Modelos atômicos, representações sociais e resolução de problemas : uma proposta didática desenvolvida no estágio em ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bach, Mariana Ferrari
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fonseca, Carlos Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204759
Resumo: Este artigo analisa as ações docentes desenvolvidas pelo período de seis semanas, em uma turma de 2ª série do ensino médio integrado à educação profissional, oriunda de uma instituição pública federal da região metropolitana de Porto Alegre / Rio Grande do Sul. Os eventos investigados foram registrados por uma professora estagiária, estudante do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em diversos documentos que serviram como fonte de dados. O objetivo principal deste trabalho é relatar e problematizar os procedimentos de pesquisa (sobre a própria prática profissional) adotados pela docente em formação citada, que acabaram permitindo a esta: identificar e analisar as representações sociais de estudantes em relação à constituição da matéria, assim como em relação aos temas conexos que emergiram (eletricidade e radioatividade); investigar elementos de avaliação potencialmente indicadores da aprendizagem dos estudantes (respostas dos estudantes à avaliação escrita aplicada e observações feitas pela docente sobre o trabalho desenvolvido), ao utilizar a estratégia didática denominada resolução de problemas. Os resultados sugerem que a abordagem de ensino proposta (de articulação entre pressupostos da Teoria das Representações Sociais e da resolução de problemas), no contexto da Educação Básica, pode contribuir para o ensino de conceitos científicos, aproximando os sujeitos das discussões que permeiam as aulas de Química e potencializando o protagonismo destes em relação à sua aprendizagem.
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