A importância das marcas na competitividade dos destinos turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Bruna Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1756
Resumo: Com o advento da globalização houve o fortalecimento do mercado turístico, pois ao tornar os destinos turísticos similares, também incentivou o aumento da competitividade entre eles e, com essa competitividade, os destinos passaram a investir mais em ferramentas de promoção e divulgação. Percebendo esta tendência, desenvolvemos um estudo que visou realizar uma revisão teórica sobre a comunicação no turismo, o marketing, o marketing de lugares, as marcas e o design, desenvolvendo uma coleta de dados sobre marcas de destinos turísticos, utilizando documentos escritos oficiais e também eletrônicos públicos. Com tais informações em mãos, foi construído um comparativo entre quatro marcas internacionais, Portugal, Espanha, Nova York e Toronto, e a marca desenvolvida para o Rio de Janeiro, com vistas a avaliar o que é importante na construção das marcas, compreendendo como seu conceito é aplicado aos destinos turísticos. Foi desenvolvida uma metodologia baseada em método comparativo e a pesquisa deste trabalho classifica-se como básica e qualitativa. A partir dos resultados obtidos, foi possível definir suas semelhanças e diferenças, analisando como o conceito de marca é usado em cada um dos exemplos a partir da análise de quatro categorias base de estudo
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