O ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hettwer, Joseane Gandin
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31598
Resumo: Nos dias de hoje tem-se tornado habitual citarmos a Estatística durante as conversas cotidianas. É possível perceber o quanto este conteúdo ganhou espaço e reconhecimento das pessoas, sendo assim, torna-se necessário que a escola trabalhe com este conteúdo, proporcionando ao aluno atingir competências que lhes permitam interagir com os problemas da sociedade. Porém isso muitas vezes não acontece em nossas escolas, que ainda não dá a devida importância ao conteúdo, trabalhando-o de maneira abstrata e conteudista, tornando a Estatística desvinculada dos problemas cotidianos. O objetivo deste trabalho foi ensinar o conteúdo de Estatística na Escola Estadual de Ensino Médio Dr Sílvio Ribeiro, em um projeto interdisciplinar envolvendo o uso de recursos tecnológicos, através da aplicação de uma análise estatística sobre os casos de Aids na fronteira do Rio Grande do Sul. Para realização do trabalho os recursos didáticos utilizados foram vídeo sensibilizador, vídeo como conteúdo de ensino, Software Excel, palestra, história em quadrinhos, acrósticos, paródia e teatro. Essas atividades foram desenvolvidas nas disciplinas de Matemática, Arte, Sociologia, Língua Portuguesa, Religião, Língua Espanhola e Química. Foi realizada uma prática de ensino que envolveu dados estatísticos e uma análise crítica do problema na nossa cidade, proporcionando aos alunos fazer inferências e previsões, analisando e considerando a variabilidade existente. Dessa forma o projeto desenvolvido informou, alertou e preveniu a comunidade escolar sobre os índices de contaminação local, as idades de risco, os óbitos registrados, tratamento dos infectados e prevenção. Acredito que o projeto interdisciplinar tornou o conteúdo de Estatística atraente e significativo aos alunos do ensino médio, por tratar de um assunto aplicado a um problema social, ou seja, ao tema transversal saúde. O desenvolvimento do projeto permitiu que os alunos tivessem contato com diferentes conteúdos de várias disciplinas relacionados com a Aids e os casos da nossa fronteira, o que abriu portas para uma aprendizagem significativa e prazerosa.
id UFRGS-2_a24531303aa9f8af88ee324916cc07fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31598
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hettwer, Joseane GandinNunes, Luciana Neves2011-09-02T06:02:08Z2010http://hdl.handle.net/10183/31598000783686Nos dias de hoje tem-se tornado habitual citarmos a Estatística durante as conversas cotidianas. É possível perceber o quanto este conteúdo ganhou espaço e reconhecimento das pessoas, sendo assim, torna-se necessário que a escola trabalhe com este conteúdo, proporcionando ao aluno atingir competências que lhes permitam interagir com os problemas da sociedade. Porém isso muitas vezes não acontece em nossas escolas, que ainda não dá a devida importância ao conteúdo, trabalhando-o de maneira abstrata e conteudista, tornando a Estatística desvinculada dos problemas cotidianos. O objetivo deste trabalho foi ensinar o conteúdo de Estatística na Escola Estadual de Ensino Médio Dr Sílvio Ribeiro, em um projeto interdisciplinar envolvendo o uso de recursos tecnológicos, através da aplicação de uma análise estatística sobre os casos de Aids na fronteira do Rio Grande do Sul. Para realização do trabalho os recursos didáticos utilizados foram vídeo sensibilizador, vídeo como conteúdo de ensino, Software Excel, palestra, história em quadrinhos, acrósticos, paródia e teatro. Essas atividades foram desenvolvidas nas disciplinas de Matemática, Arte, Sociologia, Língua Portuguesa, Religião, Língua Espanhola e Química. Foi realizada uma prática de ensino que envolveu dados estatísticos e uma análise crítica do problema na nossa cidade, proporcionando aos alunos fazer inferências e previsões, analisando e considerando a variabilidade existente. Dessa forma o projeto desenvolvido informou, alertou e preveniu a comunidade escolar sobre os índices de contaminação local, as idades de risco, os óbitos registrados, tratamento dos infectados e prevenção. Acredito que o projeto interdisciplinar tornou o conteúdo de Estatística atraente e significativo aos alunos do ensino médio, por tratar de um assunto aplicado a um problema social, ou seja, ao tema transversal saúde. O desenvolvimento do projeto permitiu que os alunos tivessem contato com diferentes conteúdos de várias disciplinas relacionados com a Aids e os casos da nossa fronteira, o que abriu portas para uma aprendizagem significativa e prazerosa.Nowadays talking about Statistics has become habitual in everyday conversations. It is possible to notice how much space and recognition this subject gained from people, therefore, it becomes necessary for schools to teach it, providing the student the achievement of competences which allow the interaction with society problems. But this does not happen often in our schools, that still does not give due importance to the content, working it in an abstract manner and tradotional way, thus Statistics becomes detached from everyday problems. This work aimed to teach Statistics nd Escola Estadual de Ensino Médio Dr Sílvio Ribeiro in an interdisciplinary project, involving the use of technological resources, through application of Statistics analysis about Aids cases on the border of Rio Grande do Sul. Some didactic materials were used such as: videos, Software Excel, conferences, comics, acrostics, parody and theatre. These activities were developed in Mathematics, Arts, Sociology, Portuguese, Religion, Spanish and