Uma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gayeski, Rose Grochot
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31611
Resumo: A sociedade de hoje passa por constantes transformações, e a escola não fica de fora, sofre consequências, em que a forma tradicional de ensinar não atrai a atenção, não desperta o interesse do aluno. Este trabalho visa investigar como ocorre o processo de ensinoaprendizagem da Estatística. Sabe-se da necessidade de inovar na forma de ensinar Estatística. Portanto desenvolveu-se uma prática de ensino em que se fez uso da Modelagem Matemática, da Interdisciplinaridade e dos recursos de mídias digitais. Para isso, fez-se um estudo teórico para fundamentar a investigação no que se refere à Educação Estatística, bem como delinear a concepção de Modelagem, interdisciplinaridade e uso de mídias digitais no ensino de Estatística. A escolha do tema Estatística se justifica pela sua importância na sociedade, pois hoje uma pessoa precisa saber ler, interpretar, analisar e posicionar-se de forma crítica diante dos inúmeros dados estatísticos que aparecem todos os dias estampados nos meios de comunicação. Além de ser um tema cobrado em concursos e exames como o Exame Nacional do Ensino Médio. Este trabalho tem como objetivo identificar quais são as contribuições do uso da interdisciplinaridade e da Modelagem Matemática no processo ensino-aprendizagem de conteúdos de Estatística no Ensino Médio. O método utilizado para verificar esses objetivos foi a coleta e análise de todos as atividades desenvolvidas em uma Engenharia Didática, bem como o registro por meio de fotos e relatos dos entrevistados. A aplicação da engenharia ocorreu com os alunos da terceira série do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Rainha D’Paz. Após a prática, constatou-se que o ensino de Estatística através da modelagem e da interdisciplinaridade traz inúmeras contribuições para o processo de ensinoaprendizagem, pois atrai a atenção, mostra a aplicação do conteúdo e facilita a aprendizagem. Também se constatou que o uso dos recursos de mídia digital facilita a aprendizagem, despertando o interesse pela atividade.
id UFRGS-2_62159b50477da95ebe16673131b05d8d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31611
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gayeski, Rose GrochotNunes, Luciana Neves2011-09-03T06:01:30Z2010http://hdl.handle.net/10183/31611000783253A sociedade de hoje passa por constantes transformações, e a escola não fica de fora, sofre consequências, em que a forma tradicional de ensinar não atrai a atenção, não desperta o interesse do aluno. Este trabalho visa investigar como ocorre o processo de ensinoaprendizagem da Estatística. Sabe-se da necessidade de inovar na forma de ensinar Estatística. Portanto desenvolveu-se uma prática de ensino em que se fez uso da Modelagem Matemática, da Interdisciplinaridade e dos recursos de mídias digitais. Para isso, fez-se um estudo teórico para fundamentar a investigação no que se refere à Educação Estatística, bem como delinear a concepção de Modelagem, interdisciplinaridade e uso de mídias digitais no ensino de Estatística. A escolha do tema Estatística se justifica pela sua importância na sociedade, pois hoje uma pessoa precisa saber ler, interpretar, analisar e posicionar-se de forma crítica diante dos inúmeros dados estatísticos que aparecem todos os dias estampados nos meios de comunicação. Além de ser um tema cobrado em concursos e exames como o Exame Nacional do Ensino Médio. Este trabalho tem como objetivo identificar quais são as contribuições do uso da interdisciplinaridade e da Modelagem Matemática no processo ensino-aprendizagem de conteúdos de Estatística no Ensino Médio. O método utilizado para verificar esses objetivos foi a coleta e análise de todos as atividades desenvolvidas em uma Engenharia Didática, bem como o registro por meio de fotos e relatos dos entrevistados. A aplicação da engenharia ocorreu com os alunos da terceira série do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Rainha D’Paz. Após a prática, constatou-se que o ensino de Estatística através da modelagem e da interdisciplinaridade traz inúmeras contribuições para o processo de ensinoaprendizagem, pois atrai a atenção, mostra a aplicação do conteúdo e facilita a aprendizagem. Também se constatou que o uso dos recursos de mídia digital facilita a aprendizagem, despertando o interesse pela atividade.Today's society is undergoing constant change, and the school does not stand out, suffer consequences, in the traditional way of teaching does not attract attention, arouses the interest of the student. This work aims to investigate how the process is occurring teaching and learning of Statistics. Therefore, knowing the need to innovate in the way of teaching Statistics, has developed a practice of teaching in which they made use of mathematical modeling, interdisciplinary resource and digital media. To this end, it was a theoretical study to support research in relation to Education Statistics, as well as outlining the design of Modeling Interdisciplinary and use of digital media in teaching Statistics. The choice of subject Statistics justified by its importance in society, because today a person needs to read, interpret, analyze and position yourself so critical with the numerous statistics that appear every day in patterned media. Besides being a charged issue in competitive examinations such as the National High School Examination. This work aims to identify what are the contributions of using interdisciplinary and Mathematical Modeling in the teaching-learning content for Statistics in high school. The method used to verify these objectives was