Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35738 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância que se deve dar à formação de crianças leitoras e produtoras de textos proficientes. Para que o estudo se constitua de maneira a contribuir com a qualificação da prática pedagógica e das relações com o conhecimento no período de pós-alfabetização, buscaram-se aportes teóricos em Josette Jolibert, Cyntia Girotto e Délia Lerner que dão a devida importância à formação de leitores e produtores de textos com autonomia e críticos. Partindo da Pedagogia de Projetos, o trabalho com gêneros textuais promove variadas possibilidades de leitura e escrita por parte dos alunos que são desafiados a interpretar o mundo a partir de diversos olhares, considerando sempre como ele se apresenta no cotidiano de cada sujeito. Além disso, este estudo visa a demonstrar que a leitura e a escrita precisam ser desenvolvidas de maneira lúdica e prazerosa para que não se tornem uma simples repetição de sons e símbolos sem valor real. Associado a tais elementos, se trabalhou com um Projeto de Aprendizagens, porque ele oportuniza uma avaliação ampla e a utilização de tecnologias e de questionamentos que podem resultar em aprendizagens significativas. Dentre os processos avaliativos desenvolvidos, a criação de Arquiteturas Pedagógicas se constituiu em um meio prático e abrangente de acompanhar os processos constituídos pelos alunos. Com este processo de trabalho envolvendo projetos e gêneros textuais, preservamos o prazer e o encantamento de fazer nossas crianças leitoras e escritoras com coerência e dentro de suas realidades. |
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