Chemistry, which involved specific tasks to the theme project “The teaching of statistical procedures in an interdisciplinary context.” A teaching practice was carried out and it involved statistical data and critical analysis of the problems in our town, providing students the opportunity to infer and predict, considering analysis of the variability existent. In this way the project informed, alerted and warned the school community about the rate of local contaminations, age risk, death certificates, treatment for infected people and prevention. As far as I concerned, Statistics became attractive and significant by the interdisciplinary project, as it mentions a subject applied to a social problem, that is, to a transverse theme: health. The development of the project allowed students to have contact with different contents of some subjects related to Aids and the cases of our border, which opened doors for a significant and pleasant learning.application/pdfporEstatísticaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaStatisticsInterdisciplinary projectTeachingLearningO ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783686.pdf000783686.pdfTexto completoapplication/pdf2649936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31598/1/000783686.pdfd891a015b22f8237d5320d6cf575049cMD51TEXT000783686.pdf.txt000783686.pdf.txtExtracted Texttext/plain79955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31598/2/000783686.pdf.txt35c13fcff5ec55225cf140f34fb4b656MD52THUMBNAIL000783686.pdf.jpg000783686.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31598/3/000783686.pdf.jpg92abfc1b6b6da9167430ff2255152b8dMD5310183/315982018-10-22 09:15:14.429oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31598Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T12:15:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinar
title O ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinar
spellingShingle O ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinar
Hettwer, Joseane Gandin
Estatística
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Statistics
Interdisciplinary project
Teaching
Learning
title_short O ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinar
title_full O ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinar
title_fullStr O ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinar
title_full_unstemmed O ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinar
title_sort O ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinar
author Hettwer, Joseane Gandin
author_facet Hettwer, Joseane Gandin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hettwer, Joseane Gandin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
topic Estatística
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Statistics
Interdisciplinary project
Teaching
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistics
Interdisciplinary project
Teaching
Learning
description Nos dias de hoje tem-se tornado habitual citarmos a Estatística durante as conversas cotidianas. É possível perceber o quanto este conteúdo ganhou espaço e reconhecimento das pessoas, sendo assim, torna-se necessário que a escola trabalhe com este conteúdo, proporcionando ao aluno atingir competências que lhes permitam interagir com os problemas da sociedade. Porém isso muitas vezes não acontece em nossas escolas, que ainda não dá a devida importância ao conteúdo, trabalhando-o de maneira abstrata e conteudista, tornando a Estatística desvinculada dos problemas cotidianos. O objetivo deste trabalho foi ensinar o conteúdo de Estatística na Escola Estadual de Ensino Médio Dr Sílvio Ribeiro, em um projeto interdisciplinar envolvendo o uso de recursos tecnológicos, através da aplicação de uma análise estatística sobre os casos de Aids na fronteira do Rio Grande do Sul. Para realização do trabalho os recursos didáticos utilizados foram vídeo sensibilizador, vídeo como conteúdo de ensino, Software Excel, palestra, história em quadrinhos, acrósticos, paródia e teatro. Essas atividades foram desenvolvidas nas disciplinas de Matemática, Arte, Sociologia, Língua Portuguesa, Religião, Língua Espanhola e Química. Foi realizada uma prática de ensino que envolveu dados estatísticos e uma análise crítica do problema na nossa cidade, proporcionando aos alunos fazer inferências e previsões, analisando e considerando a variabilidade existente. Dessa forma o projeto desenvolvido informou, alertou e preveniu a comunidade escolar sobre os índices de contaminação local, as idades de risco, os óbitos registrados, tratamento dos infectados e prevenção. Acredito que o projeto interdisciplinar tornou o conteúdo de Estatística atraente e significativo aos alunos do ensino médio, por tratar de um assunto aplicado a um problema social, ou seja, ao tema transversal saúde. O desenvolvimento do projeto permitiu que os alunos tivessem contato com diferentes conteúdos de várias disciplinas relacionados com a Aids e os casos da nossa fronteira, o que abriu portas para uma aprendizagem significativa e prazerosa.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31598
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783686
url http://hdl.handle.net/10183/31598
identifier_str_mv 000783686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31598/1/000783686.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31598/2/000783686.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31598/3/000783686.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d891a015b22f8237d5320d6cf575049c
35c13fcff5ec55225cf140f34fb4b656
92abfc1b6b6da9167430ff2255152b8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724512458768384