Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gayeski, Rose Grochot
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dalla Vecchia, Rodrigo, Maltempi, Marcus Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232178
Resumo: A sociedade está em crescente contato com as tecnologias digitais e a todo momento ações de indivíduos dão origem a vasta quantidade de dados. A reunião e cruzamento desses dados para gerar novas soluções e interpretações de problemas é chamada de Big Data. Consideramos que associado aos processos inerentes ao Big Data está um dos cernes de nossa pesquisa, a Literacia Digital, que está associada à interpretação e reflexão do uso de recursos e de informações provenientes das Tecnologias Digitais. Nosso objetivo principal é apresentar e analisar as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento da Literacia Digital, norteados pela seguinte pergunta: Quais as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento de habilidades relacionadas a Literacia Digital? O trabalho foi conduzido numa perspectiva metodológica qualitativa e envolveu tarefas usando recursos do Google Trends e Google Correlate. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados destacou indícios da presença das habilidades Multitarefa, Navegação Transmídia e Simulação, as quais podem ter levado os estudantes ao desenvolvimento da Literacia Digital.
id UFRGS-2_678cbce443ccf576c9dd86381775434e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232178
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gayeski, Rose GrochotDalla Vecchia, RodrigoMaltempi, Marcus Vinicius2021-11-25T04:37:07Z20202526-2882http://hdl.handle.net/10183/232178001132292A sociedade está em crescente contato com as tecnologias digitais e a todo momento ações de indivíduos dão origem a vasta quantidade de dados. A reunião e cruzamento desses dados para gerar novas soluções e interpretações de problemas é chamada de Big Data. Consideramos que associado aos processos inerentes ao Big Data está um dos cernes de nossa pesquisa, a Literacia Digital, que está associada à interpretação e reflexão do uso de recursos e de informações provenientes das Tecnologias Digitais. Nosso objetivo principal é apresentar e analisar as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento da Literacia Digital, norteados pela seguinte pergunta: Quais as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento de habilidades relacionadas a Literacia Digital? O trabalho foi conduzido numa perspectiva metodológica qualitativa e envolveu tarefas usando recursos do Google Trends e Google Correlate. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados destacou indícios da presença das habilidades Multitarefa, Navegação Transmídia e Simulação, as quais podem ter levado os estudantes ao desenvolvimento da Literacia Digital.The Society is in growing contact with digital technologies and at all times the actions of individuals give rise to a vast amount of data. The gathering and crossing of this data to generate new solutions and interpretations of problems is called Big Data. We believe that associated with the processes inherent to Big Data is one of the cores of our research, Digital Literacy, which is associated with the interpretation and reflection of the use of resources and information from Digital Technologies. Our main objective is to present and analyze the potential of Mathematical Modeling and Big Data in the development of Digital Literacy, guided by the following question: What are the potentials of Mathematical Modeling and Big Data in the development of skills related to Digital Literacy? The paper was conducted in a qualitative methodological perspective and involved tasks using resources from Google Trends and Google Correlate. The research participants were first-year high school students in a school located in the interior of Rio Grande do Sul state. Data analysis highlighted evidence of the presence of multitasking abilities, Transmedia Navigation and Simulation, which may have led the students to the development of Digital Literacy.application/pdfporCom a palavra, o Professor. Bahia. Vol. 5, n. 11 (2020), p. 237 - 257Educação MatemáticaModelagem matemáticaBig dataTecnologias digitaisMathematical modelingMathematical educationModelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digitalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132292.pdf.txt001132292.pdf.txtExtracted Texttext/plain42672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232178/2/001132292.pdf.txt197f676dc920335cb526b8822f4ce276MD52ORIGINAL001132292.pdfTexto completoapplication/pdf1051678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232178/1/001132292.pdf99f9beca16b864ebbf9898c6564cb002MD5110183/2321782021-12-06 05:39:36.965707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232178Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:39:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital
title Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital
spellingShingle Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital
Gayeski, Rose Grochot
Educação Matemática
Modelagem matemática
Big data
Tecnologias digitais
Mathematical modeling
Mathematical education
title_short Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital
title_full Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital
title_fullStr Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital
title_full_unstemmed Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital
title_sort Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital
author Gayeski, Rose Grochot
author_facet Gayeski, Rose Grochot
Dalla Vecchia, Rodrigo
Maltempi, Marcus Vinicius
author_role author
author2 Dalla Vecchia, Rodrigo
Maltempi, Marcus Vinicius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gayeski, Rose Grochot
Dalla Vecchia, Rodrigo
Maltempi, Marcus Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Modelagem matemática
Big data
Tecnologias digitais
topic Educação Matemática
Modelagem matemática
Big data
Tecnologias digitais
Mathematical modeling
Mathematical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical modeling
Mathematical education
description A sociedade está em crescente contato com as tecnologias digitais e a todo momento ações de indivíduos dão origem a vasta quantidade de dados. A reunião e cruzamento desses dados para gerar novas soluções e interpretações de problemas é chamada de Big Data. Consideramos que associado aos processos inerentes ao Big Data está um dos cernes de nossa pesquisa, a Literacia Digital, que está associada à interpretação e reflexão do uso de recursos e de informações provenientes das Tecnologias Digitais. Nosso objetivo principal é apresentar e analisar as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento da Literacia Digital, norteados pela seguinte pergunta: Quais as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento de habilidades relacionadas a Literacia Digital? O trabalho foi conduzido numa perspectiva metodológica qualitativa e envolveu tarefas usando recursos do Google Trends e Google Correlate. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados destacou indícios da presença das habilidades Multitarefa, Navegação Transmídia e Simulação, as quais podem ter levado os estudantes ao desenvolvimento da Literacia Digital.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-25T04:37:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232178
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2526-2882
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132292
identifier_str_mv 2526-2882
001132292
url http://hdl.handle.net/10183/232178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Com a palavra, o Professor. Bahia. Vol. 5, n. 11 (2020), p. 237 - 257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232178/2/001132292.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232178/1/001132292.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 197f676dc920335cb526b8822f4ce276
99f9beca16b864ebbf9898c6564cb002
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447775251267584