A importância das marcas na competitividade dos destinos turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Bruna Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1756
Resumo: Com o advento da globalização houve o fortalecimento do mercado turístico, pois ao tornar os destinos turísticos similares, também incentivou o aumento da competitividade entre eles e, com essa competitividade, os destinos passaram a investir mais em ferramentas de promoção e divulgação. Percebendo esta tendência, desenvolvemos um estudo que visou realizar uma revisão teórica sobre a comunicação no turismo, o marketing, o marketing de lugares, as marcas e o design, desenvolvendo uma coleta de dados sobre marcas de destinos turísticos, utilizando documentos escritos oficiais e também eletrônicos públicos. Com tais informações em mãos, foi construído um comparativo entre quatro marcas internacionais, Portugal, Espanha, Nova York e Toronto, e a marca desenvolvida para o Rio de Janeiro, com vistas a avaliar o que é importante na construção das marcas, compreendendo como seu conceito é aplicado aos destinos turísticos. Foi desenvolvida uma metodologia baseada em método comparativo e a pesquisa deste trabalho classifica-se como básica e qualitativa. A partir dos resultados obtidos, foi possível definir suas semelhanças e diferenças, analisando como o conceito de marca é usado em cada um dos exemplos a partir da análise de quatro categorias base de estudo
id UFF-2_9d801dcedb0b4c99a073f46dcc1815e4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1756
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A importância das marcas na competitividade dos destinos turísticosTurismoMarketingComunicaçãoMarcas turísticasTurismoMarketingTourismMarketingCommunicationTouristic marksCom o advento da globalização houve o fortalecimento do mercado turístico, pois ao tornar os destinos turísticos similares, também incentivou o aumento da competitividade entre eles e, com essa competitividade, os destinos passaram a investir mais em ferramentas de promoção e divulgação. Percebendo esta tendência, desenvolvemos um estudo que visou realizar uma revisão teórica sobre a comunicação no turismo, o marketing, o marketing de lugares, as marcas e o design, desenvolvendo uma coleta de dados sobre marcas de destinos turísticos, utilizando documentos escritos oficiais e também eletrônicos públicos. Com tais informações em mãos, foi construído um comparativo entre quatro marcas internacionais, Portugal, Espanha, Nova York e Toronto, e a marca desenvolvida para o Rio de Janeiro, com vistas a avaliar o que é importante na construção das marcas, compreendendo como seu conceito é aplicado aos destinos turísticos. Foi desenvolvida uma metodologia baseada em método comparativo e a pesquisa deste trabalho classifica-se como básica e qualitativa. A partir dos resultados obtidos, foi possível definir suas semelhanças e diferenças, analisando como o conceito de marca é usado em cada um dos exemplos a partir da análise de quatro categorias base de estudoWith the arrival of globalization we could realize the strengthen of touristic market because by making the touristic destinations very similar, it also stimulated the competition between those places, and due to this competitiveness, the touristic destinations are investing more in promotion and advertising resources. By realizing this trending, we have developed a work that aimed to make a theoretical review about the communication in tourism, the marketing, the place marketing, the trademarks and the design, developing a data compile about touristic destinations brands by using official written and electronic documents. Regarding these information, it was built a comparison between four international brands, Portugal, Spain, New York and Toronto, and the brand developed to Rio de Janeiro, in order to appraise what is important to built marks, understanding how it’s concept it is applied to touristic destinations. It was developed a methodology based on a comparative method and this work research is classified as basic and qualitative. Considering the results, it was possible to define its similarities and distinctions, analyzing how the concept of marks is used for each one of the examples starting with the analysis of four base-categories of studyMoraes, Claudia Corrêa de AlmeidaSacramento, Isabella ChinelatoSilva, Erly Maria de Carvalho eAguiar, Bruna Almeida2016-05-20T17:52:56Z2016-05-20T17:52:56Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1756CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-24T17:32:36Zoai:app.uff.br:1/1756Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-24T17:32:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância das marcas na competitividade dos destinos turísticos
title A importância das marcas na competitividade dos destinos turísticos
spellingShingle A importância das marcas na competitividade dos destinos turísticos
Aguiar, Bruna Almeida
Turismo
Marketing
Comunicação
Marcas turísticas
Turismo
Marketing
Tourism
Marketing
Communication
Touristic marks
title_short A importância das marcas na competitividade dos destinos turísticos
title_full A importância das marcas na competitividade dos destinos turísticos
title_fullStr A importância das marcas na competitividade dos destinos turísticos
title_full_unstemmed A importância das marcas na competitividade dos destinos turísticos
title_sort A importância das marcas na competitividade dos destinos turísticos
author Aguiar, Bruna Almeida
author_facet Aguiar, Bruna Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
Sacramento, Isabella Chinelato
Silva, Erly Maria de Carvalho e
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Bruna Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing
Comunicação
Marcas turísticas
Turismo
Marketing
Tourism
Marketing
Communication
Touristic marks
topic Turismo
Marketing
Comunicação
Marcas turísticas
Turismo
Marketing
Tourism
Marketing
Communication
Touristic marks
description Com o advento da globalização houve o fortalecimento do mercado turístico, pois ao tornar os destinos turísticos similares, também incentivou o aumento da competitividade entre eles e, com essa competitividade, os destinos passaram a investir mais em ferramentas de promoção e divulgação. Percebendo esta tendência, desenvolvemos um estudo que visou realizar uma revisão teórica sobre a comunicação no turismo, o marketing, o marketing de lugares, as marcas e o design, desenvolvendo uma coleta de dados sobre marcas de destinos turísticos, utilizando documentos escritos oficiais e também eletrônicos públicos. Com tais informações em mãos, foi construído um comparativo entre quatro marcas internacionais, Portugal, Espanha, Nova York e Toronto, e a marca desenvolvida para o Rio de Janeiro, com vistas a avaliar o que é importante na construção das marcas, compreendendo como seu conceito é aplicado aos destinos turísticos. Foi desenvolvida uma metodologia baseada em método comparativo e a pesquisa deste trabalho classifica-se como básica e qualitativa. A partir dos resultados obtidos, foi possível definir suas semelhanças e diferenças, analisando como o conceito de marca é usado em cada um dos exemplos a partir da análise de quatro categorias base de estudo
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-05-20T17:52:56Z
2016-05-20T17:52:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1756
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135248982507520