A abusividade da publicidade voltada ao público infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hübner, Gabrielle Fornasier
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/112048
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a análise da abusividade da publicidade dirigida ao público infantil e o estudo das formas para conter os abusos das publicidades que se aproveitam da deficiência de julgamento e da inexperiência das crianças, a partir das legislações nacional e estrangeira, dos projetos de lei em tramitação sobre a matéria, e da Resolução número 163 do Conanda. Para tanto, analisa, em um primeiro momento, a proteção conferida ao ente vulnerável na relação de consumo pelo Código de Defesa do Consumidor, o tratamento legal dado à publicidade em nosso ordenamento jurídico, e a proteção conferida às crianças em diplomas internacionais e na legislação brasileira. Em seguida, estuda o papel da criança na atual sociedade de consumo, o desenvolvimento psicológico dos infantes, as técnicas mercadológicas que objetivam a captação da atenção das crianças, as consequências que podem ser acarretadas pela publicidade infantil, a necessidade de restrição dos anúncios publicitários dirigidos às crianças, e a regulamentação normativa nacional e estrangeira sobre a matéria. Conclui que a publicidade voltada ao público infantil deve ser restringida, que a regulamentação existente sobre a matéria não é observada na prática, e, assim, que a normatização específica dessa modalidade publicitária é um importante avanço na proteção dos direitos das crianças.
id UFRGS-2_625615a93255f4f3f97ac24e50487179
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112048
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hübner, Gabrielle FornasierMarques, Cláudia Lima2015-03-14T01:56:59Z2014http://hdl.handle.net/10183/112048000950491Este trabalho tem como objetivo a análise da abusividade da publicidade dirigida ao público infantil e o estudo das formas para conter os abusos das publicidades que se aproveitam da deficiência de julgamento e da inexperiência das crianças, a partir das legislações nacional e estrangeira, dos projetos de lei em tramitação sobre a matéria, e da Resolução número 163 do Conanda. Para tanto, analisa, em um primeiro momento, a proteção conferida ao ente vulnerável na relação de consumo pelo Código de Defesa do Consumidor, o tratamento legal dado à publicidade em nosso ordenamento jurídico, e a proteção conferida às crianças em diplomas internacionais e na legislação brasileira. Em seguida, estuda o papel da criança na atual sociedade de consumo, o desenvolvimento psicológico dos infantes, as técnicas mercadológicas que objetivam a captação da atenção das crianças, as consequências que podem ser acarretadas pela publicidade infantil, a necessidade de restrição dos anúncios publicitários dirigidos às crianças, e a regulamentação normativa nacional e estrangeira sobre a matéria. Conclui que a publicidade voltada ao público infantil deve ser restringida, que a regulamentação existente sobre a matéria não é observada na prática, e, assim, que a normatização específica dessa modalidade publicitária é um importante avanço na proteção dos direitos das crianças.This paper aims to analyze the abusive advertising directed to children, and study the ways to curb abuses of the ads that take advantage of the lack of judgment and inexperience of children, from domestic and foreign laws, the bills in progress on the matter, and the Resolution number 163 from Conanda. It analyzes, at first, the protection given to the vulnerable part in consumption ratio by the Consumer Protection Code, the legal treatment of the advertising in our legal system, and the protection given to children in international instruments and brazilian legislation. Then, it studies the role of children in today's consumer society, the psychological development of infants, the marketing techniques that aim to capture the attention of children, the consequences which may be caused by children's advertising, the need of restriction of children’s advertising, and domestic and foreign rules in this area. It concludes that children’s advertising should be restricted, that the existing rules in this area are not followed, and that the specific regulation of this kind of advertising is an important step in protecting children’s rights.application/pdfporDireito do consumidorPublicidade abusivaProteção à infânciaConsumers lawAbusive advertisingHipervulnerabilityChildren protectionA abusividade da publicidade voltada ao público infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de DireitoPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Jurídicas e Sociaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000950491.pdf000950491.pdfTexto completoapplication/pdf417201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112048/1/000950491.pdfbc5fdc9eebcd905a9800f59079c1a2d8MD51TEXT000950491.pdf.txt000950491.pdf.txtExtracted Texttext/plain219070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112048/2/000950491.pdf.txt3df5788874cc2718c367e14f5cc701b3MD52THUMBNAIL000950491.pdf.jpg000950491.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112048/3/000950491.pdf.jpg09eabe6dc434043a2bfb95b03b93c455MD5310183/1120482018-10-08 08:16:32.047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112048Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:16:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A abusividade da publicidade voltada ao público infantil
title A abusividade da publicidade voltada ao público infantil
spellingShingle A abusividade da publicidade voltada ao público infantil
Hübner, Gabrielle Fornasier
Direito do consumidor
Publicidade abusiva
Proteção à infância
Consumers law
Abusive advertising
Hipervulnerability
Children protection
title_short A abusividade da publicidade voltada ao público infantil
title_full A abusividade da publicidade voltada ao público infantil
title_fullStr A abusividade da publicidade voltada ao público infantil
title_full_unstemmed A abusividade da publicidade voltada ao público infantil
title_sort A abusividade da publicidade voltada ao público infantil
author Hübner, Gabrielle Fornasier
author_facet Hübner, Gabrielle Fornasier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hübner, Gabrielle Fornasier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Cláudia Lima
contributor_str_mv Marques, Cláudia Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Direito do consumidor
Publicidade abusiva
Proteção à infância
topic Direito do consumidor
Publicidade abusiva
Proteção à infância
Consumers law
Abusive advertising
Hipervulnerability
Children protection
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumers law
Abusive advertising
Hipervulnerability
Children protection
description Este trabalho tem como objetivo a análise da abusividade da publicidade dirigida ao público infantil e o estudo das formas para conter os abusos das publicidades que se aproveitam da deficiência de julgamento e da inexperiência das crianças, a partir das legislações nacional e estrangeira, dos projetos de lei em tramitação sobre a matéria, e da Resolução número 163 do Conanda. Para tanto, analisa, em um primeiro momento, a proteção conferida ao ente vulnerável na relação de consumo pelo Código de Defesa do Consumidor, o tratamento legal dado à publicidade em nosso ordenamento jurídico, e a proteção conferida às crianças em diplomas internacionais e na legislação brasileira. Em seguida, estuda o papel da criança na atual sociedade de consumo, o desenvolvimento psicológico dos infantes, as técnicas mercadológicas que objetivam a captação da atenção das crianças, as consequências que podem ser acarretadas pela publicidade infantil, a necessidade de restrição dos anúncios publicitários dirigidos às crianças, e a regulamentação normativa nacional e estrangeira sobre a matéria. Conclui que a publicidade voltada ao público infantil deve ser restringida, que a regulamentação existente sobre a matéria não é observada na prática, e, assim, que a normatização específica dessa modalidade publicitária é um importante avanço na proteção dos direitos das crianças.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-14T01:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/112048
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000950491
url http://hdl.handle.net/10183/112048
identifier_str_mv 000950491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112048/1/000950491.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112048/2/000950491.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112048/3/000950491.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bc5fdc9eebcd905a9800f59079c1a2d8
3df5788874cc2718c367e14f5cc701b3
09eabe6dc434043a2bfb95b03b93c455
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224480998031360