O Rio de Janeiro enquanto destino turístico gay-friendly: a perspectiva dos turistas gays

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Thiago Cabral de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17756
Resumo: O Rio de Janeiro é um destino turístico mundialmente conhecido e vem ganhando notoriedade como um dos destinos gay-friendly mais famosos do mundo. O turismo é uma das principais fontes de receita da cidade, o que beneficia a iniciativa privada deste ramo e também a população em geral. Com isto em mente, esta dissertação pretendeu compreender como os turistas gays se sentem em relação ao Rio e, principalmente, entender a perspectiva deles sobre o quão gay-friendly é a cidade. Através de análise de material bibliográfico pertinente, este estudo incluiu pesquisas qualitativa e quantitativa a fim de entender melhor o tema, além do desenvolvimento de uma nova escala para medição do grau de gay-friendliness de um destino turístico. Os dados foram obtidos através de entrevistas com pessoas gays e também através de inquérito por questionário aplicado a turistas gays sobre suas experiências recentes no Rio. Os resultados obtidos indicaram que aspectos são mais importantes para os turistas gays, como segurança, demonstração de identidade e sexualidade, além de estabelecer relações entre as diferentes variáveis levadas em consideração. Ficou evidenciado que a motivação varia conforme a imagem do destino e que experiências satisfatórias tendem a levar a criação de lealdade ao destino, recomendação e intenção de revisita. A partir dos resultados do estudo, constatou-se a importância do marketing turístico em proporcionar aos turistas gays experiências satisfatórias. Por fim, a pesquisa ainda propõe medidas que devem ser tomadas pelas partes interessadas de forma a atrair e reter estes turistas tão valiosos financeira e economicamente.
id RCAP_d9882ba637a1cdd9c9c45e35cede9449
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Rio de Janeiro enquanto destino turístico gay-friendly: a perspectiva dos turistas gaysDestinos turísticos - BrasilTurismo - MarketingHomossexualidadeMarketingO Rio de Janeiro é um destino turístico mundialmente conhecido e vem ganhando notoriedade como um dos destinos gay-friendly mais famosos do mundo. O turismo é uma das principais fontes de receita da cidade, o que beneficia a iniciativa privada deste ramo e também a população em geral. Com isto em mente, esta dissertação pretendeu compreender como os turistas gays se sentem em relação ao Rio e, principalmente, entender a perspectiva deles sobre o quão gay-friendly é a cidade. Através de análise de material bibliográfico pertinente, este estudo incluiu pesquisas qualitativa e quantitativa a fim de entender melhor o tema, além do desenvolvimento de uma nova escala para medição do grau de gay-friendliness de um destino turístico. Os dados foram obtidos através de entrevistas com pessoas gays e também através de inquérito por questionário aplicado a turistas gays sobre suas experiências recentes no Rio. Os resultados obtidos indicaram que aspectos são mais importantes para os turistas gays, como segurança, demonstração de identidade e sexualidade, além de estabelecer relações entre as diferentes variáveis levadas em consideração. Ficou evidenciado que a motivação varia conforme a imagem do destino e que experiências satisfatórias tendem a levar a criação de lealdade ao destino, recomendação e intenção de revisita. A partir dos resultados do estudo, constatou-se a importância do marketing turístico em proporcionar aos turistas gays experiências satisfatórias. Por fim, a pesquisa ainda propõe medidas que devem ser tomadas pelas partes interessadas de forma a atrair e reter estes turistas tão valiosos financeira e economicamente.Rio de Janeiro is a destination known worldwide and it has been gaining notoriety as one of the most famous gay-friendly destinations in the world. Tourism is one of the main sources of income of the city, what benefits not only the private companies in this area but also the population in general. With this in mind, this dissertation intended to understand how tourists feel about Rio and, mainly, to understand their perspective on how gay-friendly Rio is. Through literature review concerning the theme, this study included qualitative and quantitative research in order to have a better understanding of the subject, besides the