Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borne, Magali Regina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35738
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância que se deve dar à formação de crianças leitoras e produtoras de textos proficientes. Para que o estudo se constitua de maneira a contribuir com a qualificação da prática pedagógica e das relações com o conhecimento no período de pós-alfabetização, buscaram-se aportes teóricos em Josette Jolibert, Cyntia Girotto e Délia Lerner que dão a devida importância à formação de leitores e produtores de textos com autonomia e críticos. Partindo da Pedagogia de Projetos, o trabalho com gêneros textuais promove variadas possibilidades de leitura e escrita por parte dos alunos que são desafiados a interpretar o mundo a partir de diversos olhares, considerando sempre como ele se apresenta no cotidiano de cada sujeito. Além disso, este estudo visa a demonstrar que a leitura e a escrita precisam ser desenvolvidas de maneira lúdica e prazerosa para que não se tornem uma simples repetição de sons e símbolos sem valor real. Associado a tais elementos, se trabalhou com um Projeto de Aprendizagens, porque ele oportuniza uma avaliação ampla e a utilização de tecnologias e de questionamentos que podem resultar em aprendizagens significativas. Dentre os processos avaliativos desenvolvidos, a criação de Arquiteturas Pedagógicas se constituiu em um meio prático e abrangente de acompanhar os processos constituídos pelos alunos. Com este processo de trabalho envolvendo projetos e gêneros textuais, preservamos o prazer e o encantamento de fazer nossas crianças leitoras e escritoras com coerência e dentro de suas realidades.
id UFRGS-2_61f10c9ef438f2be828846a4770cb843
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35738
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borne, Magali ReginaFiss, Dóris Maria Luzzardi2011-12-20T01:19:45Z2010http://hdl.handle.net/10183/35738000815884O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância que se deve dar à formação de crianças leitoras e produtoras de textos proficientes. Para que o estudo se constitua de maneira a contribuir com a qualificação da prática pedagógica e das relações com o conhecimento no período de pós-alfabetização, buscaram-se aportes teóricos em Josette Jolibert, Cyntia Girotto e Délia Lerner que dão a devida importância à formação de leitores e produtores de textos com autonomia e críticos. Partindo da Pedagogia de Projetos, o trabalho com gêneros textuais promove variadas possibilidades de leitura e escrita por parte dos alunos que são desafiados a interpretar o mundo a partir de diversos olhares, considerando sempre como ele se apresenta no cotidiano de cada sujeito. Além disso, este estudo visa a demonstrar que a leitura e a escrita precisam ser desenvolvidas de maneira lúdica e prazerosa para que não se tornem uma simples repetição de sons e símbolos sem valor real. Associado a tais elementos, se trabalhou com um Projeto de Aprendizagens, porque ele oportuniza uma avaliação ampla e a utilização de tecnologias e de questionamentos que podem resultar em aprendizagens significativas. Dentre os processos avaliativos desenvolvidos, a criação de Arquiteturas Pedagógicas se constituiu em um meio prático e abrangente de acompanhar os processos constituídos pelos alunos. Com este processo de trabalho envolvendo projetos e gêneros textuais, preservamos o prazer e o encantamento de fazer nossas crianças leitoras e escritoras com coerência e dentro de suas realidades.application/pdfporCriançaLeitorFormaçãoGênero textualPedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000815884.pdf.txt000815884.pdf.txtExtracted Texttext/plain52293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35738/2/000815884.pdf.txta1e4b2ea14c8060c81530415c697bf8fMD52ORIGINAL000815884.pdf000815884.pdfTexto completoapplication/pdf376480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35738/1/000815884.pdf434ca6491600c53837597021d7eb97edMD51THUMBNAIL000815884.pdf.jpg000815884.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35738/3/000815884.pdf.jpg0f78805037b896d0f175b105b29a84a3MD5310183/357382018-10-09 08:10:10.633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35738Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:10:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais
title Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais
spellingShingle Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais
Borne, Magali Regina
Criança
Leitor
Formação
Gênero textual
title_short Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais
title_full Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais
title_fullStr Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais
title_full_unstemmed Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais
title_sort Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais
author Borne, Magali Regina
author_facet Borne, Magali Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borne, Magali Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
contributor_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Leitor
Formação
Gênero textual
topic Criança
Leitor
Formação
Gênero textual
description O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância que se deve dar à formação de crianças leitoras e produtoras de textos proficientes. Para que o estudo se constitua de maneira a contribuir com a qualificação da prática pedagógica e das relações com o conhecimento no período de pós-alfabetização, buscaram-se aportes teóricos em Josette Jolibert, Cyntia Girotto e Délia Lerner que dão a devida importância à formação de leitores e produtores de textos com autonomia e críticos. Partindo da Pedagogia de Projetos, o trabalho com gêneros textuais promove variadas possibilidades de leitura e escrita por parte dos alunos que são desafiados a interpretar o mundo a partir de diversos olhares, considerando sempre como ele se apresenta no cotidiano de cada sujeito. Além disso, este estudo visa a demonstrar que a leitura e a escrita precisam ser desenvolvidas de maneira lúdica e prazerosa para que não se tornem uma simples repetição de sons e símbolos sem valor real. Associado a tais elementos, se trabalhou com um Projeto de Aprendizagens, porque ele oportuniza uma avaliação ampla e a utilização de tecnologias e de questionamentos que podem resultar em aprendizagens significativas. Dentre os processos avaliativos desenvolvidos, a criação de Arquiteturas Pedagógicas se constituiu em um meio prático e abrangente de acompanhar os processos constituídos pelos alunos. Com este processo de trabalho envolvendo projetos e gêneros textuais, preservamos o prazer e o encantamento de fazer nossas crianças leitoras e escritoras com coerência e dentro de suas realidades.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35738
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000815884
url http://hdl.handle.net/10183/35738
identifier_str_mv 000815884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35738/2/000815884.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35738/1/000815884.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35738/3/000815884.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1e4b2ea14c8060c81530415c697bf8f
434ca6491600c53837597021d7eb97ed
0f78805037b896d0f175b105b29a84a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419625926656