Aspectos sobre a comunicação do destino turístico Morro de São Paulo na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wazlawik, William
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18708
Resumo: Neste trabalho monográfico, a partir do estudo do caso da agência de turismo Rota Tropical, de Morro de São Paulo, objetiva-se verificar se diferentes formas de comunicação na Internet têm influência significativa nos seus resultados mercadológicos. Para isso, isolam-se aspectos do cenário onde a empresa atua, e realiza-se a comparação entre dois momentos de sua comunicação: o primeiro, com divulgação de produtos de massa, e o segundo com produtos customizados. Para aprofundar o estudo, verifica-se, também, a forma como outras empresas do setor oferecem seus produtos. A partir de comparações e análises constata-se que a possibilidade de customização dos pacotes turísticos configura-se como importante diferencial para a Rota Tropical, e que a comunicação focada nesse aspecto é fator decisivo para o aumento das vendas da empresa. A construção do marco teórico dá-se com base em revisão bibliográfica, atentando, particularmente, para a evolução do marketing (focos em relação à abordagem dos públicos-alvo), bem como para os processos de comunicação no/do setor turístico, em especial, os atualizados na Internet, procurando identificar e explicar as principais formas de comunicação empregadas pelas empresas do setor turístico. No estudo, emprega-se o método exploratório, focado no estudo de um caso. Além da revisão bibliográfica, realiza-se estudo de campo para a coleta de dados e construção do objeto de análise, empregando técnicas de questionário via e-mail, pesquisa e buscas em sites, bem como observações e pesquisa documental.
id UFRGS-2_618e1176e61c202e8c2807a37200f06f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18708
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wazlawik, WilliamBaldissera, Rudimar2010-03-11T04:14:07Z2007http://hdl.handle.net/10183/18708000624000Neste trabalho monográfico, a partir do estudo do caso da agência de turismo Rota Tropical, de Morro de São Paulo, objetiva-se verificar se diferentes formas de comunicação na Internet têm influência significativa nos seus resultados mercadológicos. Para isso, isolam-se aspectos do cenário onde a empresa atua, e realiza-se a comparação entre dois momentos de sua comunicação: o primeiro, com divulgação de produtos de massa, e o segundo com produtos customizados. Para aprofundar o estudo, verifica-se, também, a forma como outras empresas do setor oferecem seus produtos. A partir de comparações e análises constata-se que a possibilidade de customização dos pacotes turísticos configura-se como importante diferencial para a Rota Tropical, e que a comunicação focada nesse aspecto é fator decisivo para o aumento das vendas da empresa. A construção do marco teórico dá-se com base em revisão bibliográfica, atentando, particularmente, para a evolução do marketing (focos em relação à abordagem dos públicos-alvo), bem como para os processos de comunicação no/do setor turístico, em especial, os atualizados na Internet, procurando identificar e explicar as principais formas de comunicação empregadas pelas empresas do setor turístico. No estudo, emprega-se o método exploratório, focado no estudo de um caso. Além da revisão bibliográfica, realiza-se estudo de campo para a coleta de dados e construção do objeto de análise, empregando técnicas de questionário via e-mail, pesquisa e buscas em sites, bem como observações e pesquisa documental.application/pdfporMarketingTurismoAspectos sobre a comunicação do destino turístico Morro de São Paulo na internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000624000.pdf000624000.pdfTexto completoapplication/pdf1590762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18708/1/000624000.pdff518473526fa25c892d1b17363a3449aMD51TEXT000624000.pdf.txt000624000.pdf.txtExtracted Texttext/plain158602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18708/2/000624000.pdf.txtf27f1c1e50152eeb6dcf8c44448330f5MD52THUMBNAIL000624000.pdf.jpg000624000.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18708/3/000624000.pdf.jpg84c854160dd1f8d133c77bc992ecf711MD5310183/187082018-10-17 08:37:03.501oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18708Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:37:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos sobre a comunicação do destino turístico Morro de São Paulo na internet
title Aspectos sobre a comunicação do destino turístico Morro de São Paulo na internet
spellingShingle Aspectos sobre a comunicação do destino turístico Morro de São Paulo na internet
Wazlawik, William
Marketing
Turismo
title_short Aspectos sobre a comunicação do destino turístico Morro de São Paulo na internet
title_full Aspectos sobre a comunicação do destino turístico Morro de São Paulo na internet
title_fullStr Aspectos sobre a comunicação do destino turístico Morro de São Paulo na internet
title_full_unstemmed Aspectos sobre a comunicação do destino turístico Morro de São Paulo na internet
title_sort Aspectos sobre a comunicação do destino turístico Morro de São Paulo na internet
author Wazlawik, William
author_facet Wazlawik, William
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wazlawik, William
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
contributor_str_mv Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Turismo
topic Marketing
Turismo
description Neste trabalho monográfico, a partir do estudo do caso da agência de turismo Rota Tropical, de Morro de São Paulo, objetiva-se verificar se diferentes formas de comunicação na Internet têm influência significativa nos seus resultados mercadológicos. Para isso, isolam-se aspectos do cenário onde a empresa atua, e realiza-se a comparação entre dois momentos de sua comunicação: o primeiro, com divulgação de produtos de massa, e o segundo com produtos customizados. Para aprofundar o estudo, verifica-se, também, a forma como outras empresas do setor oferecem seus produtos. A partir de comparações e análises constata-se que a possibilidade de customização dos pacotes turísticos configura-se como importante diferencial para a Rota Tropical, e que a comunicação focada nesse aspecto é fator decisivo para o aumento das vendas da empresa. A construção do marco teórico dá-se com base em revisão bibliográfica, atentando, particularmente, para a evolução do marketing (focos em relação à abordagem dos públicos-alvo), bem como para os processos de comunicação no/do setor turístico, em especial, os atualizados na Internet, procurando identificar e explicar as principais formas de comunicação empregadas pelas empresas do setor turístico. No estudo, emprega-se o método exploratório, focado no estudo de um caso. Além da revisão bibliográfica, realiza-se estudo de campo para a coleta de dados e construção do objeto de análise, empregando técnicas de questionário via e-mail, pesquisa e buscas em sites, bem como observações e pesquisa documental.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-11T04:14:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18708
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000624000
url http://hdl.handle.net/10183/18708
identifier_str_mv 000624000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18708/1/000624000.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18708/2/000624000.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18708/3/000624000.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f518473526fa25c892d1b17363a3449a
f27f1c1e50152eeb6dcf8c44448330f5
84c854160dd1f8d133c77bc992ecf711
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447035140112384