the collection and analysis of all the activities in an Engineering Curriculum, and the record through photos and accounts of the interviewees. The application of engineering occurred with the third graders of the High School “Rainha D’Paz.” After practice, it was found that the teaching of statistics through modeling and interdisciplinarity brings numerous contributions to the teaching- learning, because it attracts attention, shows the application of content and facilitate learning. It also found that the use of digital media capabilities facilitates learning, arousing interest in the activity.application/pdfporEstatística aplicada : Ensino : Escola : PesquisaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaMídias digitaisStatisticsMathematical modelingInterdisciplinaryDigital mediaTeachingLearning processStudentTeacherUma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783253.pdf000783253.pdfTexto completoapplication/pdf2996485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31611/1/000783253.pdf001a3e9f0c5472edcb19dcc7bb261568MD51TEXT000783253.pdf.txt000783253.pdf.txtExtracted Texttext/plain138582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31611/2/000783253.pdf.txt7f1ec8feb7d7f9ab6d968d01f367eabfMD52THUMBNAIL000783253.pdf.jpg000783253.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31611/3/000783253.pdf.jpg2bd78a58a772a6456337b325b0f1735aMD5310183/316112023-12-25 04:25:16.103578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31611Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídias
title Uma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídias
spellingShingle Uma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídias
Gayeski, Rose Grochot
Estatística aplicada : Ensino : Escola : Pesquisa
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Mídias digitais
Statistics
Mathematical modeling
Interdisciplinary
Digital media
Teaching
Learning process
Student
Teacher
title_short Uma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídias
title_full Uma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídias
title_fullStr Uma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídias
title_full_unstemmed Uma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídias
title_sort Uma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídias
author Gayeski, Rose Grochot
author_facet Gayeski, Rose Grochot
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gayeski, Rose Grochot
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística aplicada : Ensino : Escola : Pesquisa
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Mídias digitais
topic Estatística aplicada : Ensino : Escola : Pesquisa
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Mídias digitais
Statistics
Mathematical modeling
Interdisciplinary
Digital media
Teaching
Learning process
Student
Teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistics
Mathematical modeling
Interdisciplinary
Digital media
Teaching
Learning process
Student
Teacher
description A sociedade de hoje passa por constantes transformações, e a escola não fica de fora, sofre consequências, em que a forma tradicional de ensinar não atrai a atenção, não desperta o interesse do aluno. Este trabalho visa investigar como ocorre o processo de ensinoaprendizagem da Estatística. Sabe-se da necessidade de inovar na forma de ensinar Estatística. Portanto desenvolveu-se uma prática de ensino em que se fez uso da Modelagem Matemática, da Interdisciplinaridade e dos recursos de mídias digitais. Para isso, fez-se um estudo teórico para fundamentar a investigação no que se refere à Educação Estatística, bem como delinear a concepção de Modelagem, interdisciplinaridade e uso de mídias digitais no ensino de Estatística. A escolha do tema Estatística se justifica pela sua importância na sociedade, pois hoje uma pessoa precisa saber ler, interpretar, analisar e posicionar-se de forma crítica diante dos inúmeros dados estatísticos que aparecem todos os dias estampados nos meios de comunicação. Além de ser um tema cobrado em concursos e exames como o Exame Nacional do Ensino Médio. Este trabalho tem como objetivo identificar quais são as contribuições do uso da interdisciplinaridade e da Modelagem Matemática no processo ensino-aprendizagem de conteúdos de Estatística no Ensino Médio. O método utilizado para verificar esses objetivos foi a coleta e análise de todos as atividades desenvolvidas em uma Engenharia Didática, bem como o registro por meio de fotos e relatos dos entrevistados. A aplicação da engenharia ocorreu com os alunos da terceira série do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Rainha D’Paz. Após a prática, constatou-se que o ensino de Estatística através da modelagem e da interdisciplinaridade traz inúmeras contribuições para o processo de ensinoaprendizagem, pois atrai a atenção, mostra a aplicação do conteúdo e facilita a aprendizagem. Também se constatou que o uso dos recursos de mídia digital facilita a aprendizagem, despertando o interesse pela atividade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-03T06:01:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31611
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783253
url http://hdl.handle.net/10183/31611
identifier_str_mv 000783253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31611/1/000783253.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31611/2/000783253.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31611/3/000783253.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 001a3e9f0c5472edcb19dcc7bb261568
7f1ec8feb7d7f9ab6d968d01f367eabf
2bd78a58a772a6456337b325b0f1735a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447062472294400