación fue informal y abierta al debate libre y la construcción conjunta. Este artículo presenta los puntos altos y bajos planteadas por el grupo y propuestas de mejoras, así como el reflejo de la importancia de esta formación para su vida y profesión.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 5-13Avaliação da educaçãoPós-GraduaçãoSistema Único de SaúdeEducational measurementEducationGraduateEvaluación educacionalEducación de pósgradoRelato de um processo avaliativo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado ProfissionalReport of an assessment procedure of Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional Relato de un proceso evaluativo del Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – mestrado profissional info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001074502.pdf.txt001074502.pdf.txtExtracted Texttext/plain26163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230541/2/001074502.pdf.txt7558d8443b794bf7105a91ba495b7f3fMD52ORIGINAL001074502.pdfTexto completoapplication/pdf358141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230541/1/001074502.pdfaa17eee0fd1238750bde45c98120b7d0MD5110183/2305412021-11-20 06:21:05.677862oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230541Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:21:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relato de um processo avaliativo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Report of an assessment procedure of Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Relato de un proceso evaluativo del Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – mestrado profissional
title Relato de um processo avaliativo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional
spellingShingle Relato de um processo avaliativo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional
Marques, Luciana Fernandes
Avaliação da educação
Pós-Graduação
Sistema Único de Saúde
Educational measurement
Education
Graduate
Evaluación educacional
Educación de pósgrado
title_short Relato de um processo avaliativo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional
title_full Relato de um processo avaliativo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional
title_fullStr Relato de um processo avaliativo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional
title_full_unstemmed Relato de um processo avaliativo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional
title_sort Relato de um processo avaliativo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional
author Marques, Luciana Fernandes
author_facet Marques, Luciana Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Luciana Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da educação
Pós-Graduação
Sistema Único de Saúde
topic Avaliação da educação
Pós-Graduação
Sistema Único de Saúde
Educational measurement
Education
Graduate
Evaluación educacional
Educación de pósgrado
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational measurement
Education
Graduate
dc.subject.spa.fl_str_mv Evaluación educacional
Educación de pósgrado
description Tendo em vista as especificidades do mestrado profissional (MP), é de suma importância que ocorram avaliações envolvendo alunos, professores, agências e demais atores envolvidos. A avaliação das práticas e processos educativos e fundamental, pois permite formular juízos e tomar decisões fundamentadas. Este escrito tem como objetivo apresentar a avaliação da segunda turma sobre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorrida no último mês de aula. Os alunos foram convidados a responder a duas questões em uma conversa grupal no aplicativo WhatsApp em que os 20 alunos foram incluídos e puderam ler, trocar impressões e complementar as respostas uns dos outros. A primeira pergunta foi: Quais foram até agora as principais contribuições do mestrado profissional na sua formação? A segunda questão formulada ao grupo foi: O que você espera ainda alcançar, em termos de aprendizados e experiências, até a conclusão do MP? A natureza dessa avaliação foi informal e aberta ao debate livre e construção conjunta. Neste artigo são apresentados os pontos altos e baixos levantados pela turma e sugestões de melhorias, bem como a reflexão da importância dessa formação para suas vidas e trabalho.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-06T04:15:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230541
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-507X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001074502
identifier_str_mv 2525-507X
001074502
url http://hdl.handle.net/10183/230541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 5-13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230541/2/001074502.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230541/1/001074502.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7558d8443b794bf7105a91ba495b7f3f
aa17eee0fd1238750bde45c98120b7d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225038346584064