Projeto Província de São Pedro novas possibilidades tecnológicas para a melhoria da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Carla Borges
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134013
Resumo: Este estudo visa retratar a percepção dos professores de uma escola pública estadual da Região Metropolitana de Porto Alegre, quanto as consequências na aprendizagem dos alunos e na atuação profissional dos professores a partir da implantação do projeto Província de São Pedro – Um netbook por aluno e professor - através de uma análise dos relatos dos professores e equipe diretiva, com o objetivo de analisar e identificar as reais contribuições e desafios didáticos no ambiente escolar a partir do uso deste dispositivo móvel na sala de aula. Além disso pretende comunicar o apoio pedagógico oferecido aos professores bem como analisar o devido suporte técnico necessário à manutenção dos equipamentos, necessários para o bom andamento da proposta. A observação da estrutura tecnológica investida nesta escola foi o ponto de partida para este estudo, pois imagina-se que o ambiente digital está mais próximo dos alunos da geração atual e que representaria um novo modelo de ensino para escolas do futuro. Para um olhar mais profundo sobre o tema, os dados foram coletados por um questionário direcionado aos professores, contemplando questões a respeito de seus conhecimentos em relação as ferramentas tecnológicas disponíveis, seus desafios, suas percepções no ensino aprendizagem do uso deste equipamento na sala de aula bem como semear uma reflexão sobre todas essas questões. Constatou-se que embora muitos professores utilizem recursos tecnológicos na organização de suas propostas didáticas, muitas vezes a falta de um profissional especializado para dar suporte técnico adequado inviabiliza a proposta e desmotiva o professor. A falta de manutenção dos equipamentos, a não reposição e a falta de dispositivo antifurto nos netbooks também prejudicam o desenvolvimento do projeto na escola, assim como o fato de os estudantes poderem levar para casa os equipamentos também traz transtornos pois eles acabam não os levando diariamente a escola gerando assim lacunas nas propostas didáticas apoiada no uso dos netbooks.
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A observação da estrutura tecnológica investida nesta escola foi o ponto de partida para este estudo, pois imagina-se que o ambiente digital está mais próximo dos alunos da geração atual e que representaria um novo modelo de ensino para escolas do futuro. Para um olhar mais profundo sobre o tema, os dados foram coletados por um questionário direcionado aos professores, contemplando questões a respeito de seus conhecimentos em relação as ferramentas tecnológicas disponíveis, seus desafios, suas percepções no ensino aprendizagem do uso deste equipamento na sala de aula bem como semear uma reflexão sobre todas essas questões. Constatou-se que embora muitos professores utilizem recursos tecnológicos na organização de suas propostas didáticas, muitas vezes a falta de um profissional especializado para dar suporte técnico adequado inviabiliza a proposta e desmotiva o professor. A falta de manutenção dos equipamentos, a não reposição e a falta de dispositivo antifurto nos netbooks também prejudicam o desenvolvimento do projeto na escola, assim como o fato de os estudantes poderem levar para casa os equipamentos também traz transtornos pois eles acabam não os levando diariamente a escola gerando assim lacunas nas propostas didáticas apoiada no uso dos netbooks.This study aims to portray the perception of teachers of a public school in the metropolitan region of Porto Alegre, as the impact on student learning and professional performance of teachers from the project implementation San Pedro Province - A netbook for student and teacher - through an analysis of reports from teachers and management team, in order to analyze and identify the real contributions and educational challenges in the school environment from the use of this mobile in the classroom. It also seeks to communicate the pedagogical support offered to teachers and to examine the proper technical support necessary for the maintenance of the equipment necessary for the smooth running of the proposal. The observation of the technological structure invested in this school was the starting point for this study because it is thought that the digital environment is closer to the students of the present generation and that would represent a new educational model for future schools. For a deeper look into the subject, the data were collected by a questionnaire directed to teachers, contemplating questions regarding their knowledge regarding the technological tools available, their challenges, their perceptions on teaching learning to use this equipment in the classroom and sow a reflection on all these issues. It was found that although many teachers use technological resources in organizing their educational proposals, often the lack of a professional expert to provide adequate technical support undermines the proposal and discourages teacher. The lack of maintenance of equipment, spare and not the lack of anti-theft device in netbooks also harm the development of the project at school, as well as the fact that the students can take home the equipment also brings disorders because they end up not taking daily the school thus creating gaps in educational proposals supported in the use of netbooks.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Sala de aulaAprendizagemDigital educationProvince of St. PeterTechnologyProjeto Província de São Pedro novas possibilidades tecnológicas para a melhoria da escola públicaProject province of San Pedro : new technological possibilities for improving public schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976487.pdf000976487.pdfTexto completoapplication/pdf2988473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134013/1/000976487.pdfb400604c04e3c93ab0ed5f9ba5d7a7acMD51TEXT000976487.pdf.txt000976487.pdf.txtExtracted Texttext/plain83865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134013/2/000976487.pdf.txt418794e202cf13f0fd05721fa915dff3MD52THUMBNAIL000976487.pdf.jpg000976487.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134013/3/000976487.pdf.jpga47421fe3a8aa735e774d4a8a33997f6MD5310183/1340132018-10-29 07:45:58.785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:45:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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