development of a new scale to measure the gay-friendliness of a destination. The data were obtained from personal interviews with gay people and from a survey conducted among gay tourists about their recent experiences in Rio. The results indicated what aspects are more important to gay tourists, such as security, expressing identities and sexuality openly, beyond stablishing relations between the different variables taken under consideration. It has been clear that the travel motivation varies according to the destination image and that satisfactory experiences tend to create destination loyalty, recommendation and revisit. With the results, it has been found the importance of touristic marketing in providing gay tourists with satisfactory visits. At last, the research proposes measures to be taken by the interested parts to attract and retain tourists that are so financial and economically valuable.Universidade de Aveiro2017-06-08T08:37:09Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17756TID:201936291porMoraes, Thiago Cabral deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:50Zoai:ria.ua.pt:10773/17756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:44.799928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Rio de Janeiro enquanto destino turístico gay-friendly: a perspectiva dos turistas gays
title O Rio de Janeiro enquanto destino turístico gay-friendly: a perspectiva dos turistas gays
spellingShingle O Rio de Janeiro enquanto destino turístico gay-friendly: a perspectiva dos turistas gays
Moraes, Thiago Cabral de
Destinos turísticos - Brasil
Turismo - Marketing
Homossexualidade
Marketing
title_short O Rio de Janeiro enquanto destino turístico gay-friendly: a perspectiva dos turistas gays
title_full O Rio de Janeiro enquanto destino turístico gay-friendly: a perspectiva dos turistas gays
title_fullStr O Rio de Janeiro enquanto destino turístico gay-friendly: a perspectiva dos turistas gays
title_full_unstemmed O Rio de Janeiro enquanto destino turístico gay-friendly: a perspectiva dos turistas gays
title_sort O Rio de Janeiro enquanto destino turístico gay-friendly: a perspectiva dos turistas gays
author Moraes, Thiago Cabral de
author_facet Moraes, Thiago Cabral de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Thiago Cabral de
dc.subject.por.fl_str_mv Destinos turísticos - Brasil
Turismo - Marketing
Homossexualidade
Marketing
topic Destinos turísticos - Brasil
Turismo - Marketing
Homossexualidade
Marketing
description O Rio de Janeiro é um destino turístico mundialmente conhecido e vem ganhando notoriedade como um dos destinos gay-friendly mais famosos do mundo. O turismo é uma das principais fontes de receita da cidade, o que beneficia a iniciativa privada deste ramo e também a população em geral. Com isto em mente, esta dissertação pretendeu compreender como os turistas gays se sentem em relação ao Rio e, principalmente, entender a perspectiva deles sobre o quão gay-friendly é a cidade. Através de análise de material bibliográfico pertinente, este estudo incluiu pesquisas qualitativa e quantitativa a fim de entender melhor o tema, além do desenvolvimento de uma nova escala para medição do grau de gay-friendliness de um destino turístico. Os dados foram obtidos através de entrevistas com pessoas gays e também através de inquérito por questionário aplicado a turistas gays sobre suas experiências recentes no Rio. Os resultados obtidos indicaram que aspectos são mais importantes para os turistas gays, como segurança, demonstração de identidade e sexualidade, além de estabelecer relações entre as diferentes variáveis levadas em consideração. Ficou evidenciado que a motivação varia conforme a imagem do destino e que experiências satisfatórias tendem a levar a criação de lealdade ao destino, recomendação e intenção de revisita. A partir dos resultados do estudo, constatou-se a importância do marketing turístico em proporcionar aos turistas gays experiências satisfatórias. Por fim, a pesquisa ainda propõe medidas que devem ser tomadas pelas partes interessadas de forma a atrair e reter estes turistas tão valiosos financeira e economicamente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-08T08:37:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17756
TID:201936291
url http://hdl.handle.net/10773/17756
identifier_str_mv TID:201936291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137578041999360